') popwin.document.close() }
Jornal Olho nu - edição N°161 - Abril de 2014 - Ano XIV |
Anuncie aqui |
||||||
Fundado em 25/07/2003 FILIADO A FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE NATURISMO (FBrN)
CONTATOS jorgebandeiraamaral@hotmail.com (92) 9116-6775 Manaus-Amazonas ENCONTRO NATURISTA DIA 30/03/2014 (DOMINGO) NATURISMODENOMINA-SE NATURISMO A PRÁTICA DA NUDEZ SOCIAL COMO FORMA DE DESENVOLVIMENTO DA SAÚDE FÍSICA E MENTAL ATRAVÉS DA PLENA INTEGRAÇÃO COM A NATUREZA. TEM POR INTENÇÃO FAVORECER O AUTO-RESPEITO, O RESPEITO PELO OUTRO E O CUIDADO COM O MEIO AMBIENTE. (Associação Internacional de Naturismo) Programe-se no ano todo para participar de nossos encontros naturistas: Março: 30 Abril: 27 Maio: 25 Junho: dias 08 (externa) e 29 Julho: 26 e 27 (pernoite) Agosto: 31 Setembro: 28 Outubro: 18 e 19 (III ENNN) Novembro: 30 Dezembro: 20 e 21 (Pernoite) (encontros aos domingos, pernoites sábados e domingos) Atividades Desportivas e recreativas de 2014 e III ENNN – DIAS 18 e 19/10/2014 Março: Concurso de conto e poesia naturista Abril: Concurso de Pintura Corporal Maio: Reunião geral para III ENNN Junho : Concurso de fotografia digital Julho: Sessão cinema naturista (filmagem de Luz Del Fuego, a pioneira do Naturismo no Brasil. Com Nalva Motta e direção de Iran Lamego. Roteiro de Jorge Bandeira. Fotografia de Vivi Acácio). Agosto: Torneio de Vôlei Setembro: apresentação do vídeo Luz Del Fuego, a Pioneira do Naturismo no Brasil. Outubro: Realização do III Encontro Norte-Nordeste de Naturismo, em Manaus e Presidente Figueiredo. Novembro: Gincana Dezembro: Confraternização natalina e amigo oculto. DIVULGANDO TEATRO E NATURISMO
A Cia Teatro Éden apresenta, com previsão de estreia na primeira semana de abril, a peça teatral NEANDERTAL, com texto e direção de Jorge Bandeira, adaptação para Teatro do conto de Italo Calvino, O Homem de Neandertal. A peça retrata a situação absurda de um homem/mulher de Neandertal sendo entrevistado/a por um jornalista num programa de televisão sensacionalista, com um desfecho surpreendente. Na peça, dois atuantes, Ademir Oliveira (naturista do Graúna) e Maysa Fernandes, que se revezam nos dois únicos personagens desta insólita aventura. A função é feita em nudez total pelos atores, quando interpretam a mulher/homem de Neandertal. Considerei a nudez essencial neste trabalho de interpretação, onde a pergunta que me fiz, e tendo elucidar no plano teatral é a seguinte: porque os exemplares fósseis encontrados são na maioria do sexo masculino e não fêmeas? A Pré-história já continha elementos do patriarcado em sua evolução histórica? Neste sentido resolvemos optar por uma transposição de atuação, onde tanto o ator quanto a atriz pudessem colocar em palco seus corpos nus e, de certa forma, deixar mais livre esta cadeia evolutiva no sentido dos elementos masculinos e femininos em seu bojo e reflexões que podem advir desta opção da direção. O contexto arqueológico da pré-história (inclusive a arqueologia da pré-história na Amazônia, com seus cacicados complexos!) ainda deixam grandes lacunas quanto a esta questão da divisão de tarefas entre os sexos, e que se configura como um desafio para a ciência e, neste caso, para esta pesquisa teatral que colocamos para a apreciação do público. A nudez natural dos Neandertais, sua desenvoltura corporal sem a necessidade de vestes neste espetáculo nos permite apreciar a atuação de Ademir e Maysa sem os dilemas do falso pudor, e nisso os atuantes estão entregues com grande êxito, e os ensaios que já realizamos até este momento confirmam que a nudez foi uma sábia opção para que este ser, este Neandertal, pudesse aparecer ante nossos olhos com naturalidade em pleno século XXI. Maysa e Ademir ensaiam em completa nudez e isso garante que a cada ensaio, a cada nova descoberta para a construção de seus personagens eles fiquem mais a vontade para testar movimentos e voz na medida em que surgem as cenas de maior desafio e pericia técnica na arte teatral. A pesquisa que propomos é sempre feita a partir de leituras e assuntos ligados ao universo do Neandertal, e também com as características essenciais da obra do autor que fez tudo isso brotar em nossas mentes, Italo Calvino, genial escritor italiano, já falecido.
