') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°206 - Janeiro de 2018 - Ano XVIII

Anuncie aqui

Carnaval em Tambaba

por Rosana Diniz

 

A praia de Tambaba é mundialmente conhecida pela prática do Naturismo e está situada no município do Conde, Litoral Sul da Paraíba, dentro de uma APA (Área de Proteção Ambiental).

 

Além do Naturismo, a área também oferece outras opções de lazer pra quem quer passar o carnaval por aqui, com a família.

 

Com o propósito original de oferecer à população ambientes interativos de respeito à fauna e à flora presentes na Área de Preservação Ambiental de Tambaba, foi criado o Bloco Pega na Biluca, que acontece todos os anos,na segunda-feira de Carnaval.

 

Pega na Biluca foi o nome escolhido em votação pelos frequentadores da Arca de Bilu, referência gastronômica do Litoral Sul da Paraíba, em homenagem às jiboias que são comuns na APA de Tambaba. Jiboias são animais dóceis e de fácil convivência com os humanos, mas a falta de informação e conhecimento, fazem com que as pessoas se assustem e matem as cobras que encontram pelo caminho.

 

Com a intenção de estimular a preservação desses animais, surgiu a ideia de criar o bloco carnavalesco. Que prega o respeito a esses animais, que não fazem nenhum mal as pessoas, e ajudam na eliminação de roedores, que é o seu cardápio preferido.

 

Pega na Biluca é proteção ambiental, alegria e consciência elevada.

 

Além do bloco que sai em desfile as 15:00 hs, esse ano vamos ter pela manhã, a 2ª Caminhada Ecológica da Biluca” que tem o percurso de 8,3 KM.
Veja:
https://www.ecobooking.com.br/eventos/inscricaoEVS1.php?InsVS1=8w3rxxgz1cczds3il1b3ydse3st761

 

 

Após a caminhada, os participantes voltam para o restaurante Arca de Bilù para se juntar a concentração do Bloco.

 

O horário da concentração está marcado para as 13hs ao som de Orquestra de frevo e Maracatu.

 

O desfile é composto por personagens-símbolos como Luz del Fuego, Medusa, Adão e Eva, e tantos outros, ligados de uma forma ou outra a historias de serpentes. E lógico que o desfile só poderia ser liderado pela serpente “Biluca”.

 

O artista plástico Tito Lobo (ao centro) e o famoso Bilú.

Cobra de 10 metros de comprimento, que ganha vida, carregada pelos foliões de todas as diversidades de gêneros, religiões, etnias, capacidades ou incapacidades. Pois como diz o tema de 2018: "O AMOR NÃO TEM COR, TEM LUZ".

 

Tema este, escolhido pelo Artista Plástico Paraibano Tito Lobo, que pela segunda vez, enriquece o acervo do bloco, e abrilhanta o seu desfile, ao doar uma tela de sua autoria pra ser usada como estandarte 2018.

 

Informações e inscrições:

83 99972 2369
 

(enviado em 22/01/18 por Rosana Diniz)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2018
Todos os direitos reservados.