') popwin.document.close() }

Almoço com as estrelas

por Jaime Belém*

 

 

Elias Pereira - Ney Suassuna e
Aloísio Regis durante o almoço

Mais um passo foi dado hoje, 26 de abril de 2006, na luta que objetiva encaminhar para a votação o PL 1.411/98 (conhecido como Lei Gabeira), Projeto de Lei que reconhece a prática do naturismo no Brasil, que está em tramitação desde 1998, já tendo sido aprovado pela Câmara dos Deputados e pelas comissões do Senado, faltando a aprovação em plenário do Senado.

 

Aproveitando a marcha dos prefeitos a Brasília, o Presidente da Federação Brasileira de Naturismo, Elias Alves Pereira e o secretário Jaime Belém, a convite do Prefeito do Conde/PB, Aloísio Régis, almoçaram hoje com o Senador da República pelo estado da Paraíba e Presidente da bancada do PMDB (maior partido do Senado Federal), Ney Suassuna, juntamente com todos os 40 prefeitos do Estado da Paraíba. O almoço foi servido no Gabinete da própria liderança do PMDB, às 13h deste 26 de abril de 2006. Ao discursar para os prefeitos e o Presidente da FBrN, O Senador Ney Suassuna, após agradecer a presença de todos, fez questão de afirmar que tanto aquele gabinete como o seu gabinete particular de senador são a casa do povo e que ambos estão de portas abertas para receber a todos independente de partido e região que representam, “eu sou apenas o empregado de vocês”, ressaltou. Na oportunidade, o Senador chamou Elias Alves e o apresentou aos prefeitos da Paraíba ali presentes, como o Presidente da Federação Brasileira de Naturismo, “este é o homem que manda em Tambaba”, brincou. Ao concluir o Senador disse que só nunca entrou em Tambaba porque “nessa função de senador está sempre saindo de um compromisso para outro e quase sempre de gravata e fica feio chegar lá nos outros compromissos só de gravata”.

 

Aloisio Régis discursando sobre Tambaba

Ao fazer uso da palavra o Prefeito Aloísio Régis, destacou o apoio que a FBrN vem prestando a Tambaba, por intermédio de Elias Alves Pereira, lembrando que o turismo na região tem crescido muito por essa razão. Se dirigindo ao Senador Ney Suassuna e aos Prefeitos, o Prefeito ressaltou quanto à importância do empenho do Senador no encaminhamento da Lei Gabeira para a pauta de votação. Traduziu para os prefeitos os termos principais do Projeto de Lei, que além de reconhecer oficialmente o naturismo no Brasil ainda exclui do Código Penal a tipificação da nudez não erotizada como atentado ao pudor. O Prefeito registrou ainda que a Praia de Tambaba foi eleita, por unanimidade, por uma Comissão Nacional de Naturismo como canditata a sediar o próximo Congresso Mundial de naturismo a ser realizado em 2008. Ao encerrar, o prefeito Aloísio Régis convidou os prefeitos e prefeitas presentes para visitarem Tambaba, de preferência ao natural.

 

Aloisio Regis apresentando o Elias Pereira como quem manda em Tambaba

Em sua fala o Presidente da FBrN, Elias Alves Pereira, falou acerca das conquistas de sua gestão na área de naturismo, destacou a importância da aprovação da Lei Gabeira, convidou os presentes para o próximo CONGRENAT e o Congresso Mundial de Naturismo na Espanha, salientando que em 2008 o Brasil tem grande chance de sediar o evento na belíssima Praia de Tambaba. Após o almoço Elias Alves, Jaime Belém e o Prefeito Aloísio Régis, em meio à multidão de Prefeitos ainda tiveram a oportunidade de discutirem particularmente com o Senador um pouco quanto aos próximos passos a serem trilhados em favor da colocação do PL 1.411/98 na pauta de votação. O nosso desejo é que a Lei Gabeira seja aprovada o quanto antes para fazer jus com maior ênfase à realização do Congresso Mundial de Naturismo no Brasil em 2008.

 

Reunião particular depois do Almoço

Nesse sentido, uma das atividades a ser realizada como o próximo passo no trâmite da Lei Gabeira é o agendamento de um café-da-manhã de Elias Alves, o Prefeito Aloísio Régis e o Senador Ney Suassuna na residência do Senador daqui a 15 dias. Nessa oportunidade serão discutidas as estratégias de encaminhamento do PL 1.411/98 ao Presidente do Senado Federal, Senador Renan Calheiros.

 

 

 

 

*Secretário Geral da FBrN

secretaria@fbrn.com.br

Republicação e atualização das notícias apresentadas na seção Últimas Notícias de 7 de abril a 4 de maio de 2006

Oficializado o local do próximo CongreNAT

 

A Federação Brasileira de Naturismo vem por meio desta comunicar oficialmente que a praia do Abricó na cidade do Rio de Janeiro, dirigida pela ANA (Associação Naturista do Abricó) foi escolhida para sediar o próximo Congrenat que ocorrerá este ano.

