') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°159 - Fevereiro de 2014 - Ano XIV

Anuncie aqui

Em Abricó, nudez tem dia marcado

Jornal O Globo publicou neste domingo 9, matéria sobre a Praia do Abricó onde destaca a diferença de comportamento dos banhistas da praia entre finais de semana e dias da semana.

Único reduto naturista do Rio, praia desperta curiosidade e polêmica pela obrigatoriedade de tirar a roupa só em fins de semana

por Cibelle Brito

Img: Guilherme Leporace  

RIO — Encoberta por uma vegetação densa, a estreita faixa de areia branca surge em meio à Mata Atlântica na Avenida Estrada da Guanabara, em Grumari. Naquele trecho da via, de paralelepípedos, dois homens munidos de uma câmera digital tentam, do alto, fotografar banhistas muito à vontade, que curtem a sensação térmica de 50 graus do verão carioca sem biquíni, maiô ou calção de banho.

A Praia do Abricó ainda desperta curiosidade, mesmo sendo (e até por ser) o reduto oficial dos naturistas há 20 verões. Nos seus poucos mais de 250 metros quadrados, todos os sábados, domingos e feriados — com sol e condições favoráveis da maré —, a Associação Naturista de Abricó (ANAbricó) bate ponto e garante que qualquer banhista fique nu sem sofrer constrangimento por parte de outras pessoas ou do poder público. Em tempos de discussão sobre o direito de fazer topless em qualquer praia, ali ninguém usa roupa. Nos dias de semana, porém, o cenário é outro: pessoas em trajes de banho também são vistas naquele trecho de areia.

Leia tudo em http://oglobo.globo.com/rio/bairros

(enviado em 9/02/14 por Pedro Ribeiro


Naturismo na Mídia: jornal e TV.

O Naturismo foi tema de duas matérias em dois veículos de comunicação distintos: um jornal e uma emissora de TV. O jornalista e ex-deputado Fernando Gabeira apresenta na emissora de TV por assinatura Globonews uma matéria onde aborda o Naturismo na praia de Tambaba, onde considera que a organização e apoio institucional da prefeitura da cidade do Conde, fez com que o local "desse certo" ou seja funciona muito bem. No contraponto comparou com a praia de Abricó que sofre para se manter organizada porque não tem qualquer apoio oficial. O programa chamado Fernando Gabeira ainda está indo ao ar nos dias 6, quinta-feira: às 19 h 30 e 8, sábado: às 5 h 05 e 11 h 05. Também está disponível no site da GloboNews: http://g1.globo.com/globo-news/fernando-gabeira.

A outra matéria ainda vai ser publicada no jornal O GLOBO, no próximo domingo, 9 de fevereiro, no caderno O Globo Barra. O tema também a praia do Abricó. A repórter e fotógrafo visitaram a praia no dia 31 de janeiro, uma sexta-feira, para conhecer os problemas reclamados por seus frequentadores. A matéria também estará disponível no site do jornal. Portanto todos De Olho na Mídia.

(enviado em 6/02/14 por Pedro Ribeiro)

A partir deste ponto republicação das matérias apresentadas originalmente na seção "Últimas Notícias" do jornal OLHO NU,  entre 1 e 31 de janeiro de 2014

Nota de esclarecimento:

A respeito da nota maldosa publicada no dia 7 de janeiro de 2014 no jornal O GLOBO e seus afiliados na coluna do jornalista Ancelmo Góis, a Associação Naturista de Abricó (ANAbricó) tem o seguinte a esclarecer:

1- A ANAbricó não tem qualquer ligação com a possível festa, segundo o colunista, programada na praia do Abricó .

2- A ANAbricó não promove festas noturnas na praia, por ser o local de proteção ambiental e este tipo de movimentação perturba o equilíbrio natural local.

3- Qualquer evento, atividade ou festa promovida pela ANAbricó segue integralmente as normas do Naturismo da Federação Brasileira de Naturismo, qualquer que seja o horário e o local.

4- Ninguém está autorizado a promover qualquer tipo de evento em nome da ANAbricó sem sua expressa autorização.

5- A ANAbricó lembra que a praia do Abricó foi liberada para a prática estrita do Naturismo, onde a nudez é permitida (ou exigida em algumas ocasiões), nunca para atos sexuais de qualquer espécie ou uso de substâncias entorpecentes ilegais.

6- Por se tratar de área pública, a prática de atos sexuais explícitos está sujeita a sanções legais.

7- Qualquer membro da Associação Naturista de Abricó ou da Federação Brasileira de Naturismo que promova ou participe de tais atividades em área naturista está sujeito a sanções disciplinares do Código de Ética do Naturismo.

8- Reafirmamos que somente a visita à praia do Abricó nos dias e horários em que Associação Naturista de Abricó estiver presente na praia: sábados, domingos e feriados não chuvosos e durante o dia.

Rio de janeiro, 8 de janeiro de 2014.

A Diretoria

(enviado em 8/01/14 por ANAbricó)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2013
Todos os direitos reservados.