Fédération  Naturiste Internationale International Naturist Federation

Internationale Naturistenföderation

 

 

 

 

CIRC: 034/06 – Ref.: Pauta do Congrenat 2006

 

 

 

Brasília, 19 de outubro de 2006.

 

                       

 

 

Senhores Dirigentes Naturistas,

 

 

 

            A Federação Brasileira de Naturismo vem repassar a pauta definitiva para o Congrenat 2006

 

A Pauta:

 

  • Alteração no Código de Ética Naturista – Sugestão do Naturista da ANAbricó, Jorge Barreto - Tendo em vista a campanha contra atividades sexuais em locais de Naturismo, gostaria de passar ao senhor uma sugestão de pauta para o Congrenat de 2006. Uma mudança no texto original do código ético. 

I.1 Ter comportamento sexualmente ostensivo e/ou praticar atos de caráter sexuais ou obscenos nas áreas públicas.

Esse texto poderia ser mais objetivo, ter comportamento sexualmente ostensivo faz parecer que, ter comportamento sexual "não ostensivo" pode, mas até onde vai o ostensivo? Fica difícil determinar limites. Cada um determina a sua própria conveniência. Praticar atos de caráter sexual ou obsceno em áreas publicas já é crime em qualquer local público. Acredito ser mais eficiente dessa forma:
I.1 Voyeurismo, assédios, exibicionismo e qualquer outra conduta de caráter sexual.
Bem mais objetivo, mais curto e colocando o dedo diretamente na ferida.

  • Alteração no Estatuto da FBrN – Sugestão do Vice Presidente da INF, Charles Obergfell – Em nossos estatutos existe um item que é juridicamente inaplicável, uma cobrança de 5% das receitas das entidades federadas, ocorre que para cobrar esta taxa seria necessário que vistoriássemos os livros caixas de todas as federadas o que é impossível. A FBrN jamais cobrou esta taxa e pretende alterar o texto para que melhor se adapte a realidade.

Art. 17 _ Constituem a receita da Federação:

a) as jóias de filiação;

b) as mensalidades pagas pelas as associações e clubes filiados;

c) as rendas de congressos, palestras e afins, assim como eventos culturais, sociais,

esportivos e ecológicos promovidos pela Federação;

d) o resultado provindo da venda de camisetas, abrigos, adesivos e todo e qualquer material

promocional produzido pela Federação;

e) a taxa de 5% (cinco por cento) do resultado líqüido obtido pelos filiados por meio de

eventos relacionados na alínea “c” supra;

f) a taxa de 5% (cinco por cento) do resultado líqüido obtido pela venda de todo e qualquer

material promocional, conforme citado na alínea “d” supra, produzido pelos filiados;

g) as subvenções a auxílios concedidos pelos poderes públicos;

h) os patrocínios e donativos em geral e as rendas eventuais.

Sugerido que fique assim:

Art. 17 _ Constituem a receita da Federação:

a) as jóias de filiação;

b) as mensalidades pagas pelas as associações e clubes filiados;

c) as rendas de congressos, palestras e afins, assim como eventos culturais, sociais,

esportivos e ecológicos promovidos pela Federação;

d) o resultado provindo da venda de camisetas, abrigos, adesivos e todo e qualquer material

promocional produzido pela Federação;

e) as subvenções a auxílios concedidos pelos poderes públicos;

f) os patrocínios e donativos em geral e as rendas eventuais.

