Nudismo e Religião

Fórum N ° 17 da CLANUD via chat do Telegram

Moderadora: Florencia Brenner - Argentina.

Participam membros e convidados de vários países da América Latina.

27 a 28 de julho de 2020

A nudez foi erroneamente julgada pela religião judaico-cristã como sinônimo de imoralidade e luxúria, de acordo com regras morais e éticas estabelecido nos mandamentos bíblicos. Esta visão estava ligada à história do Gênesis, segundo o qual Adão e Eva viveram em um estado de pureza até a tentação, que os separou da graça do Paraíso e, portanto, eles sentiram vergonha e culpa por sua nudez. Esta versão criou uma identificação do nu com o chamado pecado original sobre o qual é baseado o preconceito contra a nudez. Esta interpretação infundada deturpou a avaliação do nudez na cultura judaico-cristã alcançando nossos dias.

O presente fórum tem por objetivo analisar a interpretação do nu, tanto do ponto de vista dessas religiões quanto do nudista / naturista dando-nos as bases para neutralizar os preconceitos tão arraigados na sociedade.

Usamos várias perguntas para coletar as informações:

1. Como a religião judaico-cristã influenciou na avaliação da nudez? Podemos basear nossa opinião nesta avaliação? Por que?

Respostas dos participantes:

Se tomarmos a religião judaico / cristã como uma instituição, a mesma tem historicamente considerado o corpo nu como algo pecaminoso, imoral, imodesto. Isso, sem fundamento sério para apoiá-lo. No entanto, a Doutrina Cristã citou vários textos bíblicos onde a mesma não é censurada, tomando-o como um símbolo de expropriação e desapego material.

Santo Tomás de Aquino e o Papa João Paulo afirmam que o nu é apenas repreensível quando realizado com intenção lasciva ou quando desvaloriza o pessoa humana, tornando-o um mero objeto de prazer.

Existem congregações de cristãos protestantes que praticam nudismo mesmo em suas missas. Portanto, não há contradição entre o nudismo e esta religião, visto que o nudista respeita a ética naturista

Podemos basear nossa opinião na religião judaico-cristã porque o os princípios morais e éticos bíblicos fornecem as bases críticas para distinguir e diferenciar nudez de intenções, atitudes e comportamentos não naturais e indesejáveis, como parafilias, exibicionismo, voyeurismo, orgias, que, embora envolvam nudez na maior parte do casos, não são típicos do estilo de vida Naturista.

Todo ser humano, mesmo um ateu, reconhece a existência de um ser ou uma força onisciente, onipresente, onipotente; e todos ensinam a amar a vida, amar e respeitar nosso corpo físico, mental, emocional, espiritual e etéreo, tentando o melhor, sempre com respeito ao próximo e buscando a harmonia com a natureza que nos rodeia, da qual somos seus governantes e responsáveis. Esta avaliação também se aplica à pessoa quando sente parte da grande existência e honrado por poder usufruir e compartilhar, no momento adequado, com pessoas afins, como é o caso do Naturismo.

Os textos bíblicos oferecem afirmações contraditórias sobre a nudez, em alguns é bom e em outros é algo pecaminoso, mas a percepção da sociedade em geral tem sido mais uma rejeição dos nus por medo do castigo que cada religião determina.

Não podemos basear nossa opinião nesta ou naquela religião porque, a mesma é uma criação artificial feita pelo homem para explicar e organizar seu sistema de crenças e dogmas, e cada um decide segui-los ou buscar outras fontes de conhecimento.

A religião é algo pessoal e cada pessoa define o quanto é influenciada por ela, o que não deve ser imposto ou assumido como verdade para todos.

Conclusão

Do que foi expresso pelos participantes, conclui-se que a maioria acredita que a religião judaico-cristã influenciou negativamente a avaliação da nudez, mesmo aquela praticada de acordo com a ética Naturista, ignorando considerações, tanto dos textos bíblicos quanto da Doutrina, segundo o que o próprio corpo nu não é pecaminoso, a não ser quando realizado com intenção lasciva ou quando desvaloriza a pessoa, tornando-a um mero objeto para prazer ou decoração.

O nudismo contemporâneo é uma corrente muito recente, por isso não se pode basear em textos de outras épocas para obter orientações e opiniões sobre a socialização sem roupas.

2. Você conhece a influência de outras religiões no significado da nudez?

Em geral, as religiões históricas, com exceção do islamismo, não impõem nenhuma cláusula contra o corpo nu, exceto em caso de sexo indiscriminado ou luxurioso considerando o corpo como um templo do Espírito.

Os povos originários (indígenas, por exemplo, onde as noções de corporalidade e relação com o mundo adquirem outro significado), existem rituais associados à fertilidade e agricultura, incluindo nudez. Nas religiões de origem hindu se faz o culto ao cuidado do corpo.

As religiões criam doutrinas que transmitem e seus líderes orientam as normas dentro do que eles consideram ser corretos, muitas religiões vêem o nudismo como uma prática saudável, outras não. As chamadas religiões pagãs, ou de aborígenes, de nativos, simplesmente o praticam, não têm um julgamento sobre isso, é natural. Algumas igrejas Cristãs Protestantes e Hindus praticavam, e ainda praticam a nudez como parte de sua adoração e como um símbolo de espoliação material (adamitas, nadas na Índia, jainistas) etc. Ao contrário, a religião muçulmana, tem influenciado negativamente a avaliação de nudez.

