Por Pedro Ribeiro
foto: C. Paraíba |
|
Reginaldo Filho, que participa desde a edição de 2010, é uma das estrelas do Tambaba Open de Surf NU. Nesta foto com 9 anos de idade ao lado do pai, também surfista. |
O surf pode ser considerado o esporte naturista por excelência, já que une a natureza do mar a pouca necessidade de roupas para sua prática. Pegando essa onda, há doze anos atrás, o grupo Naturistas Unidos, liderado por Carlos Santiago, teve a ideia visionária: que tal incluir uma competição de surf nu entre as atrações do 31º congresso Internacional de Naturismo? E foi assim, que em 2008, nasceu na praia de Tambaba a única competição de surf naturista do mundo, única porque a competição é reconhecida pela Federação Paraibana de Surf, e os competidores aqui em Tambaba, pontuam para o campeonato estadual.
Desde então, todos os anos, tradicionalmente no mês de setembro, a praia de Tambaba recebe surfistas naturistas de várias partes do Nordeste, onde até campeão brasileiro já esteve participando. Esse esporte tornou realidade uma meta desejada pelas federações naturistas de todo o mundo: atrair mais jovens para a prática naturista. Ironicamente, neste ano de pandemia, a edição deste ano não pode ser realizada.
Em comemoração aos vinte anos de jornal OLHO NU, trazemos de volta os bons momentos do Tambaba Open de Surf Naturista nas suas 12 edições passadas, desde a estreia em 2008. Acompanhe conosco as matérias, recordando os bons momentos ou descobrindo tudo o que você perdeu.
Img: JON |
|
Acompanhar a história do Tambaba Open de Surf Nu é também acompanhar o crescimento e desenvolvimento de Reginaldo Filho. Nesta foto com 12 anos, quando acabou de ganhar o campeonato de surf infantil do Nordeste |
A primeira edição ocorreu com muita expectativa e cheio de dúvidas. O XXXI congresso Internacional de Naturismo, realizado em Tambaba, foi o palco do Primeiro campeonato Internacional Naturista de Surf, um dos pontos altos dos eventos paralelos. A ideia surgiu com os integrantes do grupo independente NU (Naturistas Unidos), liderado por Carlos Santiago, que entrou em contato com a Federação Paraibana de Surf, cujo presidente, Alexandre Palitot, aceitou o desafio na hora. O desafio consistia em convencer os surfistas a disputarem as provas e permanecerem nus enquanto estivessem na área da praia de Tambaba, pois, "de maneira geral, o surfista têm problemas com a sua própria nudez", declarou Palitot à época.
Entre na página da época e leia a matéria completa da primeira edição.
A segunda edição do Tambaba Open de Surf Naturista, em 2009, foi uma das principais atrações do VII Encontro Brasileiro de Naturismo. Desenvolver a prática esportiva nos ambientes naturistas é um dos principais objetivos do grupo NU - Naturistas Unidos, que tem seu principal flanco no município do Conde. O surf é um esporte que concilia vários elementos do Naturismo, como a sensação de liberdade e o respeito que os surfistas têm pelo mar.
Leia a matéria original do 2º Tambaba Open de Surf.
A 3ª Edição do Tambaba Open Naturista de Surf /2010 foi um grande sucesso. Foi a primeira edição em que ele ocorreu independente de um outro evento naturista. Foi realizado em outubro, por causa do Congresso Internacional de Naturismo realizado em setembro na Itália. Promovido pelo NU - Naturistas Unidos e a SERI, contou com a participação de surfistas da terra e de outros estados da federação.
Img: JON |
Na edição de 2015 Reginaldo Filho foi o campeão das categorias Express Session e Local. E vice na categoria Open, aos 12 anos de idade. |
Clique aqui e veja o resumo original do 3º Tambaba Open de Surf Naturista.
A 4ª Edição do Tambaba Open de Surf Naturista foi um tremendo sucesso! Foi em um final de semana com muito sol, "maneiríssimas" ondas e uma galera radical surfando nu na paradisíaca Praia de Tambaba, em 2011. O evento foi aberto por uma caminhada ambiental com treze pessoas que percorreram a Trilha das Falésias, em meio à floresta protegida por medidas ambientais, que cerca a praia naturista da Paraíba. Desta vez a publicação contou com versão em inglês.
Leia a matéria completa do 4º Tambaba Open de Surf naturista clicando aqui.
