Jornal Olho nu - edição N° 236 - Julho de 2020 - Ano XX |
Anuncie aqui |
|
NUDISMO E JUVENTUDE, ALÉM DA ADOLESCÊNCIA
Fórum nº 14 da CLANUD através do chat do Telegram Moderador: César Luis Rodríguez Chumbe, de Peru Participam membros e convidados de vários países da América Latina 06-07 de julho de 2020
Qualquer organização no mundo que queira se perpetuar precisa formar jovens, caso contrário, a organização está envelhecendo e está destinada a desaparecer.
Conforme observado, existe
um elemento muito frequente no perfil do nudista comum, nos
referimos à atitude individualista. Ou seja, as pessoas se tornam
nudistas e participam de atividades, mas por algumas, ou talvez, por
várias razões, alguns se sintam confortáveis em praticar sem
comunicar a outras pessoas conhecidas que isto faz parte de seu
crescimento pessoal. Por outro lado, alguns outros estão interessados em convidar mais pessoas para participar de nudismo, conversar sobre isso com seu parceiro, sua família, seus amigos e deixam claro seu estilo de vida.
Os anos passam e eles se
tornam nudistas assíduos para praticar preservando a comunidade.
Outros elementos que observamos no perfil da pessoa que pratica o
nudismo são: Na grande maioria, homens de diferentes idades e
status civil; que cada vez mais estão interessados em
divulgar seu interesse pelo nudismo. Em outro lado, há os nudistas que têm filhos e filhas. Similarmente observou-se que alguns deles convidam suas parceiras para atividades e muitas vezes elas os acompanham. Mas, se eles têm filhos pequenos, em poucas ocasiões, eles pouco apouco aprendem a estar dispostos a envolver os filhos a praticar em família. É possível que aqui se ative algum instinto de proteção, por isso procuram se relacionar mais com as outras famílias, mas essa é outro tema.
Essas observações foram o ponto de partida para fazer 6 perguntas no fórum presente.
1.- A participação dos jovens (20 a 30 anos) em grupos nudistas é maioria ou minoria?
Das 13 respostas, 12 indicaram que a participação dos jovens é minoria. Especificamente, eles mencionam que em passeios familiares a lugares fora da cidade, pode-se ver a presença de jovens. Já foi dito que existe uma ligeira tendência para aumentar o número de jovens e também foi mencionado que vergonha e falta de confiança podem ser fatores que diminuem sua conexão total nos grupos. Na experiência Latino-americano, observou-se que a participação dos jovens é cada vez maior velhos e há jovens envolvidos na disseminação do nudismo. No caso peruano, pode-se até dizer que a participação dos jovens do sexo masculino é entretanto mais escassa. Levando em conta as respostas, temos que supor que é uma realidade que deve se tornar o ponto de partida para orientar as ações dos líderes da América Latina.
2.- Quais são os fatores ou impedimentos negativos que podem dificultar a participação de jovens em um grupo de nudistas?
Opiniões diversas foram obtidas nesta parte do fórum. Entre as principais causas pelas quais os jovens não participam facilmente foram mencionadas as seguintes: Os custos dos eventos. Eles acontecem em lugares distantes. As atividades não interessam aos jovens. O grande número de homens e poucas mulheres em atividades. Restrição em ambientes com música. Não há eventos somente para jovens. Assédio por membros que talvez não tenham as regras claras. A possibilidade de ser fotografado. Pouca informação sobre nudismo. Ter que seguir regras. Os jovens não recebem destaque. A condição de participar em casais que ocorre em alguns grupos. O pensamento conservador e às vezes machista dos líderes. Sensibilidade e medo de críticas sociais. Que seus amigos podem ver isso como uma prática sexual ou imoral. Padrões de beleza. As múltiplas atividades que os jovens que estudam devem realizar, etc.
Os motivos acima mencionados
foram declarados por jovens de vários países
Os jovens têm menos dinheiro, procuram a agitação, riem muito e gastam bem; estão muito interessados em se relacionar com outros jovens. Meninas são mais cautelosas, elas acham que podem ser alvo de assédio.
Como mencionamos, em grande parte, os mesmos fatores que dificultam a participação de adultos são aqueles que dificultam a participação dos mais jovens, mas estes são mais sensíveis e se sentem mais afetados e, portanto, muito menos jovens participam de atividades nudistas. Em conclusão, o espaço nudista é hostil aos jovens. Temos que encontrar uma maneira de fazê-lo mais amável.
