') popwin.document.close() }

Proposta para um concurso de fotografias

 

Tirar fotografias em áreas naturistas sempre causou polêmica e reações apaixonadas de fotógrafos e fotografados, esses últimos resvalando no ódio nos casos das fotografias não autorizadas. Há até mesmo os que defendem que as fotografias com pessoas nuas no naturismo não deveriam ser divulgadas publicamente de forma nenhuma, somente através de lugares restritos no sites, pois acreditam que elas estimulam mais o vouyerismo sexual do que despertam novos interessados no naturismo.

Porém o casal leitor do jornal OLHO NU está propondo um concurso mensal de fotografias, cujo tema seja o naturista nas áreas naturistas. Reynaldo e Pat têm muito orgulho em conhecer 90% dos locais naturistas do Brasil: Pinho, Ramanat, Mirante, Recanto, Rincão, Tambaba, Colina, Massarandupió, Abricó entre outras)

Reynado declara que "sempre fotografamos os locais e temos nosso álbum particular. Só fotografamos paisagens, nós mesmos e, claro, quem não se opuser as fotos. Nunca divulgamos fotos de nosso arquivo (a não ser as nossas próprias)".

Então colocam a enquete. "Você é contra ou a favor da divulgação de fotos naturistas?" (envie sua resposta para cartas@jornalolhonu.com)

Reynaldo já coloca sua posição a favor e até sugere um concurso mensal das fotos de lugares naturistas brasileiros, com quem quiser aparecer, e um prêmio para a melhor foto do mês, em várias categorias.

Para mostrar que a intenção é séria já começam enviando suas fotos.

 

*secgoiasnat@gmail.com

Roberto Caiafa* pesquisou e apresenta

Regras simples para obter boas fotos

LUZ

Por definição, luz é a forma de energia radiante visível. A luz é indispensável para sensibilizar o filme e nele formar as imagens fotográficas. Logo, a qualidade de uma foto depende do controle da entrada de luz na câmara.

Sempre que possível, utilize o exposímetro - mais conhecido como fotômetro - para regular a câmara. Se não possuir fotomêtro, leia com atenção a bula que acompanha cada filme para obter a orientação segura de regulagem. A luz pode ser:

Natural - luz do sol.

Artificial - luz incandescente, fluorescente, flash etc. A luz que sensibiliza o filme é refletida pelo assunto fotografado. Portanto, observe com cuidado a maneira pela qual o assunto está refletindo a luz. Os objetos polidos e brilhantes produzem fortes reflexos, que podem comprometer a qualidade da foto. As áreas com diferenças de iluminação, isto é, partes com muita reflexão de luz - ou muito claras - e partes com pouca reflexão - ou muito escuras - resultarão em fotos muito contrastadas.

Procure manter sempre uniformidade de iluminação no assunto a ser fotografado.

ASSUNTO

Tecnicamente, o assunto é o que reflete a luz, ou seja, a luz incide sobre o assunto e é por ele refletida com maior ou menor intensidade. Essa luz refletida passa através da lente da câmara e grava as imagens no filme. É fundamental ver como o assunto reflete a luz e procurar obter melhores resultados dessa iluminação. Estude cuidadosamente os vários efeitos produzidos pela reflexão da luz; mude a posição do assunto e das fontes de luz até conseguir o efeito desejado.

Escolha do assunto - Usando sua criatividade e tomando cuidados com a luz, você pode fazer as mais diferentes fotos, nos mais variados ângulos. Procure fotografar cada assunto de diversos ângulos e com maneiras

REGRAS SIMPLES

Depois de estudar os cinco temas que envolvem o exercício da fotografia: luz, assunto, câmara, filme e processamento, você está apto a fotografar. Existem, porém, alguns conselhos para não se cometer erros e aperfeiçoar cada vez mais seu gosto pela fotografia.

Fotografar de perto - Observe as fotos dos bons fotógrafos: não há espaço vazio. O assunto de interesse está enchendo o fotograma. É por isso que as fotos ficam mais sugestivas e interessantes. Um assunto observado pelo visor, ou mesmo um detalhe, podem resultar em belas fotos. Uma foto feita de perto elimina o excesso de fundo e o efeito desagradável do segundo plano. Enquanto isso, um close mostra apenas os detalhes absolutamente essenciais, além de oferecer maior impacto à foto.

Pequenos animais e flores, por exemplo, quando fotografados de perto, poderão mostrar detalhes nunca observados. Para fotografar de perto, entretanto, é necessário tomar certos cuidados:

- Utilizar lentes de aproximação, tubos ou fole de extensão, ou ainda macro-objetiva.

- Usar tripé ou ponto de apoio para a câmara.

- Observar com atenção o enquadramento, com cuidado especial para as câmaras com visor que necessitam de correção de paralaxe.

