') popwin.document.close() }
Jornal Olho nu - edição N°213 - Agosto de 2018 - Ano XIX |
Anuncie aqui |
|||
Associação da praia do Abricó quer melhorar infraestrutura para celebrar os "15 anos oficiais" do naturismo Balneário atrai visitantes interessados na prática desde os anos 1970
por Gilberto Porcidonio Imagem: Roberto Moreyra/ Agência O Globo Jornal O GLOBO 27/08/18
RIO- Naturistas preparam os festejos para celebrar os 15 anos em que o nudismo foi oficializado na Praia do Abricó, em Grumari, na Zona Oeste. A data é comemorada no mês de outubro. Polo de naturismo desde os anos de 1970, o balneário de 250 metros de extensão é o único da cidade que é amparado por uma lei, de 2014.
O objetivo da Associação Naturista de Abricó (Anabricó) é melhorar a infraestrutura da praia, como a instalação de uma passarela, já aprovada pela prefeitura, que desça do ponto da Avenida Estado da Guanabara até a faixa de areia. isso daria outra opção de acesso à praia além do quebra-mar, que, quando a maré sobe3 entre maio e julho, fica cheio de pedras. A Associação também quer aumentar a quantidade de lixeiras.
O grupo busca ainda manter o apoio dos associados durante a baixa temporada, reforçar a fiscalização e instalar um ponto fixo para a Guarda Municipal.
- Também é preciso que o visitante tenha disciplina. Infelizmente não é todo mundo que vem para uma praia naturista na intenção de fazer o naturismo. Daí acaba confundindo as coisas. Os que estão aqui ajudam a manter isso com aqueles que vêm pela primeira vez - explica Elisangela Santiago, presidente da Associação Naturista.
Essa é uma das funções do pedreiro Neemias Rodrigues, que chegou na praia há dois anos, a convite de Elisangela.
- O cumprimento das regras tem sido excelente. Eu sempre levo na conversa quando vejo algo que não está nos conformes. estou aqui mais para tranquilizar quem chega, já que não ocorre roubo, arrastão.. É um paraíso - declarou Neemias.
A praia que, assim como sua vizinha, a Prainha, tem a Bandeira Azul - uma certificação internacional para praias e áreas costeiras que cumprem exigências ambientais bem rígidas. O local também conquistou o comerciante Carlos Alberto Muniz, o K9, que hoje é o vice-presidente da ANAbricó e também trabalha no quiosque local.
- tem muita gente que mora aqui do lado e que não conhece a praia porque tem ideias erradas, mas esta é uma praia comum. Depois que agente passou a ter esse cuidado maior com a área, começaram a vir muitos turistas. A Olimpíada Nua, por exemplo, foi um sucesso - afirmou Carlos Alberto.
A Associação também discutiu como será a organização da praia para o próximo verão e a implementação da PLC 64/2018, de autoria da deputada federal Laura Carneiro (MDB), que regulamentaria a prática do naturismo em todo o país. O presidente da Federação brasileira de Naturismo, Pedro Ribeiro, frequenta a praia há 28 anos. Ele é um dos fundadores do polo de naturismo, quando ainda era clandestino e chegou a enfrentar forte repressão policial.
- Em 1994, veio a nossa primeira legalização através de um decreto municipal, mas depois, em uma semana, foi proibida pela justiça. isso só foi derrubado em 2003, disse o professor, que aproveita para fazer um balanço da praia desde que a frequentou pela primeira vez:
- No momento, a praia está convicta de que é naturista. A gente conseguiu fazer com que as pessoas aceitassem e admitissem que ela existe e, hoje em dia, todos sabem. Nestes 15 anos, Abricó ainda é uma jovem adolescente que está debutando.
Leia a matéria completa no jornal O GLOBO acessando https://oglobo.globo.com/rio/associacao-da-praia-de-abrico-quer-melhorar-infraestrutura-para-celebrar-os-15-anos-oficiais-de-naturismo-23014324?
(enviado em 27/08/18 por ANAbricó) |
|||
Olho nu
- Copyright© 2000 / 2018
Todos os direitos reservados.