  • Naturismo nos meios Virtuais – Sugestão do Conselheiro da FBrN, André Herdy – Com o desenvolvimento de meios de comunicação virtual como o MSN, Orkut, YahooGrupos, etc. a FBrN precisa definir qual é a área de atuação que será considerada oficial e qual área não será considerada como oficial, principalmente quando as comunidades virtuais forem dirigidas pelos dirigentes das federadas e levarem os nome das entidades federadas. Por sugestão da Naturista do Planat, Carla Miela deveríamos pensar na criação de um serviço do tipo ORKUT para uso interno dentre os naturistas brasileiros.
  • Símbolo do Naturismo - Sugestão do Conselheiro de Ética da FBrN, Weslley Lima– O Estatuto da FBrN determina no Art. 7º _ São condições essenciais para que um clube ou associação obtenha sua filiação e a mantenha: k) veicular, juntamente com seu logotipo, em todo o material promocional, impressos ou placas informativas, o logotipo da FBrN e, proporções não inferiores a 10% (dez por cento) e não superiores a seu próprio logotipo. Portanto todas as entidades federadas deveriam possuir em seus impressos e website a logo da FBrN e mesmo sem a obrigatoriedade estatutária, a logo da INF-FNI também. Entende-se que somente assim poderíamos diferenciar os sites e grupos oficiais dos ainda não oficiais, servindo como um selo de qualidade.
  • Certificação das Áreas Naturistas – Por sugestão do Conselheiro da FBrN, Jorge Bandeira - A FBrN deveria criar um Certificado de Filiação a ser enviado a todas as Federadas. Este documento serviria como resposta oficial de que a entidade está oficialmente federada.
  • Selo de Certificação das Áreas Naturistas – Sugestão da Presidência, na pessoa de seu presidente Elias Pereira, baseada no selo apresentado pelo Naturista representante da Fundação Naturis Vanderlei Castresano durante o Vº Encontro Nacional de Naturismo, ocorrido em Outubro de 2005 em Tambaba. Adesivo anual a ser distribuído a todas as áreas naturistas federadas para ser fixado em suas portarias. Igualmente ao que o Guia 4 Rodas realiza, este selo comprovaria que naquele ano aquela área está corretamente filiada à FBrN.
  • Cartão de Afinidade – Sugerido no último Congrenat, e novamente debatido pelo Conselheiro da FBrN, Jorge Bandeira – A viabilidade financeira da FBrN é algo ainda muito delicada e para tal é necessário recursos para que se promovam maiores ações desta federação. O cartão de afinidade seria uma forma de contribuição viável.
  • Passaporte Naturista – Sugerido pelo Conselheiro de Ética da FBrN, Weslley Lima – cada área naturista deveria promover um incentivo à utilização do Passaporte Naturista. Este incentivo deveria fazer com que as mulheres também adotassem o passaporte naturista. Acreditamos que este documento não pode e não deve se transformar apenas em um tíquete para homens desacompanhados.
  • Jornal ou Revista da FBrN – Levantado como prioridade para a FBrN pelo Conselheiro da FBrN, Jorge Bandeira a criação de um veículo de informação impresso oficial da FBrN, não para concorrer com os veículos de informação pré-existentes ou que venham a surgir, e sim como canal de divulgação oficial da FBrN.
  • Dia do Naturismo – Sugerido pelo Naturista da ANAbricó, Jorge Barreto a FBrN deveria adotar o dia 21 de Fevereiro como Dia Nacional de Naturismo por ter sido a data em que a pioneira Luz del Fuego nasceu. A justificativa é a temperatura do mês de Junho (quando é comemorado o Dia Internacional de Naturismo) e a representatividade de Luz del Fuego na história da FBrN.
  • Apresentação dos relatórios das Federadas – cada federada deverá realizar um breve relatório das atividades desenvolvidas e soluções encontradas para os problemas comuns dentre as federadas.
  • Eventos Esportivos – Por sugestão do Naturista do Planat e YNAI-Brasil, Alex Le Roy a FBrN deveria realizar anualmente uma competição esportiva interfederadas. Nestas oportunidades teríamos atividades como campeonatos de futebol, vôlei, natação, pólo aquático, bem como truco, sinuca, e outras atividades a serem definidas. Caso este Congrenat considere válida tal sugestão, a Presidência recomenda a criação do cargo de Diretor Esportivo nos quadros da Diretoria da FBrN, para poder coordenar tais atividades.
  • Criação de novos grupos e áreas naturistas – Seguindo o exemplo da Espanha, devemos incentivar a formação de novos grupos e áreas naturistas no Brasil, no entanto para cumprir nossos estatutos devemos nos preocupar com o registro oficial de cada grupo junto a Receita Federal e em cartórios. Os grupos ainda não registrados e que já são federados precisam acertar logo esta questão legal. No entanto devemos buscar ações para desenvolver o naturismo no Brasil.
  • Turismo Naturista – Por sugestão do Presidente da INF-FNI, Wolfgang Weinreich e do Presidente da UNS, Jimmy Geissler a FBrN deveria criar mecanismos de incentivo ao turismo naturista no Brasil. Tanto o turismo interno quanto o acesso dos naturistas estrangeiros às áreas naturistas brasileiras. Ressaltando os contatos com as 2 maiores operadoras de turismo naturista do mundo.
  • Naturismo e Ecologia – Sugestão do Conselheiro da FBrN, André Herdy – a FBrN deveria ter maiores atividades relacionadas à ecologia, inclusive com ações junto à ONGs de preservação da natureza, mostrando assim esta outra importante vertente da filosofia de vida naturista.
  • Nudez e Naturismo – Sugestão da Naturista da Colina do Sol, Cleci Ieggli – as entidades federadas deveriam tomar mais cuidado em relação a utilização de biquínis e roupas íntimas nas áreas públicas naturistas.
  • Eleições – Cumprindo as determinações estatutárias estaremos realizando eleições para os cargos da diretoria da FBrN, também serão preenchidos os cargos do Conselho de Ética da FBrN que segundo a AGE de Dezembro de 2005, deveria ser substituído por membros eleitos diretamente no próximo Congrenat sem acúmulo de cargos.
  • Relatórios Financeiros – Prestação de contas do biênio 2005-2006, apresentada pelo 1º Tesoureiro da FBrN.
  • Relatório do 30º Congresso da INF – Esclarecimentos sobre tudo que ocorreu dos dias 7 a 10 de Setembro, no Camping Naturista El Portus na Espanha.
  • Organização para o 31º Congresso da INF – Como Tambaba foi a escolhida para o 31º Congresso da INF, precisaremos criar e organizar grupos de trabalho para tal.
  • Assuntos Gerais – outros assuntos de menor importância que venham a surgir na ocasião.

 

Ressaltamos que esta pauta é considerada como divulgação oficial dos temas para todos os interessados bem como a ordenação dos temas poderá ser alterada durante o Congrenat para que decisões prioritárias possam ser tomadas.

 

                       

Naturalmente,

 

 

 

 

 

ELIAS ALVES PEREIRA

Presidente da FBrN

 

 

 

 

 

 

 

 

 

* Caixa Postal: 8868 – CEP: 70312-970, Brasília – DF. Tel.: (0xx61) 9 986-3183. Telefax: 3354-3547. Site: www.fbrn.com.br l E-mail: presidencia@fbrn.com.br.