') popwin.document.close() }
Jornal Olho nu - edição N°171 - Fevereiro de 2015 - Ano XV |
Anuncie aqui |
|||
14º Congresso Brasileiro de Naturismo: A Colina do Sol em festa
A Colina do Sol, clube e condomínio naturista em Taquara, no Rio Grande do Sul sediou nos dias 30 e 31 de janeiro e 1 de fevereiro o décimo quarto congresso brasileiro de naturismo, evento bi-anual, promovido pela Federação Brasileira de Naturismo com objetivo de reunir os dirigentes das associações naturistas federadas para debaterem assuntos importantes para o Naturismo Brasileiro e também elegerem a nova diretoria para o biênio seguinte. Os não dirigentes e convidados, que não quiseram participar das assembleias, tiveram opções de atividades paralelas sociais e esportivas que desfrutaram das acomodações da belíssima e bem estruturada entidade sede do evento.
O primeiro dia do Congresso começou à tarde com o cadastramento de todos os participantes, que chegaram à Colina durante toda a sexta-feira. Em seguida os membros da diretoria (presidência, vice-presidência, Conselho maior, Conselho de ética e diretoria administrativa) foram convidados a participar da primeira reunião de trabalho do evento, onde foram colocadas as diretrizes finais para a próxima assembleia, realizada no domingo, 1 de fevereiro, logo após a eleição.
À noite um jantar onde foi servido no Restaurante do Lago o arroz de carreteiro, prato típico da região, serviu para a primeira grande confraternização, reunindo naturistas vindos de Norte a Sul do país, antigos e novos amigos, com muitos assuntos para serem colocados em dia. A noite foi encerrada ao som de música dançante conduzida por um DJ especialmente contratado.
A abertura oficial do Congresso foi às 10 horas da manhã do sábado, 31 de janeiro, no salão de convivência da pousada do clube. O presidente da FBrN João Olavo Rosés convidou integrantes da diretoria para tomarem lugar à mesa, os quais fizeram seus discursos de boas vindas e agradecimentos. Logo em seguida seguiu-se uma mesa redonda pra discussão do tema "o que é o naturismo?" conduzida por Waldo Andrade, do Ecoparque da Mata e Celso Rossi, da Colina do Sol, com dinâmicas de grupo e exibição de vídeos.
Após o almoço começaram as competições esportivas em volta do lago, atividades que atraíram muitos torcedores e competidores em busca das medalhas. A primeira delas foi a prova de canoagem em duplas, que levou a uma acirrada disputa vencida pelo veterano Celso Rossi. Em seguida a competição de natação que consistia em atravessar o lago a nado, com quatro intrépidos disputantes. Até salvamento teve no meio do percurso, pois um dos competidores, inclusive considerado favorito, Leonardo Spinola, teve uma câimbra e teve que ser socorrido pela equipe médica de plantão, chefiada pelo doutor Alex Silva. A prova foi vencida por Gustavo Negreiros, da SONAPA. A terceira e última disputa foi a de revezamento de natação, cujas duplas eram formadas por uma criança e um adulto, que teriam que nadar ao trapiche do centro do lago e retornar ao ponto de partida. Após as premiações alguns atletas ainda foram pras quadras de vôlei, mas sem caráter de disputa oficial.
Por volta das 18 horas os membros dos Conselhos da FBrN foram convocados para a última reunião oficial com a atual diretoria, já que no domingo pela manhã será eleita e empossada a nova.
O jantar coletivo foi cachorro quente e encerrando a noite um grupo musical cantou e tocou ao vivo músicas dançantes gaúchas, forrós e pop, animando muitíssimo o ambiente.
O terceiro e último dia do Congresso foi o momento de se tomarem as decisões. Representantes de vinte e uma instituições naturistas de todo o Brasil escolheram por aclamação a nova presidência da Federação Brasileira de Naturismo representada por Renata Barreto Freire, dirigente do NIP, Naturistas do Interior Paulista, em Campinas e Pedro Ribeiro, dirigente da ANAbricó, Associação Naturista de Abricó, no Rio de Janeiro.
Também foram eleitos os novos membros do Conselho de Ética: José Antonio Tannús, da GoiasNAT, Maria Luzia de Almeida, do Naturismo Capixaba e Luis Carlos Haak, da PinhoNAT. João Olavo Rosès ficou como suplente.
Antes da reunião eleitoral dois artistas fizeram uma performance teatral com uma pantomima que descrevia a dificuldade das pessoas compartilharem objetos e emoções. Iram Lamego, do Grauna e Márcia Mística, da ANAbricó arrancaram aplausos entusiasmados da atenta plateia após a encenação.
Logo após a eleição foi convocada a Assembleia Geral Extraordinária, já dirigida pela presidência recém-eleita e empossada, onde foram votadas importantes alterações no estatuto da federação, assunto que já havia sido discutido no último encontro oficial da federação. Após os discursos de despedida e de chegada da antiga e nova presidência foi encerrado oficialmente o XIV Congresso Brasileiro de Naturismo, mas ainda houve tempo para a foto oficial e uma sessão de dinâmica de grupo.
Ainda ocorreu mais uma confraternização representada pelo churrasco de chão, forma de preparo típico gaúcho.
Texto: Pedro Ribeiro Imagens: Pedro Ribeiro, Alex Souza e Neucedir Valério
(enviado em 4/02/15)
(enviado em 12/01/14 por Colina do Sol- secretaria) |
|||
Olho nu
- Copyright© 2000 / 2015
Todos os direitos reservados.