Jornal Olho nu - edição N°101 - abril de 2009 - Ano IX

Anuncie aqui

 Aloísio Régis

por Pedro Ribeiro*

Aloísio Vinagre Régis já é um antigo conhecido do Naturismo Brasileiro. Prefeito do município do Conde, onde se localiza a praia de Tambaba, a tradicional praia naturista do Nordeste, é o único político brasileiro que se considera naturista, fala disso abertamente e frequenta as áreas respeitando as regras, ou seja também fica nu como os demais mortais.

 

Nos seus 57 anos é pela terceira vez eleito prefeito da cidade. Em seu primeiro mandato, do qual tomou posse em 1991, por iniciativa própria decidiu tornar Tambaba a primeira praia naturista do Nordeste pelo decreto lei 276/91, estimulando inclusive a criação da AAPT, Associação dos Amigos da Praia de Tambaba, precursora da atual SONATA (Sociedade Naturista de Tambaba), gestora do local.

A criação da área de naturismo em Tambaba foi ideia dele, inspirado em um amigo francês, Jacques Marrê, que trouxera fotos de praias naturistas da Europa. Régis viu aí uma grande oportunidade para divulgar o litoral do Conde internacionalmente e trazer visitantes de todas as partes do mundo. A área já era freqüentada por nudistas, mas precisava de uma organização. E seu insight foi mais do que acertado, pois Tambaba é hoje a praia naturista mais badalada do Brasil, conhecida internacionalmente, e, sua criação, trouxe progresso para o outrora mínimo município do Nordeste.

"Para o Conde foi maravilhoso. Tambaba divulgou o município, a capital João Pessoa e o estado da Paraíba em várias partes do mundo a custo zero. Se fôssemos fazer propaganda que atingisse o mesmo mercado, gastaríamos anualmente mais de R$ 6 milhões, valor calculado por empresas de marketing, cifras astronômicas para o pobre município", confirma Régis.

"Essa divulgação" - continua - "fez com que o município desenvolvesse seu potencial turístico para todas as praias, fazendo com que contemos com mais de dois mil leitos disponíveis para hospedagem. Pretendemos duplicar a capacidade hoteleira até 2012, investindo mais no mercado internacional".

Perguntado se a praia de Tambaba não poderá ter um fim como já aconteceu historicamente a outras atitudes revolucionárias, ou seja, depois que ela tiver servido ao propósito de desenvolver a região, e dela não ficando mais dependente, aparecerão seus oponentes e pedirão seu fim, alegando preceitos morais, Aloísio respondeu que não acredita nesta hipótese pois "ao contrário do que ocorria na fase inicial, quando havia muita incompreensão e protestos contra sua existência, a população encara a nudez na praia de Tambaba de forma bastante natural e entende que a praia sozinha gerou empregos e receita ao município, impensáveis na década de 80".

"As coisas melhoraram tanto que Conde já conta com um hotel-camping e a primeira pousada naturista do nordeste, a Colina dos ventos, que ainda não é filiada à Federação Brasileira de Naturismo. Alguns condomínios residenciais estão acabando de ser construídos"

"Por entender que Tambaba gera um grande marketing gratuito, a praia naturista conta com apoio da Secretaria de Turismo do Estado da Paraíba que promoveu a participação do estado em seis feiras internacionais: Copenhagen, Gottenburg, Amsterdã, Porto e Barcelona, tendo sempre Tambaba como uma das principais atrações".

Parabéns ao prefeito Aloísio Régis pelo seu empenho e pelo apoio incondicional ao naturismo brasileiro. Quem dera se tivéssemos mais políticos com esta visão de gestão.

*pedroribeiro@jornalolhonu.com

(enviado em 30/03/09)


Leia também

 

Susanne Cassal, a sueca viajante que pousou em Tambaba e acabou se transformando na subsecretária de Turismo do município do Conde.

 

José Antonio Tannús, o novo presidente eleito da FBrN, que vai liderar o movimento nos próximos dois anos.

 

José Wagner de Oliveira, o novo presidente da Sociedade Naturista de Tambaba, e agora também membro do Conselho Maior da FBrN para a região Nordeste, não esconde sua origem indígena.

 


Olho nu - Copyright© 2000 / 2009
Todos os direitos reservados.