CLANUD promoveu fóruns de discussões sobre naturismo abrangendo toda América Latina

A Confederação LatinoAmericana de Nudismo desde início de abril promove debates virtuais com naturistas de todo continente.

por Pedro Ribeiro

Desde o dia 6 de abril até meados de agosto a Confederação LatinoAmericana de Nudismo (CLANUD), órgão agregador do naturismo para os países desta região do globo, fundado em março do ano passado, vem apresentado fóruns virtuais de debates sobre assuntos relacionados ao Naturismo todas as segundas-feiras, que se estendem ao dia seguinte. Ele é feito a partir do aplicativo Telegram.

A participação foi aberta a qualquer pessoa que quisesse, mas foi necessário seguir algumas regras: primeiramente devia baixar o aplicativo, depois agregar-se ao grupo AMIGOS CLANUD, a partir de umo link de convite. Em seguida esperar ser aprovada sua agregação. A partir de então teve acesso ao grupo de debates do fórum.

Já no fórum houve mais algumas poucas regras: Para participar deve ser coerente com o tema proposto na ocasião, elaborar uma só mensagem e postar no grupo de chat, dentro do tempo que esteja assinalado. O fórum é aberto às 8 horas da manhã de segunda-feira e encerrado às 18 horas do dia seguinte.

O jornal OLHO NU está disponibilizando todas as conversas do fórum. Para ler basta clicar em cada link abaixo. O texto está traduzido para o português, mas o original em espanhol também estará disponível a partir de cada página, em arquivo PDF.

O primeiro tema foi "Preconceitos sociais em relação à nudez", na estreia dia 6 de abril. Foi moderado por Florencia Brenner, da Argentina. Pessoas de 10 países diferentes participaram.

O segundo tema, "Desafios da mulher em uma comunidade nudista", no dia 13 de abril. Foi moderado por Maité Gómez, da Colômbia. Participaram pessoas também de 10 países diferentes.

O terceiro tema, "Que acontece com o casal quando um é nudista e o outro não?", no dia 20 de abril. Foi moderado por Mercedes Aguilar, do México. Participaram pessoas também de 10 países diferentes.

O quarto tema, "Você diz abertamente às pessoas que você é nudista?", no dia 27 de abril. Foi moderado por Anisha Rivera, do Equador. Participaram pessoas também de 10 países diferentes.

O quinto tema, "LEGALIZAÇÃO DA PRÁTICA DO NUDISMO" no dia 4 de maio. Foi  moderado por Mercedes Aguilar, do México, que teve o seguinte subtema: Um local nudista se conquista pouco a pouco ou se deve confrontar o estado por uma declaração governamental?

O sexto tema, "GUIA PRÁTICO PARA CONSTITUIR UM GRUPO NUDISTA"foi realizado no dia 11 de maio, mas o conteúdo do debate será distribuído posteriormente às entidades filiadas diretamente.

O sétimo tema, "PODE-SE ACEITAR QUE UM NOVATO PERMANEÇA DE ROUPA DURANTE SEU PRIMEIRO EVENTO?" no dia 18 de maio. Foi  moderado por Fernando Vargas Barquero y Juan Carlos Córdoba Jiménez - Costa Rica, que teve o seguinte subtema: É necessário apresentar o novato aos demais assistentes? É obrigatório uma cerimônia de iniciação no nudismo?

O oitavo tema foi moderado pelo colombiano Juancho Parada com o tema "BENEFÍCIOS DO NUDISMO NA SAÚDE" no dia 25 de maio. Teve os seguintes subtemas: Vantagens de dormir nu, Terapias naturais e Saúde mental.

O nono tema "PODE-SE REALIZAR UM NUDISMO ECONOMICAMENTE SUSTENTÁVEL?" foi realizado no dia 1 de junho e foi moderado pelo boliviano Raúl Suarez e pelo argentino Miguel Suarez. Os seguintes subtemas "Quais são os negócios compatíveis com o nudismo" e "Empreendimentos naturistas com poucos recursos" foram expostos.

