') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°117 - agosto de 2010 - Ano XI

Anuncie aqui

por Evandro Telles*

 

Img: Pedro Ribeiro

Carlos Leite, proprietário da única agência de turismo naturista do Nordeste, a Nature Turismo, de Recife, também se fez presente.

Nos dias 23 a 25/07/10 tivemos o III Encontro dos Dirigentes de Áreas Naturistas em Barra Seca, Linhares-ES, e o que já era de se esperar, avançamos pouco na solução de diversos assuntos ainda muito polêmicos. Mas é assim mesmo, um passo de cada vez, em nenhum momento tivemos a ilusão de esgotarmos os temas propostos.

 

Avançamos no desenvolvimento de abertura de canais de comunicação entre a Federação e os Dirigentes de áreas, um item importante no relacionamento de ambas as partes, como já dizia o famoso Chacrinha “Quem não se comunica...”. E é por meio do diálogo que teremos os devidos entendimentos.

 

Outro item proposto para discussão foi sobre o uso de roupas em áreas naturistas. Tem sido observado com frequência o uso de cangas ou mesmo top less. De certa forma isso descaracteriza o movimento naturista. Muitas opiniões têm sido dadas nesses últimos tempos sobre esse assunto e como sempre não se consegue chegar a um consenso. A opinião de Renata Freire me parece para o momento a mais sensata, que é dirigir para objetivo de 100% da nudez, com paciência, explicação, harmonia e conscientização, o que já é feito em Barra Seca, um exemplo a ser seguido.

 

Img: Pedro Ribeiro

Miguel Calmon, representante de Massarandupió

Naturismo é isso mesmo, é pacífico, é não agressão, é respeito e conscientização. Só tem um porém, o processo da consciência necessariamente passa pelo CONHECIMENTO (olha ele de novo!!) e requer leitura e estudo. Sobre isso tinha muito para falar e o tempo não me permitiu; talvez outra época ou por intermédio dos meus textos vou dando as minhas marteladas tentando abrir mentes. Mas faço a sugestão para todos os Dirigentes o incentivo à cultura naturista que tem uma História documentada e um lado filosófico.

 

O Jornal “A Tribuna” publica hoje dia 26/07/10 o evento realizado em Barra Seca (leia De Olho na Mídia) dando ênfase sobre o uso de tangas, como se isso dividissem os naturistas, não divide nada, o Naturismo se faz com amizade, união e as diversas opiniões ocorrem por termos um país imenso, de culturas bem distintas de norte a sul. Isso sem contar as diversas áreas, umas públicas outras privadas, só é preciso bom senso. Na matéria não houve referência ao relacionamento de amizade, respeito e a alegria que prevaleceu em nosso encontro, mesmo entre aqueles que nem se conheciam. Considerando a falta de informações sobre o que representa o Naturismo no mundo, está de bom tamanho.

 

Img: Pedro Ribeiro

Luis Carlos, presidente da APPP, da Praia do Pinho, SC.

O Encontro foi sucesso, com representantes de Goiás, Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo e Espírito Santo. Superou as expectativas, todas as pousadas da região lotadas e o clima de inteira harmonia, tal como o naturismo afirma ser.

 

É enganoso pensar que se sabe tudo sobre o Naturismo, aprendemos até com as crianças, aliás, são os principais professores, basta ficar observando-as. Cada encontro uma lição diferente, um modo de ver a vida de forma mais simples, sem esconderijos, sem subterfúgios, uma atenção à consciência das nossas formas.

 

Sem atenção para com a nossa própria consciência, não acenderemos a luz do respeito em torno de nós. (Correio Fraterno de Chico Xavier) Temos muito ainda para conquistar, que não se faz da noite para o dia, e reafirmo como sempre, não precisamos de mais críticas, já as temos bastante, é preciso de forças que venham para unir e somar para o desenvolvimento dessa filosofia de vida. Necessário entender que, felizmente ou infelizmente, nós naturistas estamos à frente do nosso tempo e é com responsabilidade e exemplos que levamos a mensagem das nossas virtudes.

 

Sem controle do temperamento impulsivo, não alcançaremos a serenidade. (Correio Fraterno de Chico Xavier)

 

Img: Pedro Ribeiro

Valdir Melo, presidente da ONG Praia do Pinho

Passar um dia em Barra Seca é uma experiência incrível, tudo é lição. O Márcio Braga me dizendo “desamarre Evandro” é lição. A liberdade ensina a cada momento o que Faculdade alguma é capaz de mostrar em todos os seus períodos de estudos. Fazendo novamente referência à Joseane Medeiros que disse numa de suas palestras: “Naturismo é vida, é nudez consentida, é movimento sustentável”. Só vivendo um dia lá para saber o que estou dizendo.

 

Não acredite na fé das tradições, por maiores que sejam seus méritos e honras através do tempo e do espaço. Não acredite na fé dos sábios do passado. Não acredite no que você imagina ter vindo de alguma divindade. Não acredite em qualquer coisa que venha da autoridade de mestres e sacerdotes. Após a sua própria análise, acredite apenas no que você experimentar e reconhecer como correto, no que for bom para você e para todos os outros seres.

(Kalama Sutta)

 

Parabéns a todos os Dirigentes, foi dado o exemplo vivo de harmonia.

 

*Presidente do grupo Naturismo capixaba

www.evandrotelles.blogspot.com

evandro.telles@terra.com.br



(enviado em 27/07/10)

Leia também nesta edição:

Todos em Barra Seca por Pedro Ribeiro

Relatório do III EDN de Maria Luiza de Almeida

De Olho na mídia "Uso de Canga Divide Nudistas" do jornal A Tribuna

O Evento em fotos, fatos e gente


Olho nu - Copyright© 2000 / 2010
Todos os direitos reservados.