Eliminar o fundo - Um dos problemas que prejudicam a boa fotografia é o fundo. Os grandes mestres da fotografia afirmam que fundos mal escolhidos podem estragar completamente as fotos. Uma foto em que não houve preocupação com o fundo por parte do fotógrafo, pode apresentar:

- Muita coisa atrapalhando e se misturando com o assunto em primeiro plano.

- Fundos como um poste, uma árvore, um ramalhete de flores ou outro objeto, se aparecerem atrás da cabeça de uma pessoa, causam impressão desagradável.

Para melhorar o fundo da foto, você deve:

- Mudar o ângulo de tomada da fotografia, até conseguir eliminar o efeito desagradável.

- Mudar a posição do assunto.

- Utilizar grande abertura do diafragma, com velocidade do obturador adequada às condições de iluminação. Isso diminui a profundidade de campo e desfocaliza o fundo.

Planejar com antecedência - Um dos pontos básicos para melhorar suas fotos é o planejamento antecipado do que vai ser fotografado.

Pense nos seguintes pontos:

•O que vou fotografar.

•Quais as condições de luz e de ambiente.

•Que filmes deverei utilizar.

•Que acessórios serão necessários.

Depois, verifique se o equipamento está em ordem: pilhas do flash novas, lentes limpas, cabo de conexão do flash. Confira as condições de luz, consulte a bula do filme ou o fotômetro, regule a abertura do diafragma e velocidade do obturador de acordo com a sensibilidade do filme e as condições de luz, veja, através do visor, qual o ângulo que lhe dará melhor enquadramento e composição do assunto. Lembre-se de que todo o processo fotográfico pode ser controlado por você, antes de apertar o disparador.

A única coisa que não pode ser planejada é a reação ou expressão da pessoa a ser fotografada. Ela deve ser natural. Para captar uma expressão característica de uma criança, por exemplo, é preciso, além de todo o preparo antecipado, a oportunidade para conseguir o gesto, o olhar, o sorriso. Nesse momento, a teleobjetiva ajudará bastante, pois permite que o fotógrafo se mantenha afastado do assunto, facilitando a desinibição e a expressão natural.

Enquadrar bem - Procure enquadrar o tema corretamente, observando o alinhamento das linhas horizontais e verticais da câmara. Enquadramento significa composição, isto é, a seleção e o arranjo que se deve fazer do assunto, antes de fotografá-lo. Você pode conseguir a melhor composição do assunto de várias maneiras:

- Coloque alguma coisa no primeiro plano para preencher os espaços vazios. Um portão, uma árvore ou uma pessoa, para servir de moldura à cena.

- Ao fotografar pessoas, procure deixá-las em destaque, para ocupar a maior área do fotograma. O espaço ocupado pelas pessoas deve ser maior na frente do que atrás.

- As pessoas devem ser fotografadas em atitudes naturais, assim você conseguirá maior beleza e naturalidade em suas fotos. Evite poses rígidas e forçadas. Procure conversar com a pessoa para mantê-la despreocupada. Quando perceber o momento oportuno, acione o disparador e você verá que os resultados serão bem melhores.

- Acostume-se a escolher o ângulo a ser fotografado, através do visor da câmara. Procure examinar o assunto de vários ângulos: mais perto, mais longe, de cima para baixo, de baixo para cima. Analise bem todos os ângulos e escolha o que mais lhe agradar e só então aperte o disparador. Se tiver dúvidas, tire duas ou três fotos de ângulos diferentes e assim será mais fácil estudá-las para escolher a melhor depois.

- Procure observar atentamente as fotografias feitas por outras pessoas. Os erros cometidos podem ser evitados nas suas fotos. Esse exercício ajudará a melhorar sua técnica fotográfica.

Se você quiser aperfeiçoar o seu gosto pela arte fotográfica, visite as exposições de fotografia, consulte álbuns de reprodução de fotos premiadas, com senso crítico. Observe cada detalhe, procurando descobrir a regulagem utilizada, os efeitos conseguidos com lentes, filtros e as possíveis modificações que tornariam a foto ainda melhor. Assim, você estará aguçando a sua capacidade de observação. Cada vez que analisa uma foto, em todos o seus aspectos, você passa a tirar uma série de conclusões sobre seu próprio trabalho e sua imaginação começa a vislumbrar uma infinidade de assuntos a serem fotografados.

Fonte: Texto e imagens. Extraído, Curso de Fotografia Kodak http://wwwbr.kodak.com/BR/pt/fotografia/curso/teapresentacao.shtml 

*roberto.caiafa@gmail.com

Jornal Olho nu - edição N°67 - maio de 2006 - Ano VI


Olho nu - Copyright© 2000 / 2006
Todos os direitos reservados.