3.- Na sua opinião, o que
os jovens gostariam de encontrar em um grupo de nudismo? Várias respostas disseram: atividades de interesse para os jovens, e assinalaram como opções: música, dança, recitais, teatro e tópicos relacionados a cuidado do meio ambiente.
Também foi mencionada a possibilidade de fazer amigos, um lugar sem preconceitos, temas artísticos e culturais, esportes radicais, caminhadas, diversão saudável e atividades lúdicas.
Definitivamente, os jovens sempre serão atraídos para lugares onde hajam mais jovens porque estão em seu estágio de busca de conhecimento, amigos, parceiros, experiência e diversão. Tanto é assim que possivelmente evitem entrar em contato com pessoas mais velhas.
Se queremos que haja mais jovens no movimento nudista obrigatoriamente, são eles que têm todas as estratégias conhecidas, seus requisitos identificados e poderia organizar atividades que interessam a pessoas na sua faixa etária. Talvez os líderes de grupo devam patrocinar esses tipos de atividades, dando-lhes espaço em todos os aspectos sem pretender regular, limitar ou interferir em suas atividades. Jovens, pela seu lado, devem respeitar as diretrizes da CLANUD e da FNI-INF.
4.- Quais são os benefícios que os jovens podem encontrar na prática de nudismo?
Eles mencionaram: uma experiência diferente, a aceitação do corpo, encontrar amigos com interesses comuns, ser menos preconceituoso e ser de mente mais aberta, melhorar a autoestima e a inteligência intrapessoal. Melhorar a capacidade de se desenvolver em público.
Na opinião de outros, melhorar sua saúde, encontrar sua criança interior, superar medos, melhorar sistema imune. Desenvolvimento da consciência ambiental, aprendendo a se respeitar e respeitar os outros.
Aparentemente, um dos
principais benefícios seria melhorar a autoestima, um fator que
ainda está em fase de consolidação na juventude. Talvez algo não mencionado seja a motivação para melhorar sua aparência física que é de grande interesse entre os jovens. Também foi mencionado que é um estágio de busca. O desejo de atrair atenção e ser valorizado está presente. O fato de se ver por muito mais tempo do que o normal é uma reencontro consigo mesmo que pode estimular o interesse em melhorar a aparência e em consequência a saúde física e mental.
5.- Quais estratégias
poderiam ser usadas para espalhar o nudismo entre os jovens?
No início, estabelecer
estratégias, pois, aparentemente, na maioria dos grupos Divulgação em mídias e revistas para jovens, pôsteres em universidades, criação de grupos de jovens criados por eles mesmos e autogerenciados, dar a eles poder de decisão, diversão, aventura e suspense. Mostre que o lugar é seguro. Espalhar mais variedade de atividades e não dê a impressão de que é apenas para um tipo de público. Maior divulgação nas redes sociais.
Difundir conversas onde o tópico é divulgado antecipadamente. Canais podem ser criados evitando conteúdo especializado censurado. Vídeos curtos e infográficos. Conversas virtuais e presenciais, realizadas por jovens que participem da liderança e se atrevam a se apresentar à sociedade como nudistas. Eventos nas universidades. Evidências de jovens que mostram seus rostos. Deixe claro as intenções de integrar mais jovens na comunidade.
CONCLUSÃO E RECOMENDAÇÃO:
A CLANUD convida os jovens a serem proativos e irem atrás da formação de seus espaços; sair da sua zona de conforto ou resignação para ver as coisas acontecerem; aproveitar o caminho já descrito pelos líderes e mais velhos em que estamos à frente, busquem aos líderes quando eles precisarem de orientação ou conselho, porque estamos do outro lado de uma mensagem de texto.
Confederação
Latino-Americana de Nudismo. Julho / 2020 Leia o documento original em PDF: NUDISMO Y JUVENTUD, MÁS ALLÁ DE LA ADOLESCENCIA
Voltar á página inicial do NATInforme da CLANUD.
(enviado em 23/05/20 por Maytê Róldan via whatsapp) |
|
Olho nu
- Copyright© 2000 / 2020
Todos os direitos reservados.