CINECLUBE BARÉ /CICLO  “CINEMA E NATURISMO”

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 18 ANOS

Programação de 11 de fevereiro de 2011

TABLEAU VIVANT – OF THE DELIRIUM CONSTRUCTIONS

(A Live Exploration of Implausible Interaction)

Performance apresentada no DUMBO ARTS FESTIVAL – NYC

Powerhouse Arena, em 25 de setembro de 2010

Colorido                                Duração: 19 minutos.

Produção: Chrissie Rouse                             Direção: Sarah Small

A perfeita união da música, da arte da performance e da nudez*

O trabalho da artista multimídia Sarah Small é sempre marcado por uma rigorosa pesquisa com os elementos da modernidade, criando reflexões ao espectador, e nisso sua visão é bem particular, pois insere configurações e conflitos entre opostos, e aqui temos a especial configuração destes antagonismos que se estreitam, de nus e de cobertos.

         O que nos separa, a roupa? A cultura? A cor da pele? Sarah Small toca em algumas feridas bem profundas e difíceis de cicatrização aos ocidentais. E a artista não se contenta em ficar somente neste paradoxo, e adentra também na esfera política através destas junções de amalgamas de corpos nus e vestidos. Traumas e pânicos, alegrias momentâneas, a união amorosa, a doença que consome de forma inexorável, tudo adentra na pequena obra que é feita com uma música lírica e cordas cativantes.

 Notemos que os conflitos entre Ocidente e Oriente também são colocados, pois o canto coral nos lembra, imediatamente, o Oriente Médio e as consequências sentidas até hoje deste conflito, perseguindo feito um fantasma a todas as democracias ocidentais. Sarah Small não acusa nenhum dos lados, sua obra é uma tentativa de redenção de uma possível paz entre os povos, em meio a ideologias e culturas diferenciadas. O naturismo está presente neste trabalho, com vários participantes que foram arregimentados por Spencer Tunick para esta apresentação no Dumbo Arts festival.

Para conhecer melhor o trabalho da artista Sarah Small acesse:

www.sarahsmall.com

Nossos agradecimentos a Flaviano Augusto, que gentilmente cedeu ao acervo do Coletivo Artístico Graúna esta filmagem.

*Jorge Bandeira- Crítico de arte, historiador, escritor, tradutor e poeta. Um dos fundadores do GRAÚNA, Grupo Amazônico União Naturista.

Maiores informações sobre o Naturismo praticado em Manaus acesse:

www.graunaam.com.br

http://naturismoamazonense.blogspot.com