') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°108 - novembro de 2009 - Ano X

Anuncie aqui

Viagem à Creta

Texto e fotos por Jacques LeMaire*

Eu e  Jöel fomos de novo passar uma temporada na ilha de Creta. Que delícia para dois naturistas viajar em um pais como a Grécia! Cada ilha tem praias onde se pode ficar nu sem nenhum problema. Desta vez fomos primeiro na costa oeste para ver as montanhas e os desfiladeiros de Irini e Samaria.

Achamos um quarto numa casa velha de Paleochora para ficar mais perto dos sítios. A cidade tem dois tipo de praia, uma de pequenas pedras e uma outra de areia, ao lado do por do sol... Imagine: um terço da praia é livre para o nudismo! A coisa engraçada e que na extremidade da zona nua, um barraqueiro colocou uma placa de proibição estranha: “keep beach clean, no nudism here” (Mantenha a praia limpa, nenhum nudismo aqui). Será que somos sujos?

A praia é muito calma, com poucas ondas e águas claras. O dia seguinte, fomos visitar Irina e seus desfiladeiros. Um passeio muito bonito com natureza fabulosa. Tudo acaba em um grupo de casas, longe duma praia de pedras que se chama Sougia. La também em uma boa parte é autorizada a nudez. Isso por causa dos Hyppies dos anos 70 que iniciaram a prática.

 

Nas fotos, vocês podem ver que a zona livre é quase a metade da praia (clique para ampliar).

Nossa viagem acabou em Matala, no sul da Ilha. Lá, temos costume de ir na praia vermelha que é do outro lado da falésia da cidade. Esta praia é tradicionalmente frequentada por nudistas, até o barraqueiro local colocou uma placa para atrair os nudistas. Ele tem uma casa de pedra e terraço na sombra e vende bebidas. A maioria das bebidas que ele vende são garrafas de água! Regularmente uma lancha traz estoque para ele... Os brasileiros não vão acreditar! O resultado é que a praia fica calma o dia todo, e que ninguém tem comportamento errado.

Eu não sei se podemos falar de naturismo, nas praias da Grécia, mas com certeza os frequentadores são acostumados a ficar nu em publico. Muito pouco tem marcas brancas...

Talvez o ambiente das praias seja calma por que quase todos são estrangeiros de vários paises? Mas quando me lembro das praias portuguesas, tenho quer reconhecer que elas são tranquilas também.

Para aqueles que quiserem ver mais fotos da ilha de Creta, o melhor é ir no “google earth”. Lá tem muitas fotos e informações.

Estamos impacientes para voltar para Tambaba e ver a evolução da praia com a nova organização. Com certeza o naturismo brasileiro está diferente do europeu, mas tem grandes coisas a fazer com a boa vontade de cada um.

 

*Jacques é francês e mora em Paris,

juntamente com sua família.

Adora o Brasil, especialmente Tambaba,

a qual frequenta regularmente.

jl.pegasus@wanadoo.fr

 

(enviado em 9/10/09)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2009
Todos os direitos reservados.