') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°104 - julho de 2009 - Ano IX

Anuncie aqui

Ynai-Brasil - a volta por cima

3ª parte - os progressos da Ynai no Naturismo

Pedro Ribeiro entrevista

Carolina Lotz e Adam Guirro*

Fotos cedidas pelos entrevistados

 

Caminhada Ecológica e Naturista da YNAI-Brasil

ON: Nestes anos de Ynai, como foi a repercussão no Naturismo e que progressos trouxe?

 

Carol: A YNAI-Brasil mudou a cara do Naturismo Brasileiro. Não dá para negar que depois de nosso início muitos jovens passaram a freqüentar as áreas naturistas e muitos resolveram voltar a freqüentar.

 

Qualquer pessoa que tenha visto como eram as coisas até 2003, como eu e você vimos, e agora vê como são as coisas, pode ter a certeza de que houve uma grande mudança e esta mudança sem dúvidas foi por causa da YNAI-Brasil.

 

A YNAI-Brasil também ajudou a formar vários grupos naturistas no Brasil como o NIP, Paulinat, Sampanu, NatBaixada, SANNA, SoNaCe, CNEM, NatLagos, NatSul... Passamos a ter jovens membros das diretorias de grupos pré-existentes como o Graúna, Goiasnat e Planat, e até mesmo na diretoria da FBrN (Atualmente temos 2 jovens na diretoria, menos do que na gestão passada, mas mesmo assim ainda estamos representados).

 

A YNAI-Brasil virou um símbolo para aqueles que já são jovens Naturistas e também aqueles que desejam entrar no Naturismo e tem até 35 anos. A YNAI-Brasil fez com que jovens interessados no Naturismo de lugares distantes do Brasil como Rondônia, Mato Grosso e Acre, (Até mesmo de fora do Brasil como da Costa Rica e do Perú) viessem a eventos nossos no Brasil para poderem se unir a este belo grupo!

 

A YNAI-Brasil foi matéria de reportagens em revistas especializadas para jovens como a CAPRICHO, em revistas gerais como a Playboy, a Isto É e também em vários Jornais e web sites.

 

Tornamo-nos um grande símbolo para o Naturismo Brasileiro e certamente não existe um naturista do Brasil que não tenha ouvido falar no nosso grupo.

 

Tudo isto com apenas cinco anos de trabalho!

 

Vale a pena aqui falar um pouco sobre nossa sigla...

 

segundo encontro da YNAI-Brasil - Mirante do Paraíso

Para uma geração que cresceu vendo Mickey Mouse, Ducktales, Scooby Doo, Jaspion, Jiraya, Trasnformers, Power Rangers... que utiliza a Internet, mouse, Laptop, CD, DVD, DVD Player, Iphone... que sabe o que é um Hard Driver, um Software... que utiliza programas de Chat e escreve em Blogs... tem email do Gmail ou do Hotmail, usa Skipe... que está acostumado a ver em todas as cidades imensos OUTDOORS... que vai a festas utilizando os Flyers que recebeu no Cibercafee ou na LanHouse... Que dirige um carro com CruiseControl, um carro Multiflex, com Full injection... Que usa roupas da Nike, Reebook, Puma, Adidas... Compra estas mesmas roupas na C&A, Carrefour, Wallmart... compra seus equipamentos eletrônicos na FENAC... porque teria problemas em fazer parte de um grupo chamado YNAI-Brasil? Sigla em Inglês ou em qualquer outra língua é o normal para os jovens brasileiros e ninguém que seja jovem se importa com isto.

 

Só se houvesse uma lei que exigisse a mudança disto tudo... ou seja os desenhos mudariam para:

Mickey Mouse - O Rato Miguel

Ducktales - Contos dos Patos

Scooby Doo - Manoel Façaa

Jaspion - O guerreiro José

Jiraya - João

Transformers - Transformadores

Power Rangers - Guardas Florestais Poderosos

Internet - Rede Mundial

Mouse - Rato

Laptop - Aba no topo...

 

Desculpa a brincadeira, mas é para entenderem que não há problema algum e mesmo que venha a ter, coisa que duvido muito, pois não é algo novo e feito com amadorismo e sim algo pensado e que, eu juntamente com outros jovens estamos dando continuidade a este belo trabalho começado por jovens lá em 2004.

 

Nossa entidade não é mais ligada à YNAI internacional (Austrália) e é filiada exclusivamente à FBrN e é a única entidade brasileira registrada junto à YOUTH-INF (Juventude Naturista da Federação Internacional) como sendo a responsável pelos jovens naturistas brasileiros. Apesar de não estar ligada à YNAI (Australiana) a relação sempre foi das melhores e tirando alguma interferência que venha a ocorrer, se manterá sempre muito boa).

