Outono chegou. E com ele o clima mais fechado, mais frio. Ao menos, teoricamente, isto é que deveria acontecer. Mas isso não desanima as associações, grupos e locais naturistas de se organizarem. Aproveitando as diversas datas comemorativas do mês de abril, haverá muitas oportunidades de encontros e confraternização. O grande feriadão de Páscoa, que se une ao Dia de Tiradentes e, em alguns locais, se une também ao Dia de São Jorge, trará uma oportunidade única de viajar para muitos lugares por esse Brasil afora. Consulte a NATAgenda, divirta-se, participe, prestigie e lute para que nossas áreas naturistas sobrevivam aos inúmeros ataques preconceituosos de políticos, que nunca acabam. Também diga não àqueles que querem transformar as áreas naturistas em áreas de libertinagem e de “pegação” sexual. Procure sempre as associações filiadas à FBrN para fortalecê-las e dar suporte e tranquilidade a você próprio.
A edição de abril do jornal OLHO NU continua sendo atualizada por todo o mês. Veja o que já tem de novo.
https://www.jornalolhonu.com.br
Leia os destaques desta edição:
1) O estado de Santa Catarina está correndo o risco de ter o Naturismo extinto nas três praias delegadas para a prática. Audiência pública na Assembleia Legislativa de Santa Catarina reuniu dezenas de participantes para debater, inicialmente, o futuro do naturismo nas praias do estado, mas as discussões acabaram se focalizando à praia da Galheta. Veja o debate completo e a opinião de Pedro Ribeiro em NATLuta.
2) A TV ALESC, órgão midiático da Assembleia Legislativa do estado de Santa Catarina, fez reportagem sobre a audiência pública que debateu no dia 20 de março de 2025 a proibição do naturismo na praia da Galheta, em Florianópolis. Veja na íntegra em De Olho na Mídia.
3) A edição 2025 da Pedalada Pelada ocorreu em São Paulo no dia 15 de março. Reuniu dezenas de ciclistas que pedalaram inteiramente nus ou usando pouca roupa para protestar contra a falta de visibilidade dos ciclistas no trânsito nas grandes cidades, A ideia é que nus, os ciclistas serão enfim vistos pelos motoristas, que poderão tomar cuidado com eles. Em Nudez & Protesto.
4) O articulista Arthur Virmond de Lacerda Neto faz um balanço das matérias publicadas em seu blog que tratam de nudez, nudismo e naturismo nos últimos anos e apresenta reflexão do comportamento das pessoas diante da própria nudez e da nudez alheia. Em NATArtigo.
5) Neste final de semana, o Graúna faz mais um encontro ao natural em seu sítio na região amazônica, mas na sexta-feira há um encontro têxtil para conhecer novos candidatos a participar do grupo.
6) Também neste final de semana, o PlaNAT (Clube Naturista do Planalto Central) promove o segundo encontro naturista do ano, com mais uma Festa Havaiana.
7) Vai haver Encontro têxtil com nudez opcional promovido pelo SPNat, agora em abril. Com palestras, filminho e pipoca. Não perca. Informe-se em
https://www.jornalolhonu.com.br/spnat
8) Também em abril o grupo de nudez social NATVale. no Vale do Paraíba em São Paulo, comemora o Dia dos Povos Originários. Entre em contato e reserve seu lugar.
9) Outra entidade tradicional não filiada à Federação Brasileira de Naturismo, o Clube Rincão vai abrir as portas para o feriadão de Páscoa, de sexta-feira até segunda.
10) O NU-RN (Naturistas Unidos do Rio Grande do Norte) vai fazer um bate e volta em encontro naturista em um ambiente incrível de águas cristalinas no final deste mês. Quer participar?
11) Para maio o NATParaná já escolheu as datas de seu próximo encontro. O NATEncontro Feliz terá toda sua renda revertida para tratamento de saúde de um associado.
12) Também em maio já há a primeira oportunidade para visitar uma aldeia indígena no Xingu, para uma experiência imersiva e naturista. Se perder essa data, há várias outras oportunidades.
Boa leitura. Boa reflexão. Bom lazer.
Até a edição de Maio de 2025. Lembrando que esta edição continuará sendo atualizada durante todo o mês.
Pedro Ribeiro
(enviado em 1/04/25)