Conclusão

A opinião unânime foi que a valorização da nudez se influenciou de outras religiões e culturas que consideram o nu algo natural, sejam por questões rituais, higiênicas ou como símbolo de expropriação. A única exceção mencionada é a religião muçulmana.

3. As raízes da palavra religião (re-ligare) significam: unir ou estar fortemente amarrado ou atado, você acha que o nudismo pode ser considerado um tipo de religião? Por quê?

O nudismo como tal não é uma religião porque não propõe uma união mística com forças ou energias. Embora reúna as pessoas, é em si uma disciplina de integração, comunicação e vínculo entre as pessoas; É um estilo de vida, é a liberdade de escolher ficar nu e realizar as atividades atividades diárias e recreativas nesse estado, individualmente ou em grupo. É uma condição natural por termos nascidos sem roupa, e por essa naturalidade a pessoa está ligada natureza da qual um faz parte.

Não é uma religião nem é conveniente associá-la a uma, é uma prática livre desde que não viole os direitos de outras pessoas e não esteja relacionado com estruturas típicas de religiões (hierarquias, templos, dízimos, etc.), porém melhor associar a uma prática habitual e normal, de pessoas que se recriam desta forma..

Não é uma religião, embora a maioria dos nudistas queira pertencer a um grupo, identificando-se como uma família, sentindo-se membro de alguma entidade; assim como também existem outros que desejam se tornar líderes, ou se sentir como líderes que ditam suas próprias diretrizes, costumes, pontos de vista, chegando a impor suas ideias, autoridade e notoriedade, desconsiderando a experiência ou aprendizagem com outros líderes. Eles exigem o reconhecimento de sua trajetória, eles inventam cerimônias de iniciação ritualística típicas de uma religião ou seita.

Conclusão

O nudismo NÃO é uma religião, mas também não são incompatíveis, existindo coincidências com a ética naturista, principalmente nos seguintes aspectos:
* Respeito por você mesmo e pelo próximo (ame o próximo como a si mesmo).
* Austeridade (não consumismo ou materialismo, mas equilíbrio).
* Tolerância
* Não violência
* Paz e fraternidade, entre nudistas em qualquer lugar do mundo onde se encontrem (re-ligare universal).

Do ponto de vista estrito da etimologia da palavra religião, existem muitas atividades que, sem ter conteúdo espiritual, servem para criar vínculos de unidade entre as pessoas. Se você considera uma religião sem a adoração de uma entidade divina, então, se pudesse ser qualificada como religião; nudismo social e a família criam laços fortes entre aqueles que a praticam e essas reuniões se fazem regularmente, sejam em locais ou ao ar livre em harmonia com a natureza.

PESQUISA PARALELA COMPLEMENTAR AO FÓRUM

Além disso, foi realizada uma pesquisa com duas questões e três opções de respostas cada:

PERGUNTA 1. Que é nudismo?

A) INF: Nudismo [naturismo] é uma forma de viver em harmonia com a natureza, caracterizada pela prática da nudez em comum, com o propósito de promover o respeito por si mesmo, pelos outros e pelo meio ambiente ambiente

B) RAE: Prática de ficar completamente nu em público, especialmente considerando que a nudez total é desejável para um equilíbrio físico e moral perfeito.

C) Simples convivência social praticada em grupo sem as limitações de roupas impostas pela sociedade

13 respostas foram recebidas, das quais 10 pessoas escolheram a resposta A da INF (Federação Internacional de Nudistas); 1 pessoa escolheu a resposta B da RAE (Real Academia Espanhola); 1 pessoa escolheu a resposta C.

Portanto, 85% dos entrevistados se sentem identificados com a definição da federação internacional.

PERGUNTA 2. Que é religião?

A) RAE. Conjunto de crenças ou dogmas sobre a divindade, de sentimentos de veneração e medo em relação a ela, de padrões morais para comportamento individual e social e práticas rituais, principalmente oração e o sacrifício para adorá-lo.

B) Ligare- propriamente significa: amarrar, amarrar, segurar, de onde leva efetivamente o sentido de unir, juntar e o de circundar, rodear e cingir. Re-intensificar o significado do verbo, portanto, relegare permanece como: atar, ligar ou amarrar firmemente.

C) Conjunto de práticas rituais estabelecidas, dentro de um sistema de crenças, que criam laços fortes entre as pessoas que as praticam.

D) Outra definição. Qual?

Desta segunda questão também obtivemos 13 respostas, das quais 10 pessoas escolheram a resposta A da RAE (Royal Spanish Academy), 2 escolheram a resposta C e mais 3 pessoas adicionaram sua própria definição sintetizado abaixo

- Conjunto de crenças ou dogmas sobre a divindade ou ser supremo a quem muitos de nós chamamos Deus; sentimento de veneração e temor por ela, de padrões morais de conduta individual e nos leva a agir em prol do bem-estar dos outros e práticas rituais, principalmente oração e sacrifício para adorar.

Cconclusión:
85% dos entrevistados se sentem identificados com a definição de nudismo da Federação Internacional de Naturismo e 66% concordam com a definição religião conforme definido pela Real Academia Espanhola.

Confederação Latino-Americana de Nudismo. Julho / 2020

Leia o documento original em PDF: NUDISMO Y RELIGION

Voltar á página inicial do NATInforme da CLANUD.

(enviado em 01/08/20 por Maytê Róldan via whatsapp)


Você está acessando
Jornal OLHO NU - edição 237 - agosto de 2020


Olho nu - Copyright© 2000 / 2020
Todos os direitos reservados.