') popwin.document.close() }
Jornal Olho nu - edição N°107 - outubro de 2009 - Ano X |
Anuncie aqui |
|||
VII Encontro Brasileiro de Naturismo
por Pedro Ribeiro* Pedro Ribeiro
A praia de Tambaba foi novamente a estrela de mais um evento de naturismo no Brasil. Um ano depois de ter sido a sede do XXXI Congresso Internacional de Naturismo, torna-se a sede do VII Encontro Brasileiro de Naturismo, justamente no ano em que completa 18 anos de fundação, sua maioridade.
O palco não poderia ter sido mais apropriado, pois a inegável beleza natural do lugar é impressionante e arrebatadora e foi emoldurada por um sol quente, mar calmo e morno e também por uma lua cheia de tirar o fôlego.
A praia de Tambaba é a única oficial do Brasil que recebe apoio direto das autoridades do município onde se localiza, no caso o do Conde, vizinho à pacata João Pessoa. Este apoio influencia diretamente na dinâmica da praia, que conta com uma (polêmica) lei que permite somente a entrada de casais (homens com mulheres) e mulheres sozinhas. Também a nudez é obrigatória. No entanto, durante este evento, as duas regras não foram cumpridas, pois permitiu-se a entrada de homens desacompanhados de mulheres e havia muitas pessoas vestidas, entre trabalhadores, expositores, dançarinos, apoiadores, cantores e seguranças.
Aliás a segurança foi impressionante, pois a quantidade de policiais militares, guardas municipais, guardas florestais, guarda-vidas e para-médicos, todos vestidos e muito!, revelou que o número esperado de participantes seria bem maior do que foi, ainda que a praia não estivesse vazia.
Lamentamos no entanto que todo o aparato de segurança não evitou a presença da equipe do programa Pânico na TV, fazendo matérias vulgares com (os poucos) naturistas incautos que não se deram conta de que seriam ridicularizados no ar, via satélite para todo o Brasil. Um desserviço ao naturismo.
A atual diretoria da SONATA, sociedade Naturista de Tambaba, é presidida pelo poeta, músico e professor da Universidade Federal da Paraíba, José Wagner de Oliveira, que leva sua gestão de maneira holística.
Alguns eventos previstos simplesmente não ocorreram e não houve qualquer explicação de suas ausências. No entanto os que de fato ocorreram foram bem concorridos e agradaram a maioria.
Nos próximos blocos você vai acompanhar dia a dia (e noite) o resumo de mais este importante evento do naturismo brasileiro.
clique diretamente sobre o título: Primeira noite - abertura oficial - 1 de outubro Dança típica, jantar, música ao vivo, autoridades... Primeiro dia - 2 de outubro, sexta-feira Praia linda, caminhada ecológica... Segunda Noite - 2 de outubro, sexta-feira Jantar dançante com música ao vivo... Segundo dia - sábado, 3 de outubro Dança típica, inscrições para o campeonato de surf, assembleia geral da Federação Brasileira de Naturismo, Carta de Tambaba, paniquetes (arghh!)... Terceira noite - sábado, 3 de outubro Nual na praia e falta de luz... Terceiro dia - domingo, 4 de outubro Final do campeonato de surf, dança dos cangaceiros... 2º Open de Surf Naturista de Tambaba Quem são os surfistas naturistas Uma imagem vale mais do que mil palavras, então imagine quase uma centena delas!
|
|||