') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°138 - maio de 2012 - Ano XII

Anuncie aqui

3º dia - Dia de trabalho: a assembleia

por Pedro Ribeiro*

A segunda-feira "enforcada" pelo feriado de 1 de maio, da terça, amanheceu mais chuvosa do que os outros dias. No café da manhã todos se lamentavam da falta de sorte. Os que foram apenas acompanhando os dirigentes não teriam muito o que fazer. Mas os outros tinham uma tarefa a cumprir. Participar da Assembleia Geral Ordinária convocada pela FBrN. Eram cerca de 10 h 30 quando João Olavo convocou os dirigentes presentes.

A pauta extensa mostrava que seria impossível cumprir o horário previsto de término por volta das 14 h.

João Olavo fez avaliação dos Roteiros Naturistas, que desenvolveu ao longo do ano de 2011 e em parte deste. Considerou o saldo extremamente positivo porque conseguiu visitar todas as áreas naturistas brasileiras, fazendo contatos e afirmando a liderança da FBrN no naturismo brasileiro. Destacou especialmente o caso de Tambaba, que estava vivendo uma crise pouco antes de assumir o cargo, e que graças às inúmeras reuniões de conciliação e de apoio o quadro foi totalmente revertido, embora ainda hajam algumas pendências.

Também realçou a necessidade das áreas naturistas em se relacionarem bem com seu entorno onde estão localizadas, se integrando aos programas locais e participando da comunidade.

Depois divulgou que a nova sede da FBrN está agora em Massarandupió, no litoral do estado da Bahia. Ele recentemente se mudou para a localidade e transferiu a sede para lá, obedecendo ao estatuto da federação que estabelece a existência de duas sedes: uma sede administrativa, que é a residência do presidente e a outra, social, que é fixa na AAPP, no Balneário Camboriú, em Santa Catarina.

Lembrou que em 15 de janeiro de 2013 a Federação completa 25 anos de fundação e deixa em aberto para uma entidade filiada se oferecer para sediar um evento comemorativo da data.

Divulgou o Programa Integrado de Eventos, listando os próximos agendados: o V EDN, Encontro de Dirigentes Naturistas, a ser realizado na AAPP, no segundo semestre deste ano, mas que ainda não está estabelecido. Quanto à Abertura da Primavera, em Caldas Novas, GO, no Hotel Parque das Primaveras, a data prevista inicialmente estará complicada de ser cumprida por causa da coincidência com o Congresso Internacional na Croácia. Ficaram incumbidas de levantar a melhor data e disponibilidade do Hotel o PlaNAt e o GoiasNAT. As datas sugeridas foram 29 e 30 de setembro. Mesmo assim todas as associações brasileiras estão convocadas a realizarem suas festas da primavera locais, e divulgarem a programação.

A Abertura do Verão é de responsabilidade da Sonata e do Restaurante e Pousada Tambaba Naturista. O I Encontro Regional Norte Nordeste estava sendo definido naquele momento em Manaus, no Graúna. O Encontro dos Dirigentes das Praias Naturistas ainda está embrionário e indefinido. Em junho há duas atividades esportivas programadas: o I Torneio Naturista de Shuffleboard, na primeira semana, no Recanto Paraíso, em Piraí, RJ. Na terceira semana do mesmo mês e no mesmo local vai haver o I Torneio Brasileiro de ShuffleBoard, que ainda não se sabe se será permitida a prática da nudez ou não.

Em julho há o evento programado RIO & MARSSARANDUPIÓ, promovido pela pousada Rio & Mar, em Massarandupió, pelo PlaNAT e pela agência MDM Naturs, que comemora os dez anos do primeiro encontro do PlaNAT com a ABANat, do dia 19 a 22.

Sobre o XXXIII Congresso Internacional INF-FNI, que será realizado na Croácia entre os dias 13 e 16 de setembro, João Olavo lembra que é necessário haver credenciamento dos participantes e que estes nomes devem ser enviados até o início do próximo mês.

