Encontro presencial do Graúna

(enviado em 21/10/21 por Graúna via Whatsapp)


GRAÚNA - GRUPO AMAZÔNICO UNIÃO NATURISTA

Os indígenas eram os principais praticantes do naturismo, mas foram obrigados a abandonar este hábito tão salutar. Com o objetivo de resgatar o costume da nudez original, nasceu o GRAÚNA, em 25 de julho de 2003, em um sítio próximo ao KM 30 da AM-010, longe do caos da cidade de Manaus, combatendo o preconceito em relação à nudez e mostrando que é possível viver em sintonia com a natureza.

O recanto do GRAÚNA é cercado por árvores, com uma piscina natural, ampla área para as atividades, ideal para ficar em paz e principalmente para fugir da loucura da cidade, é o local onde o naturista encontra tempo para ficar sossegado, cuidar do corpo e da alma, apreciando o quanto existe de lindo ao redor.

Local onde amigos e familiares, podem contemplar a natureza completamente sem roupa, conectados com os elementos, se integrando plenamente ao meio ambiente.

O Naturismo não é apenas uma ferramenta de exposição do corpo aos elementos, mas sim um caminho para tornar o ser humano integral, sem fachadas e da forma como veio ao mundo.

Para quem não é naturista a nudez continuará sendo um tabu. A sociedade impõe regras morais perniciosas, afastando o humano da sua própria natureza, que condiciona as pessoas a pensar que corpo nu está relacionado somente ao prazer sexual e ao pornográfico. O naturismo procura mostrar que quem pensa assim está totalmente errado, podemos viver a nudez social apenas de forma recreativa sem ser eróticos. É necessário começar a separar as coisas.

"Quem pratica o naturismo se desarma de todos os preconceitos e problemas da sociedade. É um momento que devemos usar para nos conhecer” diz Jorge Bandeira, fundador do grupo.

Teatro sempre um ponto forte do GRAÙNA

O GRAÚNA surgiu após o fechamento do Amazonat Hotel de Selva, na época havia no Brasil poucos lugares exclusivos para o público naturista. A partir do fechamento do hotel, Jorge Bandeira, e outros fundadores começaram a procurar áreas específicas para a prática segura do naturismo ao mesmo tempo que utilizavam os meios de comunicação para agregar novos adeptos.

Apesar dos poucos convertidos, no primeiro momento, a insistência cautelosa e por muitas vezes lenta, deu seus frutos e hoje se junta no sítio um grupo seleto que gosta de praticar o naturismo de forma saudável.

Para quem teve a oportunidade de participar dos Congrenat(s), Elan(s), e outros grandes eventos que marcam a cena naturista, tiveram a grata satisfação de presenciar espetáculos teatrais trazidos pelo Coletivo GRAÚNA. As ações culturais são uma marca do GRAÚNA, principalmente o teatro, trazendo ao grupo a preocupação com assuntos regionais e os problemas mundiais principalmente nas áreas ambientais.

O Sol com sua total luminosidade, sempre presente no GRAÚNA, convida a todos para experimentar o Naturismo. O verão amazonense é a época que o crescimento do grupo torna-se evidente, com novos adeptos. As pessoas que entram em contato com o GRAÚNA, fazem uma entrevista para saber se estão aptos para o naturismo ou não.

É válido lembrar que o naturismo possui severas regras, que você poderá conhecer no site da FBrN - Federação Brasileiro de Naturismo e qualquer um que desrespeitá-las poderá ser afastado do Movimento Naturista.

GRAÚNA - GRUPO AMAZÔNICO UNIÃO NATURISTA

contatos: Marcela Luiza (92) 988410885

Iran Lamego (92) 991953497

grauna@graunaam.com.br

IRAN LAMEGO José Iran Lamego Barbosa é ator, dramaturgo, pesquisador, produtor cultural, diretor teatral, graduado em Letras e pós-graduado em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Foi responsável por criar um movimento pedagógico teatral nas escolas e nas periferias criando Festivais, Mostras. Hoje atua no Projeto Casa Taua-Caá, no bairro Santa Etelvina. Foi coordenador do "Projeto Teatro-Educação na Escola" na Secretaria Municipal de Educação de Manaus, Co-fundador da ATP - Associação de Teatro da Periferia. É atualmente presidente do GRAÚNA.

(enviado em 14/09/21 por NATVale via Whatsapp)


Resumo de encontro presencial do Graúna

GRAÚNA - Grupo Amazônico União Naturista

O Movimento Naturista se consolida no Amazonas com a caminhada de 18 anos do GRAÚNA. Pode se dizer que se se consolida na Amazônia, pois, ainda o GRAÚNA é o único grupo efetivo nessa imensa região. GRAÚNA - como enfatiza seu presidente Iram Lamego - grupo naturista familiar, tem como características a partilha e a renovação. Partilha no sentido lato do termo. Esse senso que é inerente aos antigos e que permeia os novos participantes só fortalece o grupo. Renovação, é a tônica aos que vão entrando no GRAÚNA.

Esses dois fatores ficaram claros neste último pernoite de sábado e domingo, 4 e 5 de setembro: Partilha e renovação.

O sábado foi muito bom com jogos, bate papo, comes e bebes e o domingo ainda melhor com a vinda do sol para alegrar ainda mais o ambiente graunense com a piscina, caminhada e badminton entre outras atividades. Depois de tanto tempo sem encontros presenciais foi uma grande alegria de receber visitantes.

O GRAÚNA deu boas vindas aos artistas Lucy e Thiago, que seja a primeira visita de muitas. Ao Raphael com sua alegria, espera-se que permaneça no grupo. Também ao Belkione, espero que tenha gostado do grupo. E por fim boas vindas ao Orson que chegou no domingo à tarde, todos desejam que retorne.

"Gratidão ao caro Haroldo pela gentileza, é o nosso gentleman graunense. Gratidão a Mari pela partilha das decisões e atividades do grupo. Gratidão Taty pelo cuidado com o grupo. Gratidão Bené, solidário com os graunenses não motorizados. Gratidão Adriana por sua alegria e cuidado. Sandra sempre terna. Gratidão aos demais pela presença. Foi muito bom recebermos o caro Lecio de Natal, participante do NU-RN." reconhece Iram. No período da tarde de domingo o presidente Iram precisou se ausentar devido a um compromisso prévio, mas, o GRAÚNA ficou bem representando sob a responsabilidade de graunenses dessa renovação, "que alegria!" regozija-se.

(enviado em 7/09/21 por Iram Lamego via Whatsapp)


Calendário* de eventos do GRAÚNA 2021
Grupo Amazônico União naturista

*Atenção, por causa da pandemia as datas do calendário poderão ser modificadas.

(enviado em 10/01/21 por Grauna)


Você está acessando
Jornal OLHO NU - edição 251 - Outubro de 2021


Olho nu - Copyright© 2000 / 2021
Todos os direitos reservados.