') popwin.document.close() }
A Nudez sem preconceitos
Jornal de Brasília – Segunda feira, 24 de Abril de 2006 – Nº11.020
CAPA:
Nem toda nudez será castigada. Sem a malícia rodrigueana na cabeça, os associados ao Clube Naturista do Planalto Central tiraram a roupa ontem, em uma atmosfera familiar.
FOLHA 8: Naturismo atrai cada vez mais famílias brasilienses
Naturistas praticam esportes, fazem gincanas, dançam e se divertem muito nos encontros
Homens e mulheres encontram-se uma vez por mês em fazenda na BR-060
Fotos: Fernando Rodrigues Reportagem: Allessandra Cintra
Uma barriguinha mais
sobressalente, uma celulite num local indesejado e um corpo fora dos
padrões de beleza ditados pela mídia não são empecilhos para reunir
mensalmente um grupo de naturistas em uma fazenda a 50 quilômetros do
Plano Piloto. Totalmente nus, homens e mulheres de todas as idades
encontram-se pra fazer churrasco, praticar esportes, nadar e se
bronzear. Brasília é a sede da Federação Brasileira de Naturismo (FBrN), entidade que reúne mais de 60 clubes e praias de naturismo do País. Uma vez por mês, cerca de 60 pessoas associadas ao Clube Naturista do Planalto Central (Planat) se encontram para praticar o naturismo na Fazenda do Engenho, km 28, da BR-060, acesso a Goiânia.
No feriado prolongado de 21 de Abril, Brasília sediou o encontro dos membros da YNAI-Brasil, a Associação dos Jovens Naturistas Brasileiros, organizado em conjunto com o Planat e o Goiasnat (Clube Naturista de Goiânia). Nos três dias de encontro, famílias totalmente peladas descansaram, jogaram vôlei, participaram de gincanas, dançaram, ouviram música e se divertiram em um final de semana quase comum para o brasiliense.
O sol e o calor de ontem, último dia do passeio, colaboraram na hora das pessoas tirarem a roupa.
O comerciante Ezequias Cardoso, 59 anos, e sua mulher, a dona de casa Gorete Oliveira, 46, descansaram no domingo na beira da piscina.
MUITO QUEBRADO – Ele conta que sempre gostou e praticou naturismo informalmente com amigos, em chácaras de conhecidos. Mas há 11 anos, quando namorava Gorete, viu uma reportagem sobre o Planat e quis conhecê-lo. “De lá pra cá, praticamos o naturismo com muita consciência. É preciso quebrar este antigo paradigma de beleza”, comenta. “Isto nos torna mais cúmplices dos nossos amigos”, completa Gorete.
Gorete começou a praticar o naturismo levada pelo marido.
A assistente social Adriana Aragão conheceu o naturismo com o marido, em férias pelo Nordeste. “Em Porto de Galinhas, abri um mapa para procurar um lugar diferente e achei Tambaba, uma praia de naturismo da Paraíba. Desde então, somos adeptos do naturismo e quebramos o mito de que há diferença entre as pessoas. E é isto o que procuramos passar para nossa filha de 13, que nos acompanha nos encontros”, conta.
Pessoas solteiras, principalmente homens, só podem freqüentar o local por indicação de um associado e autorização da diretoria, explica Elias Alves Pereira, 58, presidente da FBrN. “O estatuto da federação foi elaborado com rigor para evitar situações delicadas, como romances em público”, comenta ele.
Durante a confraternização
não se percebe olhares insinuantes nem se vê qualquer tipo de carícia
entre os casais. “O naturismo não é voyerismo, nem exibicionismo, é uma
filosofia de vida. Se alguém nos procura com esse tipo de intuito,
explicamos que existem outros lugares para a prática, e não aqui nos
nossos encontros”, explica o presidente do Planat, Alberto Pólo Pereira. Nosso correspondente do Pelados e Olho Nu, esteve presente ao encontro e complementa as noticias com comentários adicionais a reportagem do Jornal de Brasília.
Além dos 60 naturistas do Planat, também estiveram presentes 21 naturistas da YNAI-Brasil e 25 naturistas do Goiasnat. Este grupo se divertiu com 3 dias de sol onde fizemos 3 caminhadas ecológicas, muito churrasco, conversas animadas em torno da fogueira nas 2 noites e na noite de sábado tivemos um grande show musical que entrará para a história do naturismo.
O Secretário do Planat e associado da YNAI-Brasil, Fred Barcelos levou para nosso encontro a banda da qual ele é o baterista. Esta banda, a PSICOBANDA, conta com bateria, percussão, baixo, guitarra, saxofone, trompete, 2 vocalistas principais e uma backing-vocal. Sendo um total de 9 integrantes tocando Rock, MPB, Ska e Reggae. Fizeram um belíssimo show que não deixou ninguém parado durante quase 2 horas naquela noite. Desde os mais jovens com 3 anos de idade até os mais experientes com mais de 60 anos de vida dançaram e se divertiram pra valer.
O Baixista e a backing Vocal estiveram conosco no sábado e domingo, bem como o vocalista principal também ficou para curtir o domingo conosco, assim é bem provável de que com estas adesões as apresentações da banda se tornem mais frequentes no Planat.
Tivemos a estréia de vários jovens da YNAI-Brasil em encontros naturistas e, como sempre, a experiência foi maravilhosa para todos e o gostinho de "quero mais" ficou no ar.
Nossos parabéns ao Alberto e Nedir (presidente do Planat), ao Ademair Oliveira (vice presidente do Planat), ao Elias Pereira (Presidente da FBrN) pela belíssima festa que nos proporcionaram.
Por André Herdy, em 24/04/06 |
Republicação e atualização das notícias apresentadas na seção Últimas Notícias de 7 de abril a 4 de maio de 2006 |
Vem aí o CONGRENAT 2006
O congresso Nacional de Naturismo que será realizado nos dias 2, 3, 4 e 5 de novembro, na praia do Abricó, no Rio de Janeiro, já tem uma página especial na Internet, ainda em fase de construção, apresenta a chamada para o Evento. Acesse: http://www.congrenat.anabrico.com/
(enviado em 4/05/06 por Mauro Martins) |