FOCUS edição de fevereiro disponível

O boletim informativo da Federação Internacional de Naturismo está com a edição de fevereiro disponível para leitura, em três idiomas: inglês, francês e alemão. Você pode ler a versão de sua preferência acessando o site da Federação.

Origens do movimento naturista ao redor do mundo é a primeira matéria desta edição. Ela mostra que é possível que o Naturismo tenha seus momentos iniciais com Pitágoras, na Grécia Antiga, quando se combinavam esportes, espiritualidade e um sistema educacional que visava juntar o corpo e a mente de seus companheiros. Daí a matéria vai acompanhando a evolução do Naturismo por centenas de anos.

O segundo artigo é uma reflexão sobre o que é ser naturista e como isso atinge a autoestima de quem é adepto. Pegando um gancho a partir da recus de uma pessoa a fazer nua hidroginástica, porque achava que seu corpo não estava bem para tanta ousadia.

O terceiro artigo também é um convite à reflexão com o tema do conceito de livre arbítrio. A questão de saber se os humanos têm livre arbítrio tem assombrado a humanidade desde o amanhecer de suas capacidades de raciocínio. Muitas pessoas discutem que, como humanos são dotados de um cérebro que molda em seres morais razoáveis, a elas são sempre apresentadas escolhas ao agir de acordo com seus desejos e comportamento. Se os humanos não têm livre arbítrio, eles seriam nada menos que fantoches em uma corda.

Esta edição é concluída com um artigo da presidente da INF, Sieglid Ivo, que analisa seu próprio discurso proferido durante o Congresso Internacional de Naturismo realizado em Portugal, em 2018, quando conclamou que o movimento naturista precisa voltar às suas raízes, com maior preocupação com as associações e federações do que com as praias.

Clique sobre o seu idioma preferido no primeiro parágrafo para fazer o download da edição diretamente do site inf-fni.org..

(enviado em 8/02/21 por INF-FNI)


Estabelecidas as datas para o Dia Mundial do Naturismo para 2021

Img: jornal O DIA

Comemoração do Dia Internacional do Naturismo na praia do Abricó em 2005

A Federação Internacional de Naturismo estabeleceu as datas comemorativas do Dia Mundial do Naturismo, para o ano de 2021. A primeira data é no dia 4 de julho, para o Hemisfério Norte do planeta e a outra 5 de dezembro, para o Hemisfério Sul.

São duas datas diferentes para respeitar as condições climáticas mais favoráveis para as diferentes regiões do globo. Ambas as datas representam o fim da Primavera e expectativa do Verão.

(enviado em 17/11/20 por INF-FNI)


INF-FNI transfere mais uma vez o próximo Congresso Internacional na Eslovênia

36º Congresso Internacional de Naturismo em Portugal (2018)

Previsto para ocorrer em outubro deste ano, a Federação Internacional de Naturismo decidiu transferir mais uma vez a data da realização da 37ª edição do Congresso Internacional, devido á pandemia mundial do covid-19. A nova data agora será de 7 a 10 de outubro de 2021. O local, no entanto, ainda será mantido na Eslovênia, que será o palco do evento normalmente bianual que reúne as lideranças naturistas de mais de 36 países de todo o Globo. Além da confraternização, debates e decisões sobre o futuro do naturismo mundial é também realizada eleição para diversos cargos administrativos da instituição. O país sede é escolhido também por eleição para o congresso seguinte, ficando ao cargo de montar toda infraestrutura e logística para efetivamente realizá-lo.

 

Todos os prazos para inscrição e de apresentação de assuntos para debates foram também esticados, mas ainda correm algumas dúvidas sobre a possibilidade da realização da forma tradicional, por consta das restrições de aglomeração e das medidas sanitárias. "Se os requisitos de espaçamento social do governo (mesas com 2 metros de distância etc.) ainda persistirem em 2021, não poderemos aceitar visitantes na sala de conferências, dada a capacidade limitada dessa sala neste caso", declara a presidente Sieglide Ivo em comunicado oficial enviada a todas as federações nacionais de todo o mundo.

 

Desta forma a Federação Internacional de Naturismo (INF-FNI) divulgou a lista dos candidatos aos diversos cargos eletivos, os quais o jornal OLHO NU transcreve abaixo:

 

Cargo

candidato

países que propõem

Presidente da INF-FNI

Sieglinde IVO

Áustria

Stéphane Deschênes

Reino Unido -Canadá

Tesoureiro

Rolf HOSTETTLER

Liechtenstein

Huub GIESEN

Bélgica - Irlanda

Assessor para países

europeus

Letitia MEDINA

Irlanda

Filipa Gouveia Esteves

Portugal

Comissão de Ética

sem candidatos

 

Mídia social

Rosita DAL SOGLIO

Liechtenstein

Maja PENKO

Eslovênia

Proteção do naturismo

Hector MARTINEZ

México

Verificadores de conta (mandato de 4 anos)

Armand CEOLIN

Luxemburgo

Conselho jurídico

sem candidatos

 

Caso o número de candidatos propostos não seja suficiente para cobrir todos os cargos do INF-FNI, o Conselho Consultivo está autorizado a completar a lista com suas próprias propostas.

 

(reenviado em 28/07/20 por INF-FNI)


Você está acessando
Jornal OLHO NU - edição 243 - fevereiro de 2021


Olho nu - Copyright© 2000 / 2021
Todos os direitos reservados.