O décimo tema foi moderado pela Argentina na pessoa de  Florencia Brenner "Nudismo e filhos", no dia 8 de junho. Os seguintes subtemas forma discutidos: As crianças jovens têm vergonha da nudez? Em que idade começam a tê-la? Como evitar ser envergonhado ao crescer? Benefícios do nudismo familiar; Relação entre pais e crianças; Como agir com pré-adolescentes e adolescentes nudistas.

A décima primeira reunião foi moderada por México e Colômbia - Juan Castañeda/Juancho Parada - "Nudismo e Fotografia" nos dias 15 e 16 de junho - "Nudismo presencial versus nudismo virtual" O que é uma fotografia de nudista e o que não é? Que papéis as fotografias desempenham em eventos nudistas? Fotografias para nudistas em ambientes públicos e privados. Corresponsabilidade em sua gestão.

No dias 22 e 23 de junho René Rojas, do Chile, moderou a décima segunda reunião com o tema "Primeira experiência nudista em praias ou locais públicos". Como agir se uma pessoa deseja participar de sempre um evento, que não precise pagar? E se um homem tiver ereção e se gabar disso?

O décimo terceiro fórum ocorreu nos dias 29 e 30 de junho e foram moderadas por Florencia Brenner, da Argentina e de Fernando Vargas, da Costa Rica, cujo tema foi "NUDISMO DE CASAIS E SEXUALIDADE" que questionou se o casal nudista perde seu erotismo e cumplicidade íntima?

Nos dias 6 e 7 de julho, César Rodrígues, do Peru, conduziu a décima quarta reunião virtual com o tema "NUDISMO E JUVENTUDE, ALÉM DA ADOLESCÊNCIA" que debateu maneiras eficazes de atrair jovens para o Naturismo.

"Nudistas e a relação com os têxteis" foi o tema do décimo quinto fórum, realizado nos dias 13 e 14 de julho. Conduzido por Florencia Brenner de Argentina, teve como subtemas "está de acordo ou não com praias exclusivas para nudistas?" e "se fosse permitido ficar nu, você iria a praias têxteis praticando o nudismo? questões, como se vê, bem excitantes.

Diante da pandemia atual, Gustavo de la Garza e Luis Márquez, do México., apresentaram o décimo sexto tema do fórum da CLANUD. "Fatores a serem considerados no nudismo diante da nova realidade." Qual será a adaptação que o nudista precisa ter? A tolerância desempenhará um papel importante? O que preciso para me reconhecer como nudista? foram os subtemas apresentados nos dias 20 e 21 de julho.

O décimo sétimo tema foi desenvolvido por Florencia Brenner, da Argentina nos dias 27 e 28 de julho: "Nudismo e Religião". Os subtemas nortearam as intervenções: Como a religião judaico-cristã influenciou na avaliação da nudez?; Você conhece a influência de outras religiões no significado da nudez? ; você acha que o nudismo pode ser considerado um tipo de religião?

O Nudismo e o esporte foi o décimo oitavo tema desenvolvido nos chats da CLANUD. Moderado por César Melgar, da Bolívia, nos dias 3 e 4 de agosto. Os subtemas foram: Quais esportes podem ser praticados sem roupa e seus benefícios?. São importantes o traje esportivo e o de segurança?

"Quando você veio pela primeira vez a uma reunião de nudismo, você não sabia do que se tratava?" Foi o 19º é último tema dos fóruns patrocinados pela CLANUD, nos dias 10 e 11 de agosto. Os subtemas do debate derradeiro foram: Qual é a sua primeira impressão? O que os outros convidados devem fazer? O que o anfitrião deve dizer? A pessoa que convidou o novo participante deve ser penalizada por não dizer a verdade? Moderado por Mercedes Aguilar de México.

(atualizado em 4/09/20 por Maytê Róldan via whatsapp)


Você está acessando
Jornal OLHO NU - edição 239 - outubro de 2020


Olho nu - Copyright© 2000 / 2020
Todos os direitos reservados.