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Jornal Olho nu - edição N°142 - Setembro de 2012 - Ano XIII

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TURISMO NU POR STUART RINGHOLT NO MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DE SYDNEY

POR MICHAEL YOUNG

 

 

O artista australiano Stuart Ringholt

Eu estava usando uma barba de dois dias, um esguicho de água de colônia e nada mais. Minha esposa estava usando um forte batom vermelho, esmalte magenta polonês sobre as unhas dos pés e, no pescoço, um pingente de pérola rosa suspensa por uma corrente de ouro fino. Ele brilhava contra sua pele cor de mel. Ficamos lado a lado, de mãos dadas, nus, juntamente com 60 outras almas que se inscreveram para um passeio depois do expediente das novas galerias no Museu de Sydney de Arte Contemporânea (MCA). Curiosamente, nenhum de nós sentiu qualquer constrangimento.

 

Cinco minutos antes nós todos estávamos juntos de pé no foyer do MCA, completamente vestidos. Agora, depois de um despir misto e frenético em um quarto do segundo andar, estávamos inconscientemente embaralhados em torno de instalação de Katie Peterson, de 2007, Terra-Lua-Terra - a pianola tocando a Sonata Moonlight de Beethoven em uma cena que me fez lembrar do fotógrafo Helmut Newton eroticamente capturando imagens dos anos 1980. Foi uma linha de pensamento rapidamente abandonada. A noite estava fria e uma temível corrente de ar varreu a escada da principal entrada  da galeria.

 

Ringholt coordena o grupo que vai fazer o tour nudista pelo museu

Bem-vindo ao mundo do artista conceitual australiano, Stuart Ringholt que, ao longo de três noites no final de abril realizou excursões nuas pelas galerias como parte das comemorações do espaço de atuação para a abertura do novo edifício, com o título descritivo: Stuart Ringholt: Precedido por uma turnê do show pelo artista Stuart Ringholt, 4-5pm. (O artista estará nu. Aqueles que desejam participar da turnê também deve estar nu. Só Adultos.) 2011/2012> o artista conversa no MCA de Sydney. Aliás, todos os passeios foram com lotação esgotada.

 

Além destes, Ringholt já realizou passeios anteriores em Melbourne, Brisbane e Hobart, ele também realizou oficinas "catalisadoras", notadamente na Bienal de 2008, de Sydney, onde as situações ofensivas se espalharam sobre a Galeria de Arte da NSW como confetes, e as lágrimas foram derramadas quando os participantes abraçaram-se uns aos outros depois, completando o ciclo catártico. Ao longo dos anos, ele também tem colocado a si próprio em situações embaraçosas, como forma de confrontar erros sociais e situações embaraçosas, como caminhar por multidões públicas com papel higiênico pendurado para fora da parte de trás das calças, ou com catarro escorrendo de seu nariz.

 

Isso tudo pode soar um pouco ridículo, mas há um lado sério e terapêutico para tais performances. Ringholt crê firmemente de que o medo e constrangimento devem ser enfrentados na cabeça e que só assim será que nós, como seres humanos, triunfaremos sempre. Quanto aos seus próprios medos sociais e timidez-esses são muito bem e verdadeiramente superados através dos passeios nus.

 

No entanto nesta turnê havia pouco ou nenhum medo coletivo ou constrangimento. Ringholt e eu várias vezes conversamos sobre esse ser um tour "naturista", uma palavra que deveria ter me feito correr para me cobrir. Naturismo é uma sub-cultura, tal como o veganismo pode ser uma sub-cultura. Mas fiquei surpreso de ouvir de Ringholt falar que amantes da arte como formadores de uma sub-cultura- uma minoria.

 

Era fácil identificar os naturistas no meio da multidão (menos fáceis de detectar os vegans). Seus corpos tinham bronzeados os mais completos e reveladores e sedoso brilhos artificiais, e havia um compromisso confiante na forma como eles olham e mantém o olhar. Você também pode identificar os exibicionistas, masculinos e femininos, com as regiões inferiores cuidadosamente marcadas pelo bronzeado do resto do corpo, alguns com "apêndices" surpreendentes.

 

Mas pelo menos o nosso guia, Ringholt, que estava nu também, foi o centro das atenções quando se aglomeraram ao seu redor para ouvi-lo opinar sobre a escultura de Stephen Birch Sem título (2005), com um Homem-Aranha em tamanho real olhando para uma face cabeluda como uma minhoca saindo da parede - ou uso de grandes blocos de cor geométrica de Robert Owen em Sunrise #3 (2005), que Ringholt alegou parece emitir uma vibração que só pode ser sentida quando se está nu. No entanto, eu não senti nada, a minha esposa sentiu sempre mais frio, e certamente não experimentou qualquer sinestesia.

 

Minha mente vagou enquanto eu tentava identificar os muitos atendentes do museu que tinham corajosamente tirado as roupas também, seus emblemas de autoridade foram reduzidos aos crachás e walkie talkies. Eu pensei muito nas imagens de segurança do circuito fechado de TV, realizadas por três meses de acordo com Ringholt, e eu me indagava se algum guarda de segurança irregular, escondido nas entranhas do edifício, não estaria se pervertendo por nós.

 

Para mim, o lado sério da turnê de alguma forma falhou, ou até tenha se perdido, entre a festa da carne e as bebidas no Sculpture Terrace, sob um céu cheio de estrelas, a vista oposta do Sydney Opera House e uma temperatura que estava caindo rapidamente.

 

Eu esperava aprender alguma coisa, ou se não, ao menos, então estar participando de uma experiência de arte, um pequeno ator posto em meio de uma performance de Ringholt. Mas eu não estava.

 

Ringholt parecia não ter trabalhado muito a turnê em sua mente; ele parecia distante quando eu perguntei se eu tinha apenas participado de um trabalho de performance ou simplesmente andado nu por uma galeria? Infelizmente, Ringholt decididamente não conseguiu convencer-me que era nada mais coisa que a segunda opção. Uma opinião partilhada sem dúvida, pela multidão que se reuniu na rua do lado de fora quando perceberam pelas janelas do MCA as imagens de 60 corpos nus subindo as escadas.

 

No entanto, o circuito irá permanecer em minha mente, não pela revelação de que a perfuração do corpo é limitada apenas pela extensão da imaginação da pessoa, por exemplo, e que a beleza e eficácia de tatuagens não se encontram no seu tamanho ou extravagância mas na posição da obra de arte no corpo, e que estar nu diante de uma obra de arte não necessariamente aumenta sua apreciação.

 

Andar nu em torno do MCA foi certamente uma experiência. Mas eu iria repeti-la? Não. Meu último pensamento quando saímos do edifício era de que minha esposa é a mulher mais bonita do mundo, cuja bravura por despir-se em uma noite tão fria, simplesmente porque eu pedi a ela, está além de admiração.

 

Fonte: http://artasiapacific.com/Blog/NakedTourByStuartRingholtMCASydney

 

(enviado em 21/08/12 por Claudio Guerra via Facebook)


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