Sobre os outros eventos programados: devido às dificuldades de realização o Encontro de Jovens Naturistas provavelmente ficará transferido para 2013, ainda no CNEM, Clube Encanto de Minas, em Minas Gerais. Lançamento da Ecovila da Mata em Matuim, Massarandupió, ocorrerá entre os dias 7 e 9 de setembro. O V Tambaba Open de Surf Naturista ainda não obteve confirmação de sua realização dos organizadores e finalmente o XIII Congrenat, Congresso Brasileiro de Naturismo, será realizado em março de 2013, em Barra Seca, Linhares, ES, organizado pela NATES.

No quarto item da pauta, Documentação dos espaços naturistas, João Olavo constatou que muito poucas das organizações naturistas filiadas têm documentação registrada. Acredita que é urgente a regularização para que tenham todas respaldo jurídico. Informou que a Federação está pronta a ajudar e orientar no que for possível.

Foram apresentados os Novos Espaços Naturistas Brasileiros: O SPNat - Naturistas da Grande São Paulo; o projeto ECONAT - Ecovila Naturista Colina do Sol, situada na Instituição de mesmo nome e a Ecovila da Mata, situada na Mata Atlântica da Linha Verde, no Litoral Norte baiano.

No quesito "...viver em harmonia coma natureza..." o João Olavo disse que gostaria que cada entidade naturista tivesse como meta o desenvolvimento de uma ação visível, isto é, que atraia a atenção da mídia para a ação e para o Naturismo. Destacou o esforço da ANAbricó para que a entidade faça agora parte do Conselho da Área de Proteção Ambiental da Prainha e Grumari, no Rio de Janeiro.

Sobre a Lei do naturismo, citou a reunião ocorrida em Brasília com o Senador Eduardo Suplicy, que foi marcada pelo membro do NIP Cesar Fleury. Olavo destacou que iniciativas deste tipo devem ocorrer a partir das entidades naturistas e a FBrN deveria liderar processos deste tipo.

Elias e João Batista, presentes na reunião em Brasília, contaram como foi o encontro com o Senador, dizendo que foram muito bem recebidos, inclusive notando grande interesse do assessor do senador pelo assunto. O Senador questionou a necessidade de haver uma lei federal sobre o assunto, achando que os municípios poderiam resolver isso muito bem.

Nas discussões Pedro Ribeiro destacou que não há nas leis brasileiras qualquer menção de que a nudez seja crime, argumentando que se assim fosse os desembargadores que liberaram a prática do Naturismo na praia do Abricó, por exemplo, em todas as instâncias, não poderiam tê-lo feito, pois eles seguem estritamente o que diz a lei. Se houvesse essa contrariedade a praias naturistas seriam ilegais.

Houve consenso de que algumas ações deverão ser adotadas em cada um dos espaços naturistas brasileiros: divulgar o naturismo junto às autoridades municipais, para criação da consciência política local/regional sobre a importância da filosofia de vida naturista como ferramenta transformadora das pessoas. Foi criado um Grupo de Trabalho - GT (presidentes de áreas naturistas Pedro Ribeiro e Renata Freire, diretor de Assuntos Parlamentares João Batista e o naturista Fernando) para analisar a minuta vigente e as sugestões modificativas apresentadas anteriormente no Congresso Nacional, para apresentação durante o EDN. Este assunto causou bastante discussão e tomou bastante tempo.

Devido ao avançado da hora a assembleia foi interrompida para o almoço e prevista para o retorno às 16 horas.

Depois do almoço o tempo mau continuava. A assembleia foi retornada um pouco depois do horário previsto e os assuntos que ainda estavam pendentes foram tomados.

Atos e discussões administrativas foram realizadas nos temas Resolução FBrN 001/2010 e Diretoria da FBrN. João Olavo conclamou para que as afiliadas cumpram integralmente a Resolução citada, e que emitam seus selos nos cartões INF e aceitem os portadores dos cartões, sem restrição, em toda e qualquer ocasião. Sobre a diretoria reclamou da ausência da grande maioria dos diretores nos encontros oficiais da federação.

Sobre o Conselho Maior ressaltou-se a importância da articulação entre o Conselho Maior e a Diretoria da FBrN e agradeceu-se a presença constante nos eventos oficiais do presidente do Conselho Maior Elias Pereira.