Dia 21 de Fevereiro – Foi o dia Nacional do Naturismo. Aniversário de nascimento de Luz Del Fuego, nosso pioneira. A ela e ao seu legado naturista, nossas saudades e confiança de que o Naturismo organizado pelos afiliados a FBrN constitui-se no melhor caminho ao legítimo Naturismo brasileiro, onde a busca de mundo melhor garantirá o nosso êxito. O graúna só existe porque uma mulher, chamada Maria Luzia, que foi Presidenta da FBrN, nos disse, de forma categórica, mas doce, como sempre foi sua indelével figura: nunca se preocupem com quantidade, mas sim com a qualidade do Naturismo feito por vocês aí no Amazonas. Obrigado madrinha, suas palavras ainda ecoam 10 anos depois daquela conversa inicial que tivemos.
(Jorge Bandeira) Diretoria do Graúna Jorge Bandeira – Presidente Vice- Iran Tesoureiro- Joel Diretor de Ética – Roberto Diretor de Esporte – Vinícius Diretora de Cultura e Divulgação: Waldnely Presidente da FBrN: Sr. João Olavo FBrN email: presidência@fbrn.com.br Contatos: jorgebandeiraamaral@hotmail.com SOBRE O GRAÚNA a) O QUE É O GRAÚNA-AM? É um grupo naturista organizado no Amazonas (Manaus), afiliado à Federação Brasileira de Naturismo (FBrN), com DEZ anos de atividade. b) COMO O GRAÚNA-AM SE REÚNE? Temos encontros regulares em sítios e residências, onde podemos praticar o Naturismo com segurança. c) O NATURISMO DO GRAÚNA-AM TEM ALGUM APOIO OFICIAL? Sim, somos filiados à Federação Brasileira de Naturismo(FBrN), entidade nacional que congrega todas as áreas e instituições de Naturismo no Brasil. d) COMO POSSO PARTICIPAR DO GRAÚNA-AM? Você deve nos contactar e solicitar uma entrevista, só a partir daí que você poderá ser aceito em nossos encontros, conhecendo melhor nosso CÓDIGO DE ÉTICA e contribuindo para a manutenção do GRAÚNA-AM. e) QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS PRAIAS PÚBLICAS DE NATURISMO EXISTENTES NO BRASIL? As principais são: Praia do Pinho (SC), Tambaba (PB), Abricó (RJ), Galheta (SC), Massarandupió (BA), P. Brava (RJ), Barra Seca (ES). f) EXISTE ALGUMA RESTRIÇÃO PARA FAZER PARTE DO GRAÚNA-AM? Não, desde que cumpra de forma integral ao que consta em nosso CÓDIGO DE ÉTICA NATURISTA, e assine nosso TERMO DE ADESÃO E COMPROMISSO qualquer pessoa será bem vinda aos nossos encontros. g) QUEM PARTICIPA DO GRAÚNA HOJE? Famílias, Jovens,, religiosos, profissionais liberais, engenheiros, advogados, professores, profissionais da área de saúde, psicólogos, , artistas, pesquisadores, h) O QUE ACONTECE NOS ENCONTROS DO GRAÚNA-AM? É um ambiente familiar, confraternizamos, praticamos esportes, nos divertimos muito e temos um contato total