') popwin.document.close() }
Jornal Olho nu - edição N°161 - Abril de 2013 - Ano XIV |
Anuncie aqui |
|||
Como queremos o naturismo na América Latina? Federação Brasileira de Naturismo analisa as discussões do V Encontro Latino Americano realizado na Playa de Chihuahua, no Uruguai
O ELAN I – Brasil (Praia do Pinho) II – Argentina (Córdoba) III – Brasil (Colina do Sol) IV – Chile (Playa La Luna) V – Uruguai (Playa Chihuahua) VI - ???
A Motivação Desenvolver o naturismo na América Latina Troca de experiências Novas ideias Fortalecer a América Latina junto a Federação Internacional de Naturismo – INF-FNI
Temas que preocupam Nudez obrigatória Como integrar os jovens Presença de homens desacompanhados – discriminação Cumprimento das normas
Liderança e Organização Nudez obrigatória? O item 2.10 do Código de Ética (o nome correto é Normas Regulamentares do Naturismo Brasileiro) da FBrN, aprovado em 1996, a respeito da nudez, diz: “2 - COMPORTAMENTO INADEQUADO - As condutas abaixo relacionadas, com grau de intensidade e reincidência examinadas pelos Conselhos na forma referida no Item 1, constituem motivos para advertências, suspensão e expulsão do seus agentes dos quadros sociais e das áreas regidas pelas entidades filiadas à FBrN. ... 2.10 - Apresentar-se vestido em locais e horários exclusivos de nudismo, sendo tolerado às mulheres o top less, durante o período menstrual.”
Portanto a “obrigatoriedade” da nudez pode ter local e até mesmo horário. Por exemplo que uma associação pode obrigar a nudez na área de lazer e fazê-la opcional em seu restaurante – é uma decisão soberana da própria associação.
Há de se pesar os prós e os
contras de uma decisão como
esta. Como se diz, temos o
“bônus” e o “ônus”. Em uma das Assembleias Gerais da FBrN, no III EDN, na Praia de Barra Seca em 2010, a respeito deste tema foi dito: “... devemos dirigir para objetivo de 100% da nudez, com paciência, explicação, harmonia e conscientização.”
Rose, dirigente do SPNAT, em entrevista ao Jornal Olho Nu em 2012, disse a respeito: "A minha luta é para que não entrem realmente pessoas vestidas neste grupo. É preciso fazer um trabalho, fazer um acolhimento com conversas e explicar que ela vai se sentir muito melhor se também ficar nua". As normas da INF e FBrN não obrigam a nudez social em organizações naturistas. A nudez social é um direito e não uma obrigação permanente e universal. Assim sendo, temos a praia naturista de Tambaba que obriga a prática da nudez social em seu território, baseada em um decreto municipal e seu Estatuto e outra em que a nudez não é obrigatória, como a Galheta, em Florianópolis, SC. A FBrN respeita essas especificidades e não tem interferido nessas opções.
A nudez social obrigatória, portanto, só se justifica de forma permanente, baseada em legislação municipal vigente ou por decisão consensual da própria organização naturista.
A FBrN em recente consulta referente a este problema, orientou da seguinte forma: 1.No caso de frequência de famílias deve-se ter o cuidado de não fazer exigências de nudez obrigatória à menores de idade e idosos – a nudez nestes casos deve ser voluntária. 2.A maioria das associações naturistas brasileiras optou pela nudez obrigatória. Algumas concedem um tempo, variável, para os iniciantes se adaptarem à nudez. Outras exigem de imediato. Depende muito mais da cultura da região do que de uma postura exigida. 3.Em praias, com exceção de Galhetas, a nudez também é obrigatória. Entendemos que possa continuar assim. Porém é uma decisão que deve partir da associação responsável pela praia e/ou do próprio poder municipal que concedeu o decreto.
Integração dos Jovens - Problemas Dificuldade dos jovens, por questão de tempo – escola, faculdade, primeiro emprego, etc. Falta de atividades direcionadas ao público jovem. Sexualidade, receio. Namorado(a) não naturista.
Integração dos Jovens - Sugestões A FBrN tem procurado engajar em seu quadro administrativo jovens de todo o pais. É acreditando nos jovens que teremos um naturismo forte. As associações devem abrir espaços para os jovens, em sua direção e delegando a eles inclusive a realização de eventos nos espaços naturistas, como foi feito em dezembro na Colina do Sol.
Homens desacompanhados - Discriminação? Problema de cultura latina? Associações somente para casais? Desequilíbrio entre número de homens e mulheres nos encontros? Critérios subjetivos nas entrevistas “texteis” Acesso livre aos portadores de Cartão INF Conscientização Homo-afetivos
Cumprimento das normas Falta de divulgação das normas Práticas sexuais – swing, voyerismo, festas liberais, etc. Falta de pessoal para orientar Falta de preparação do pessoal existentes Diferenças entre regiões Diferenças entre associações, clubes, pousadas, praias
Liderança e Organização Associações dependentes de poucas pessoas para sobreviverem Falta de novas lideranças Falta de engajamento dos naturistas na direção e organização do naturismo O naturista quer ser apenas um hóspede no final de semana, para beber, comer e se divertir Resultado: paralisação do movimento
Federação Brasileira de
Naturismo
(enviado em 22/04/2014 por Secretaria da FBrN)
Leia também |
|||
Olho nu
- Copyright© 2000 / 2013
Todos os direitos reservados.