') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°93 - agosto de 2008 - Ano IX

Área de nudismo de Haulover Beach celebra 17 anos

NISSA BENJAMIN / MIAMI HERALD STAFF

Clyde Lott se senta na fronteira que separa a parte nudista da não nudista em Haulover Beach.

Celebrando os 17 anos de Haulover Beach como praia de nudismo, partidários relembram de suas alegrias passadas. A festa foi no sábado e domingo, 226 e 27 de julho.

Por ELY PORTILLO

eportillo@MiamiHerald.com

Tradução PedroRibeiro

 

Ninguém na festa de sábado em Haulover Beach parecia embaraçado por quase todo mundo estar usando a mesma roupa de aniversário.

 

A festa era a segunda parte de uma celebração dividida em três, festejando o décimo-sétimo aniversário do estabelecimento da praia de Haulover, em Miami, FL, EUA, como área de uso opcional de roupas. O evento também marca uma atrasada comemoração da Semana Nacional de Recreação Nudista.

 

NISSA BENJAMIN / MIAMI HERALD STAFF

Larry Fleischman, auto-proclamado prefeitop da seção da praia que é aberta ao nudismo relaxa no seu ponto favorito na tarde de sábado.

os ativistas que trabalharam no município de Miami para obter a permissão de nadar sem roupas de banho estavam presentes para marcar a ocasião.

 

''Nós vimos muita gente a aprender a desfrutar da praia. Realmente faz muito bem,'' disse Shirley Mason, uma das antigas pioneiras com o grupo South Florida Free Beaches que trouxe o nudismo para Haulover em julho de 1991.

 

Mason disse que ele percebeu que o município precisava de uma praia de nudismo quando um médico disse à sua mulher que o sol e a água salgada podiam ajudar a tratar a psoríase dolorida que ele possuía por todo o corpo. Mas eles tiveram problemas para achar um lugar para ir.

 

Após pesquisar a lei e trabalhar para adquirir conhecimento, o grupo de Mason obteve sucesso em conseguir que o município designasse uma grande área de Haulover Beach como de uso opcional de roupas.

 

NISSA BENJAMIN / MIAMI HERALD STAFF

Claudia e Brian Veale desfrutam do dia em Haulover beach. Há um terço de milha da extensão da areia aberta aos banhistas nus.

Mas após todo o trabalho dela, no sábado, porém, Mason era uma das poucas pessoas que estavam vestidas no lugar. Ela disse que tinha tido muito trabalho para organizar as comemorações do lado de fora da praia e ainda não tinha conseguido relaxar a pele.

 

Quase todos mais na super lotada praia estava com suas peles expostas totalmente, descansando sob guarda-sóis ou encharcando suas peles com protetores e eliminado as marcas das roupas de banho. Um piquenique, margaritas geladas e até um quiosque que oferecia massagens terapêuticas fizeram parte das festividades alegres sob o sol.

 

MAIS ACEITAÇÃO

 

Os frequentadores de longo tempo disseram  que eles têm visto a parte nua da praia ganhar muito mais aceitação da comunidade com o passar dos anos.

 

''Podiam se ver grandes grupos de pessoas migrando da parte têxtil (roupas) para a parte nudista da praia e gritar-- bem, você não poderá imprimir o que eles diziam no jornal,'' disse Bruce McEachern de Fort Lauderdale sobre a praia nos tempos iniciais.

 

NISSA BENJAMIN / MIAMI HERALD STAFF

Bruce McEachern (esquerda) e Kathleen Arcierd, embaixadores da parte nudista da praia, relaxam sob o gurda-sol na tarde de sábado.

Ele deu uma grande lista de obscenidades que os vestidos, algumas  vezes, gritavam para os pelados, mas disse que nos 15 anos que ele vem a Haulover, tais ataques verbais quase pararam.

 

O maior problema na praia no sábado foi uma emergência familiar que atrasou o DJ de rodopiar seus discos até depois das 2 da tarde.

 

Annie Bernstein de Tamarac tem vindo para Haulover Beach para deixar cair as roupas e nadar por 15 anos. Ela disse que a praia tem uma atmosfera mais amigável que as partes da praia reservadas apenas para vestidos, como ela observou em uma recente viagem para a praia de Fort Lauderdale com sua enteada de 16 anos.

 

OLHOS ERRANTES

 

''Todo mundo ficava "comendo-a" com os olhos -- e ela estava usando maiô,'' Bernstein disse. "Isto não acontece aqui.''

 

NISSA BENJAMIN / MIAMI HERALD STAFF

Banhistas nus são permitidos em cerca de 500 metros de extensão de Haulover Beach.

Uma das razões para a atmosfera amigável são pessoas como o morador de Miami Ed Christin, que disse que frequenta Haulover uma vez por semana desde 2002. He distribui cartões com a regras de etiqueta nudista para aqueles que são rudes.

 

''Tudo bem olhar uma beleza, mas não fique fitando,'' diz ele. A maioria das pessoas se sente desconcertada em continuar olhando fixamente quando Christin dá uma vez um cartão, mas admite que umas poucas maçãs podres ainda persistem.

 

Ficando nu sob o tórrido sol da Flórida, Christin lamenta: "Algumas pessoas não têm vergonha.''

 

Fonte: http://www.miamiherald.com/news/miami-dade/story/619332.html

Galeria de fotos: http://www.miamiherald.com/photogalleries/gallery/619243.html

(enviado em 30/07/08 por Horacio Lopes)

Dia sem roupas de banho - o que aconteceu

O dia sem roupas de banho, promovida no dia 13 de julho em diversas cidades da Europa, Espanha principalmente, teve bastante críticas, e em outros lugares foi exitoso e não produziu reação negativa das pessoas.

Em alguns casos chamaram os policiais. Estes em alguns lugares respeitaram o direito à nudez já que as pessoas iam com o texto de seus direitos. E em outros casos foi mais difícil.

Mas o certo é que agora algumas praias estão colocando cartazes onde se proíbem a nudez. Por certo, isto será recorrido, mas bom, é uma luta que às vezes pode gerar discussôes, ou causar mal estar entre os vestidos e os desnudos. Tudo depende de duas coisas:

* da mentalidade aberta ou não das pessoas vestidas. Alguns se queixam por que os incomoda que seus filhos vejam desnudos-

* do respeito dos nudistas aos códigos de convivência. Por certo que ao estarem nus, muitos tendem a portar-se qual bebês recém nascidos, já que a gente têxtil confunde nudismo com pornografia.

Informações no link: http://www.rtve. es/alacarta/ la1/ultimos/ index..html

(enviado em 24/07/08 por Florencia Brenner)

Republicação e atualização das matérias publicadas na seção Últimas Notícias entre 6 de julho e 4 de agosto de 2008

Dia sem roupas de banho na Espanha

 

No ano passado, a Federação Naturista da Espanha lançou uma campanha chamada Dia Sem Roupas de Banho abrangendo todos os espanhóis e turistas na Espanha, foi no segundo domingo de julho (ano passado foi no dia 15, neste ano será no dia 13). Como a iniciativa tornou-se altamente bem sucedida, gostaríamos de dividir a experiência com todas as federações para disseminar esta iniciativa para outros países que desejarem. Clique aqui e leia a mensagem convite original em inglês enviada à Federação Brasileira de Naturismo.

 

leia a matéria original em: http://www.naturismo.org/adn/ediciones/25y/20e.html

 

(enviado em 11/07/08 por FBrN)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2008
Todos os direitos reservados.