') popwin.document.close() }

GRUNAPA – Grupo de Naturismo do Pará

Rumo ao Fórum Social Mundial 2009

POR UM MUNDO NATURISTA MELHOR

enviado por Luís Paulo Amador dos Santos*

Historicamente o modelo político e econômico reproduzido, nos países do terceiro mundo, no país e principalmente na Amazônia, tende a concentra enorme poder na apropriação dos recursos naturais, carregando consigo, as chagas dos problemas sociais (exclusão), ambientais (devastação) e culturais (a destruição da memória) da região. As desigualdades sócio-econômicas e políticas daí decorrentes se refletem na produção de situações de injustiça ambiental. Ou seja, situações em que se observa que os danos do ‘desenvolvimento’ recaem sobre as populações de baixa renda, os grupos raciais discriminados, as mulheres, as crianças, os povos étnicos tradicionais, as populações marginalizadas e vulneráveis, do campo e da cidade.

Buscando soluções a estas questões e posicionando-se favoravelmente as demandas populares por justiça sócio-ambiental e políticas públicas includentes na Amazônia, em setembro de 2005, organizações e movimentos sociais da região protagonizaram o lançamento oficial da Campanha “NA FLORESTA TÊM DIREITOS: JUSTIÇA AMBIENTAL NA AMAZÔNIA”.

Partindo das constatações da falta de ações efetivas dos poderes públicos, diante da violação constante e sistemática dos direitos humanos, econômicos, sociais, culturais e ambientais (DhESCAs), disseminados por todos os estados da Amazônia Brasileira, pedimos e queremos Justiça Ambiental, entendida como o justo e eqüitativo acesso aos recursos ambientais, às informações, à democratização dos processos decisórios e a constituição de sujeitos coletivos de direitos.

O GRUNAPA atento as este pontos nevrálgicos da sociedade, e por seus membros também constituírem-se como participantes ativos de movimentos sociais de nossa cidade e Estado, apóia e se irmana nessa luta na disposição solidária em favor de mudanças que representem de fato a segurança do povo amazônida por justiça social.

O Grupo de Naturismo do Pará, pioneiro há dez anos, prima na defesa do meio ambiente em seu bojo estatutário, pois depende exclusivamente dos recursos naturais, mormente nas áreas onde se pode praticar o naturismo, a preservação ambiental é direito primordial do movimento e este seguimento social não se privará de empunhar esta bandeira, POR UM MUNDO NATURISTA MELHOR.

Nú tícias eletrônicas

Em 26/01/2008 o GRUNAPA participou do Cortejo que finalizou a Semana de Mobilização e Ação Global, várias entidades representativas da sociedade organizada. O evento teve início a partir das 8 horas, no centro histórico de Belém terminando na praça central de Belém com o último grande Ato, com tema “DESASTRES AMBIENTAIS”. A associação se fez representar durante o trajeto por associados e associadas, com faixa e panfleto (texto acima) em da defesa da nossa Amazônia. O Grunapa esteve no palco com seu presidente Luis Paulo e a associada Sharlene, que falou em nome do grupo. Veja as fotos.

*grunapa@ig.com.br


Carta do GRUNAPA – Grupo de Naturismo do Pará ao Sr. Elias Alves Pereira Presidente da Federação Brasileira de Naturismo - FBrN

Prezado Senhor,

Cumprimentando-o por sua administração à frente da FBrN, desejando sucesso neste 2008. No ensejo apresentamo-nos informando que o GRUNAPA é uma associação que já conta mais de dez anos de existência e resistência, não só em nosso estado, mas na região, pois fomos pioneiros no processo de levantar a bandeira do movimento naturista por essas paragens, quando todos nos rotulavam desacreditando na integridade do movimento. Mas, apesar da evolução, ainda muito lenta, já se começa a colher algum fruto dessa insistência, que digam os novos.

2. Nosso contato trás outro fulcro, com o seguinte questionamento: a Federação tem ou teve participação nos Fórum Social Mundial que ocorreram ou no Brasil? E qual a posição da FBrN para os eventos preparativos e o fórum em 2009, que ocorrerá em Belém?

3. Nesse sentido, informamos que o GRUNAPA está inserido na participação da Semana de Mobilização e Ação Global, nos dias 22 a 26 de janeiro, aqui em Belém, este evento é preparatório para todos os outros durante o ano, visando o Fórum Social Mundial, que ocorrerá em janeiro de 2009. A semana culminará com um grande Cortejo, no dia 26/01 sábado, e o GRUNAPA fará parte do 6º Ato, cujo tema é "DESASTRES AMBIENTAIS", juntamente com outras entidades.

4. Faremos parte desse cortejo, dentro do 6º Ato com faixa e camisas com nossa logomarca associada à do fórum, além disso, teremos participação no palco, com fala dentro do tema proposto pela organização do evento.

5. Finalizamos afirmando a consciência de não sermos federados, cujos motivos, em função do volume, não nos permite relatar por momento, porém por entendermos que fazemos parte de um movimento organizado e ordeiro, cumpre-nos dar ciência a entidade máxima que congreganos no país, pois os eventos acima descritos são de grande responsabilidade e visibilidade e que pode contribuir para “um mundo naturista melhor”.

Belém, 25 de janeiro de 2008.

Luis Paulo Amador - Presidente.

(enviado em 4/02/2008)

Corpos Nus - Verdade Natural. Somente R$ 35,00

(mais despesas de envio)

Clique aqui e saiba como adquirir a nova edição do livro de Paulo Pereira: "Corpos Nus - Verdade Natural"

Jornal Olho nu - edição N°87 - fevereiro de 2008 - Ano VIII


Olho nu - Copyright© 2000 / 2008
Todos os direitos reservados.