 

O período escolhido foi do dia 02 ao 05 de Novembro de 2006, que por ser um feriado prolongado facilitará o deslocamento de todos os nossos representantes para tal praia.

 

Para aqueles que por motivos religiosos não pretendem se ausentar de suas cidades no dia 02 de Novembro comunico que as reuniões deliberativas só começarão na tarde do dia 03 de novembro, sendo apenas a abertura oficial e o início das atividades paralelas no dia 02/11.

 

Ressalto que nestes últimos meses a nossa Federação cresceu em atitudes e em atividades de forma excepcional e certamente este próximo CongreNAT irá refletir tal crescimento e maturidade de nossos ideais.

 

Faz-se importante salientar neste comunicado que a Praia do Pinho em Balneário Camboriú – SC já se candidatou e já foi aceita como sede do VI Encontro Nacional de Naturismo da FBrN e a data será divulgada em breve.

 

Conclamo todas as lideranças naturistas brasileiras que se programem para estar neste Congrenat, e convido todos os naturistas brasileiros para participarem da grande festa de consolidação de nosso estilo de vida que será este congresso.

 

(enviado em 13/04/06 por Elias Pereira)


Federação Portuguesa de Naturismo apóia candidatura do Brasil para  Congresso internacional

 

Laurindo Correia, presidente da FPN, Federação Portuguesa de Naturismo, enviou ao presidente da Federação Brasileira de Naturismo (FBrN), Elias Pereira, carta de apoio à apresentação da candidatura do Brasil como sede do Congresso Internacional de Naturismo, previsto para 2008. Durante o Congresso deste ano, a ser realizado em Málaga, na Espanha, em setembro, será escolhido pelos representantes do naturismo no mundo inteiro o novo local anfitrião.

 

Leia a carta na íntegra traduzida para o português pelo próprio sr. Laurindo, com exclusividade para o OLHO NU.

 

Caro Elias Pereira, Presidente da FBrN
Cara Mieke, Secretária Geral da INF
Caros Membros do Comité Central da INF
Caro Wolfgang Weinreich, Presidente da INF

 

Desde a primeira hora em que os nossos amigos brasileiros manifestaram o seu interesse em receber o Congresso Mundial de Naturismo em 2008, que eu manifestei a minha concordância e apoio a essa idéia.

 

Na América Latina, em diferentes países, estão nascendo diversos grupos e organizações naturistas aos quais devemos dar um sinal de que a INF promove o Naturismo de uma forma Universal.

 

E a melhor forma de o demonstrarmos seria a realização de um Congresso Mundial da INF num desses países. O Brasil é o único país que reúne as melhores condições para o fazer.

 

Tambaba, o local escolhido pela FBrN, no nordeste brasileiro, é uma belíssima e natural região e a mais próxima da Europa.

 

Todos os responsáveis políticos e governamentais daquela região estão apoiando a idéia e eu penso que a própria INF poderia tirar importante retorno dessa situação. Certamente que os mídia brasileiros se mostrarão interessados numa cobertura do acontecimento, mais do que na própria Europa, e isso encontraria eco por toda a América do Sul.

 

Um congresso da INF no Brasil constituiria o culminar das visitas de cortesia e de trabalho efectuadas pelo Carlos Gil e pelo vice-presidente da INF, Charles Obergfell, a este continente do hemisfério sul.

 

Eu sei que, usualmente, os congressos da INF só se ralizam, fora da Europa, de 10 em 10 anos, mas penso que temos boas razões para uma avaliação desta possibilidade.

 

Estou certo que os custos de alojamento, alimentação e logística do congresso, a apresentar pelos nossos amigos brasileiros, poderão minimizar o acréscimo relativo aos custos de viagem dos delegados.

 

Penso que poderíamos organizar, a partir de Lisboa, um vôo de “low cost” (charter) para a generalidade dos delegados e seus parceiros de viagem.
Sugiro, ainda, que se possa aproveitar a ocasião para, antes ou depois do congresso, dispendermos alguns dias de férias, disfrutando das ofertas naturistas daquele local.

 

Finalmente, chamo a atenção para a boa oportunidade de avaliação da oferta brasileira na área do “turismo naturista” e para o estabelecimento de contactos e parcerias pelos operadores turísticos naturistas.

 

Esperando que a proposta do Brasil possa vir a acolher o apoio da maior parte das federações, envio as minhas melhores saudações naturistas,
Laurindo Correia
Presidente da FPN

Lisboa, 1 de Abril de 2006

 

(enviado em 9/04/06 por Pedro Ribeiro)

Jornal Olho nu - edição N°67 - maio de 2006 - Ano VI


Olho nu - Copyright© 2000 / 2006
Todos os direitos reservados.