 

Este registro foi realizado pelo então presidente da YNAI-Brasil (André Herdy) junto à Singled Ivo que na época era a diretora desta entidade da INF. Foi feito pessoalmente! Ele esteve cara a cara com ela na Espanha por 2 vezes, ela recebia todos os relatórios das atividades da YNAI-Brasil, recebeu várias fotos dos eventos da YNAI-Brasil e também colaborou fazendo contatos com as outras entidades de jovens naturistas do mundo para que fizéssemos parcerias. O endereço eletrônico da YNAI-Brasil ( www.ynai.com.br ) está registrado como o endereço oficial dos jovens naturistas brasileiros para qualquer jovem naturista do mundo saber sobre nós. Ela agora é a presidente da INF e portanto a YNAI-Brasil é bem importante para a INF! E o nome YNAI-Brasil também é importante para o mundo todo!

 

Carnaval Ynai 2006 – A galera se reuniu em Abricó – RJ

Atualmente a YNAI-Brasil está sem site, ficamos realmente 1 ano sem atividades..., mas veja o que vai entrar no ar através do link: http://arquibancada.free.fr que é o site novo!

 

Acredito que não precisamos fazer vários grupos novos para os Jovens Naturistas e sim devemos SOMAR ao grupo já existente! E isto seria muito bem feito se tivéssemos um Representante da YNAI-Brasil em cada estado brasileiro. Alguém ativo e dinâmico que fizesse atividades oficiais em conjunto com a associação local ou sozinho. Também marcariam até festas da YNAI-Brasil em cada estado brasileiro.

 

A YNAI-Brasil funcionava e pretendemos que volte a funcionar de forma dinâmica e independente de cada representante. Assim sendo, todos os jovens naturistas do estado X deveriam ser filiados à YNAI-Brasil mas exclusivamente através do representante do estado X. Este representante teria total independência para fazer eventos, recolher verbas dentre os participantes, divulgar os seus eventos, e associar e desassociar pessoas ao grupo. A única coisa que a YNAI-Brasil exige é que não exista discriminação por ser solteiro ou gay. No resto é exatamente igual a todas as outras entidades, ou seja se não se portar como um naturista (estar nu e com respeito ao código de ética) está fora.
Ficamos sim 1 ano meio parados, mas qual grupo não teve um tempo de inatividades? Poderia citar nomes, mas não vejo motivo para isto, pois com trabalho estes grupos se restabeleceram e estão na ativa. Lembrando que nenhum precisou mudar de nome, apelido ou sigla.

 

O nome oficial da entidade é Associação dos Jovens Naturistas Brasileiros e a sigla é YNAI-Brasil e deve continuar assim até que o próprio grupo reunido decida que é hora de mudar para algo diferente, não por imposição externa, não por sugestão de pessoas que não são jovens, não por reclamações de pessoas que acham que tudo deve ser Nat qualquer coisa ou qualquer coisa Nat.

 

Entenda que para um jovem é difícil entrar num shopping center e se sentar numa mesa da praça de alimentação onde tenha uma placa falando REUNIÃO DOS JOVENS NATURISTAS...

 

Congrenat 2006 – Abricó.

No entanto, a YNAI-Brasil já fez diversos encontros em shoppings de SP, RJ, RS, PE... onde tínhamos sempre uma placa simples com a nossa sigla YNAI-BRASIL.

 

Ora... para o novato, para o tímido, para aquele que não pode assumir ainda publicamente é tranqüilo estar sentado no Shopping Sta. Cruz (exemplo de um que sempre usamos aqui em SP) na praça de alimentação numa mesa onde está escrito YNAI-BRASIL. Ele sabe que só quem é Naturista é que sabe o que significa YNAI-Brasil e portanto os outros freqüentadores do shopping não se ligariam naquilo. É apenas uma reunião de um grupo de amigos da mesma idade...

 

Aliás isto é uma coisa interessante, muita gente fala que este ou aquele grupo é virtual... bem... na verdade hoje em dia é muito comum para os Jovens conhecerem algo primeiro na Internet, ler sobre o assunto, ver imagens, conversar sobre o tema para depois ir a algo no mundo real. Grupos do Orkut, do Limão e de outros sites deste tipo sempre marcam encontros em shoppings para os associados se conhecerem e normalmente isto ocorre sem que ninguém reclame que "é um grupo virtual"... Na verdade todos os grupos virtuais são formados por pessoas reais que já aderiram a comunicação virtual (coisa do sec XXI que alguns podem ainda não compreender).

 

Paremos de falar, em tom pejorativo, que este ou aquele grupo é virtual. Paremos de falar que este ou aquele naturista é virtual. Na verdade são pessoas REAIS que estão ali usando um método de comunicação moderna e dinâmica.

 

Ou será que devemos voltar ao tempo onde nem o papel era usado? Sim! Porque uma comunicação por carta ou sedex também é uma comunicação virtual, já que as pessoas não estão frente a frente para conversarem!

 

A YNAI-Brasil não é um fantasma virtual! É um grupo forte, dinâmico, moderno e com bastante gente!

 

Leia também:

1ª parte - A história da Ynai -Brasil

2ª parte - Os jovens e o Naturismo

4ª parte - A Ynai hoje e amanhã

5ª parte - Os líderes atuais

 


 


Olho nu - Copyright© 2000 / 2009
Todos os direitos reservados.