João Olavo apresentou a proposta da criação do Conselho Consultivo, que poderia ser constituído por ex-presidentes da FBrN e por estudiosos do Naturismo, que teriam a função de debater e estudar assuntos polêmicos e complexos do Naturismo e apresentarem pareceres de caráter não deliberativo. A proposta foi aprovada, mas haverão estudos de como serão os limites do Conselho e de que forma seriam convidados para participação.

O próximo tema Planejamento Estratégico Decenal foi apresentado na primeira palestra do FAN, no sábado. Ficou estabelecido que cada entidade naturista terá o prazo de 90 dias para apresentar seus planos para que todos os relatórios finais possam ser sistematizados  e construir o Planejamento Estratégico Decenal da Federação Brasileira de Naturismo, que será apresentado no V EDN – Encontro de Dirigentes Naturistas.

No tema Protocolo de Intenções com Universidades, o presidente João Olavo e secretária Rayssa apresentaram o Protocolo de Intenções firmado entre a FBrN, OCARA Hotéis e Restaurantes S.A. (ECONAT – Ecovila Naturista Colina do Sol) e Faculdades Integradas de Taquara – FACCAT, que tem por objeto a conjugação de esforços entre os parceiros no sentido de viabilização e realização de projetos voltados à ampliação do conhecimento nas diversas áreas do estudo acadêmico e sua relação filosófica com o Naturismo. João Olavo espera que essa experiência bem sucedida sirva de estímulo para que as demais entidades também o façam com as Universidades de seu entorno e proximidade. Também acha que poderá servir de estímulo ás demais entidades a bem sucedida criação dos Coletivos envolvendo áreas naturistas. – Tanto o Coletivo NATUREZA (liderado pela FBrN e SONATA) como o MASSARANDUPIÓ (liderado pela FBrN e ABANAT) estão em atividades nas suas regiões.

Finalmente em Assuntos diversos foi lançado um assunto polêmico pelo presidente da ANAbricó, Pedro Ribeiro: a substituição do termo NATURISMO pelo NUDONATURISMO. A alegação é de que o termo Naturismo tem sido mal empregado e, muitas vezes, de maneira nociva ao Movimento. A ideia é criar o novo termo e registrá-lo no INPI para que ele somente possa ser usado por entidades filiadas à Federação. Após muitas discussões não foi chegada a uma conclusão. O vice-presidente Marcelo Pacheco ficou incumbido de descobrir se o termo Naturismo é passível de ser registrado ou não. O debate continuará em próxima assembleia geral.

Desta forma foi encerrada, com os agradecimentos de praxe, a Assembleia Geral Ordinária da Federação Brasileira de Naturismo.

Após a assembleia todos foram convocados a participar de uma série de rodadas de bingo em benefício do NIP. Os prêmios simbólicos em sua maioria foram doados pelas instituições presentes. A própria Renata Freire, a presidenta do NIP, se encarregou de animar as rodadas. Enquanto jogavam foram servidos os caldos do jantar. Depois teve a comemoração dos sete anos do NIP com um grande bolo preparado pelas cozinheiras do Rincão.

Para encerrar a noite o videokê tomou conta da festa. Foi armada uma comissão julgadora constituída de três membros que iriam avaliar o desempenho dos candidatos, que concorriam a um vale brinde de bebidas do bar do Rincão. Os jurados forma personificados como a jurada boa e simpática que dava dez para todo o mundo, o juiz entendedor que criticava e dava notas justas e o terceiro juiz, o carrasco, que arrasava nos comentários e nas notas. Foi hilária a perfomance do grupo. Desta forma se encerraram as atividades sociais do Encontro, nesta segunda-feira fria e chuvosa o dia e noite inteiros.

A terça-feira, com o tempo melhor, com um solzinho já até esquentando, foi de despedida e acerto das contas. Pela manhã deu até para ficar sem roupas à volta da piscina. Mas pouco a pouco os naturistas iam se despedindo e tomando o rumo de suas casas.

Leia também:

1º dia - O Encontro de cenário exuberante

2º dia - A Natureza chama

*editor do jornal OLHO NU

pedroribeiro@jornalolhonu.com

 

(enviado em 8/05/12)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2012
Todos os direitos reservados.