A 5ª edição do Tambaba Open de Surf Naturista, em 2012, teve recorde de participantes, atraindo surfistas de quatro Estados do Nordeste. Foi promovido pelo grupo Naturistas Unidos(NU) com apoio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), buscando divulgar o desenvolvimento do segmento e a atrair o público jovem,através do incentivo ao surf.
Leia o resumo publicado originalmente no jornal Paraíba News clicando aqui.
A 6ª edição do Tambaba Open de Surf, realizado em 2013, foi também o ano em que o Movimento Naturistas Unidos (Movimento NU) completou 10 anos de existência. As edições desse evento esportivo naturista cresceram ano a ano, tendo o número recorde de 40 inscritos nesta versão 2013, sempre com novatos na prática nudista que depois tornam-se adeptos, mesmo com as dificuldades impostas por uma lei municipal que proíbe a entrada de homens desacompanhados de mulheres na praia. A 6ª edição do Tambaba Open Surf Naturista serviu também para conscientizar a população de que é preciso preservar a natureza e evitar qualquer tipo de depósito de lixo nas praias para evitar sua poluição.
Leia a cobertura completa do 6º Tambaba Open de Surf Naturista clicando aqui.
A 7ª edição do Tambaba Open de Surf Naturista foi marcada pelo tempo instável, mar forte e boas ondas. Realizado nos dias 6 e 7 de setembro de 2014, teve uma temática ambiental que chamou atenção de autoridades governamentais, surfistas, visitantes e a sociedade em geral para a necessidade da preservação de Tambaba/Garaú. A cobertura desta vez foi feita pelo Facebook oficial do evento.
Leia o resumo de tudo o que aconteceu na 7ª edição do evento.
Img: JON |
Na edição de 2018, já com quinze anos, Reginaldo filho continuou se destacando na competição. |
A 8ª edição do Tambaba Open de Surf Naturista, realizado em 2015, teve presença do secretário de turismo e de meio-ambiente do município do Conde, mostrando que o poder público sempre prestigia o evento, e fazendo promessas de melhoria geral para a praia de Tambaba.
Veja como foi a 8ª edição do Tambaba Open de Surf Naturista.
A 9º edição Tambaba Open de Surf Naturista, em 2016, terminou com a vitória nas três categorias Local, Open e Expression Session pelo surfista Reginaldo Junior, de 13 anos de idade, concorrente no Tambaba Open desde as primeiras edições, e morador do Assentamento Tambaba, núcleo rural perto da praia. O Open ainda é o único evento do tipo no mundo, mas na nona edição fez uma inovação para garantir seu futuro, com a adição da categoria Iniciante, para atrair novos surfistas naturistas para a praia. Em outros dois cadernos da mesma edição veja que esta edição também foi inclusiva por ter permitida a participação de um surfista com perna mecânica (Leia também o caderno NATEspecial)
Muita informação nos três cadernos da 9ª edição do Tambaba Open de Surf Naturista.
A 10ª edição do Tambaba Open de Surf Naturista foi marcada por sol forte, boas ondas e uma galera radicalizando no surf ao natural, em 2017. E contou com a participação efetiva de uma estrela do surf brasileiro. Elivelton Santos, o jovem surfista de 21 anos de idade, vice-campeão mundial na categoria sub-18, no Equador, em 2014.
Leia a matéria completa do 10º Tambaba Open de Surf naturista clicando aqui.
Img: JON |
Na última edição do Tambaba Open de Surf Nu, em 2019, Reginaldo foi mais uma vez o destaque |
A 11ª edição do Tambaba Open de Surf Naturista comemorou os 10 anos de realização do evento que se tornou um marco esportivo e turístico do litoral sul do estado da Paraíba. Atraindo os veteranos do esporte nu, também faz o papel de atrair mais jovens para a prática naturista.
Leia que nos 10 anos o brilho do esporte naturista continua intenso.
A 12ª edição do Tambaba Open, em 2019, foi a última realizada até agora, por causa da pandemia do Covid-19 em 2020. Esta edição mereceu cobertura especial de 4 cadernos do jornal OLHO NU, trazendo todos os detalhes desde os preparativos para a realização do evento, passando pelo dia a dia da competição e a premiação final. O torneio ocorreu paralelamente ao VIII Encontro naturista Norte-Nordeste e dividiu atenções.
Comece a ler as primeiras informações do da edição número 12 clicando aqui.
Pedro Ribeiro
Editor
(enviado em 1/08/20)
Você está acessando
Jornal OLHO NU - edição 238 - setembro de 2020
Olho nu
- Copyright© 2000 / 2020
Todos os direitos reservados.