') popwin.document.close() }
Jornal Olho nu - edição N°53 - fevereiro de 2005
Editorial | Cartas dos Leitores | NATClassificados | NATNotícias | De olho na mídia
NATNovidades | NATEspecial | NATEntrevista | NATConto | NATVariedades | NATHumor

Jornal Olho nu - edição N°53 - fevereiro de 2005 - Ano V

O Mirante do paraíso

por Pedro Ribeiro*

foto: Pedro Ribeiro

A família Soares, Ivani, Arnaldo pai, a neta e Arnaldo filho, proprietários do Mirante do Paraíso

O local onde foi realizado o Congrenat de 2005 é um sítio de propriedade de Arnaldo Ramos Soares, 60, que, juntamente com sua esposa Ivani Trinares Soares soares, 55, e seu filho Arnaldo, 37, gerencia o espaço que é naturista há 3 anos. Antes disso o lugar era apenas uma área de lazer da família, que ganhou infra-estrutura de hotel para receber os novos freqüentadores.

Embora ainda não tenha havido o retorno financeiro esperado e desejado, que cubra as despesas com infra-estrutura, Arnaldo, o pai, considera o empreendimento satisfatório, pelo lado pessoal, por ter encontrado pessoas maravilhosas, muito bem equilibradas e respeitosas no naturismo.

O nudismo surgiu na vida deles quando decidiram colocar anúncio em um jornal de São Paulo, alugando o sítio para eventos particulares. Quem respondeu o anúncio foi um naturista, que ao contatá-los levou vídeos e reportagens. Eles acabaram convencidos a experimentar e a experiência deu certo. Daí eles passarem de meros proprietários, que alugam sua residência, a pessoas integradas ao Movimento foi um pulo.

Ação muito efetiva 

José Mariano da Silva Júnior, 49 anos, pequeno empresário do ramo de eletricidade, acabou de deixar o cargo de vice-presidente da Federarão Brasileira de Naturismo. Ele fala para o OLHO NU sobre sua visão da gestão da diretoria da qual fez parte nestes dois últimos anos.

entrevista a Pedro Ribeiro*

foto: Pedro Ribeiro

José Mariano dá entrevista ao portal NATURIS

"Na verdade nos últimos seis meses eu estive afastado da diretoria por problemas particulares, mas é inegável que esta diretoria teve uma ação muito efetiva, no que diz respeito à sua postura. Nós tínhamos um programa de governo, o qual conseguimos cumprir em parte.

Quando pegamos a Federação, usando palavras do Márcio Braga, ela estava como um zumbi. Morta-viva. Ela não tinha nome, não tinha corpo, não tinha estrutura, não tinha nada. Resgatamos a identidade jurídica da Federação. Tinha uma dívida junto a INF (Federação Internacional), que foi renegociada e paga.

Em 2000 quando tivemos o primeiro encontro do milênio, as áreas estavam muito dispersas e as idéias eram muito vagas. Caminhamos e hoje alcançamos um considerável progresso ter 17 áreas filiadas de várias partes do Brasil. Novos grupos surgindo e se interessando pela Federação. Isso dá muita credibilidade.

É claro que, como em toda organização, houve alguns desencontros de opiniões, o que contribuiu para minha saída da vice-presidência mais cedo. E por esse motivo não compus a chapa que foi eleita ontem.

Acredito que qualquer organização ligada ao naturismo tenha o anseio de obter renda através desta atividade. Mas não posso admitir que haja ingerência, uma espécie de co-gestão, por interesses comerciais que venham sobrepujar os ideais que nós temos como naturistas.

O progresso alcançado, porém, está muito acima de tudo isso e acredito que estamos em um caminho sem volta. Nós que militamos pelos interesses do naturismo temos ainda que fazer com que tudo isso prossiga pelo interesse de toda comunidade.

foto: Pedro Ribeiro

Aspectos do Mirante do Paraíso

Espero que a nova diretoria consiga implementar nos próximos dois anos tudo que nós não conseguimos na gestão passada. Não podemos perder a oportunidade de aproveitar o desenvolvimento do ministério do turismo, que pretende a criação de muitas áreas que atraiam estrangeiros, principalmente no Nordeste, e mantermos os contatos com agentes do governo para que novas áreas naturistas surjam pelo Brasil afora. 

Desejo sorte ao Elias e sua equipe e podem contar comigo para qualquer tipo de colaboração."

*natpedro@globo.com

Não deixe de ler e ver outras matérias a respeito do Congrenat. Vá direto às páginas.

Resumo completo do que ocorreu no Congresso naturista de 2005, no Mirante do Paraíso

Veja muitas fotos do evento.

Outras entrevistas colhidas nessa ocasião serão apresentadas na edição de março do OLHO NU.


Olho nu - Copyright© 2000 / 2005
Todos os direitos reservados.