com a natureza através do NATURISMO. CÓDIGO DE ÉTICA DO NATURISMO A PARTIR DA DEFINIÇÃO DE PRÍNCIPIOS DA FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE NATURISMO, EM CONJUNTO COM AS NORMAS DA FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE NATURISMO, ACATADA PELO GRAÚNA-AM COMO GRUPO AFILIADO A ESTAS INSTITUIÇÕES DIRIGENTES DO NATURISMO OFICIAL BRASILEIRO, SEGUIMOS AS SEGUINTES REGRAS DE RESPEITO MÚTUO E DE BOA CONVIVÊNCIA ENTRE NOSSOS ASSOCIADOS: ADOTAMOS INTEGRALMENTE A NUDEZ EM NOSSOS ENCONTROS; PROCURAMOS USAR TOALHAS E SIMILARES NOS ASSENTOS PÚBLICOS; ESTIMULAMOS, ATRAVÉS DA DISCRIÇÃO, RESPEITO E AMABILIDADE, AOS VISITANTES QUE, AINDA NÃO ADEPTOS DO NATURISMO, SINTAM-SE À VONTADE PARA SE INICIAREM NESTA PRÁTICA DA NUDEZ COLETIVA; PRESTAMOS AUXÍLIO, SEMPRE QUE POSSÍVEL E SOLICITADO POR OUTRO NATURISTA; RECEBEMOS COM SIMPATIA E ACEITAÇÃO QUALQUER TENTATIVA RESPEITOSA DE APROXIMAÇÃO, PARA TRAVAR CONHECIMENTO DE QUALQUER PESSOA QUE ASSIM O DESEJAR; RESPEITAMOS OS ESPAÇOS E OU PRIVACIDADE DESEJADOS POR OUTROS NATURISTAS NAS ÁREAS UTILIZADAS PELOS MESMOS.
AS ATITUDES ABAIXO FEREM A ÉTICA NATURISTA DO GRAÚNA E ESTARÃO SUJEITAS À ADVERTÊNCIA OU EXCLUSÃO DO ASSOCIADO OU VISITANTE DO CONVÍVIO ENTRE OS NATURISTAS DO GRAÚNA:
CIRCULAR NA ÁREA NATURISTA USANDO ROUPA. , EXCETO QUANDO RAZÕES DE HIGIENE, SAÚDE OU CONDIÇÕES CLIMATÉRICAS DESFAVORÁVEIS (MENSTRUAÇÃO) ASSIM O ACONSELHEM; AGIR DE MANEIRA DESRESPEITOSA OU AGRESSIVA COM QUEM QUER QUE SEJA, EM QUALQUER SITUAÇÃO; PRATICAR OU INSINUAR ATOS DE CARÁTER SEXUAL OU OBSCENO; FOTOGRAFAR, GRAVAR OU FILMAR QUALQUER INDIVÍDUO OU GRUPO, SEM PERMISSÃO DESTES OU DA ENTIDADE RESPONSÁVEL PELO LOCAL; CONSTRANGER OUTROS NATURISTAS COM GESTOS, PALAVRAS OU ATITUDES QUE TENHAM CONOTAÇÃO SEXUAL OU OUTRAS QUE DENOTEM FALTA DE CONDUTA OU RESPEITO; PRATICAR JOGOS OU OUTRAS ATIVIDADES EM LOCAIS QUE POSSAM INTERFERIR NA TRANQUILIDADE ALHEIA; UTILIZAR INSTRUMENTOS SONOROS DE FORMA QUE POSSA INTERFERIR NA TRANQUILIDADE ALHEIA; SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS EM LOCAIS OU CONDIÇÕES INAPROPRIADAS; EMBRIAGAR-SE OU FAZER USO DE DROGAS ILÍCITAS, PREJUDICANDO A HARMONIA DO GRUPO; DEIXAR LIXO FORA DOS LOCAIS APROPRIADOS; PRATICAR QUALQUER ATO QUE VENHA PERTUBAR A BOA CONVIVÊNCIA, NOMEADAMENTE AS QUE RECORRAM A ATITUDES EXIBICIONISTAS OU PROVOCATÓRIAS; CONTRIBUIR PARA A DETERIORAÇÃO DO MEIO AMBIENTE; AGREDIR, SOB QUALQUER FORMA, A FAUNA E A FLORA NATURAL NA ÁREA NATURISTA UTILIZADA E EM SUAS ADJACÊNCIAS.
(enviado em 10/03/14 por Maria Luzia) |
||||||
Olho nu
- Copyright© 2000 / 2014
Todos os direitos reservados.