') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°129 - agosto de 2011 - Ano XII

Anuncie aqui

Massarandupió: onde ficar

por Pedro Ribeiro*

A vila de Massarandupió, pertencente ao município de Entre Rios, é uma região humilde onde a grande maioria da população vive da agricultura. Mas a presença da praia naturista tem mudado a perspectiva do local com a possibilidade de haver serviços para os frequentadores da praia.

Um desses serviços inerentes é a criação de pousadas para abrigar os visitantes durante todo o ano, já que o clima é favorável e  o mar é sempre convidativo.

Já existe três pousadas que atendem o visitante naturista. Duas já são naturistas e a outra em breve abrirá um espaço para o naturismo. o jornal OLHO NU conversou com seus proprietários para conhecer um pouco de suas histórias e saber seus motivos para investir no Naturismo.

Img: Pedro Ribeiro

Maria de Lurdes Adams e Edilson Campos, são os proprietários e gerentes da pousada Rio e Mar. Ela, 43 anos, é gaúcha de Alecrim, cidade próxima a Santa Rosa. Há treze anos foi diretamente de Porto Alegre para Massarandupió, juntamente com o marido, na época, Roberto Soares. Ele tinha um site sobre naturismo e sobre pintura corporal, que controlava lá no Rio Grande do Sul. Foi convidado pelo Prefeito Raul de Melo Guedes para ajudar na implementação da área naturista aqui em Massarandupió. O prefeito foi quem criou a praia por decreto e tinha a ideia de criar um espaço como a Colina do Sol, construir uma vila bem junto à praia, juntamente com o Miguel Calmon, já visando uma integração com o projeto da Costa do Sauípe. Depois foi visto que não poderia construir nada lá, o que inviabilizou o projeto.

A realidade encontrada aqui era muito difícil. Não havia telefone nem eletricidade. Mesmo assim ela e Roberto ajudaram a tocar o projeto da praia naturista até que se separou de Roberto e foi morar em Lauro de Freitas, cidade vizinha a Salvador.

A ideia da pousada atual ocorreu quando veio ver sua casa em Massarandupió e quando na praia há quatro anos conheceu o Edilson, que teve o sonho de possuir uma pousada durante toda a sua vida. Ele possuía o terreno disponível e então "juntou a fome com a vontade de comer" diz Lurdes.

Edilson, 54 anos, é baiano do município de Senhor do Bonfim. Enquanto bancário morava em Brasília e quando se aposentou resolveu morar em Massarandupió, onde começou a praticar o Naturismo. Apesar de já ter ido a outras praias de nudismo antes não se considerava um naturista. Seu sonho de ter uma pousada quase foi concretizado em Morro de São Paulo, onde também possuía um terreno e quase montou o estabelecimento por lá. Mas sua ida a Massarandupió mudou o rumo das coisas quando conheceu Lurdes.

A pousada Rio e Mar foi inaugurada no dia 30 de dezembro de 2010, tem dez quartos, e vai ser ampliada com a incorporação de um outro terreno contíguo onde será a área naturista. Muitas das ideias usadas no empreendimento foram baseadas nas experiências vistas numa visita a Tambaba, nas várias pousadas daquela região, em janeiro de 2010. Esses seis meses valeram para se ter experiência, ver o que ainda está faltando e aprender com os erros.

Lurdes e Edilson acreditam que a grande maioria da população de Massarandupió aceita o naturismo muito bem e acham que isso se deve ao fato de os naturistas terem aceitado a forma de vida da cidade, respeitando suas vidas, aceitando suas músicas, seus eventos, seu estilo de vida, enfim sua cultura. E o momento é de muita união, coisa do que sentia falta, afirma Lurdes.

Edite Pina, 42 anos, é enfermeira e está terminando a faculdade de direito social, e Gérson Menezes, 35, tem uma pequena firma que trabalha na área de automação de pousadas e hotéis, e também está terminando a faculdade, de biologia. Ambos são proprietários da pousada Encanto de Massarandupió, naturista, que foi inaugurada em fevereiro de 2011. Conciliam as outras atividades com o gerenciamento da pousada, mas quando concluírem seus cursos universitários, o projeto da pousada será tocada pra frente ainda com mais dedicação.

Img: Pousada Encanto Naturista

Ambos são sergipanos e são naturistas a cerca de oito anos frequentando a praia de Tambaba, na Paraíba. Quando se mudaram para Massarandupió, há dois anos, passaram as frequentar a praia naturista todas as semanas, surgindo daí a ideia de fazer uma pousada para poder receber os amigos naturistas. Na opinião deles é importante para o naturista poder continuar nu depois que sai da praia.

Img: Pousada Encanto Naturista

 

A pousada Encanto de Massarandupió tem quatro quartos com cama de casal ou duplo, porém até o final do ano já deverá estar ampliada com dez quartos no total. Possui piscina.

 

 

Img: Pedro Ribeiro

Alda Lídia, 35 anos, paraibana de Campina Grande e Luciano Gonçalves, 31, nativo de Massarandupió são os gerentes e proprietários da pousada Paraíso Naturista, a antiga Quinta das Flores, naturista desde a sua fundação há 7 anos.

Alda disse que no início comprou um terreno para fazer uma casinha para ela mesma, mas depois com o tempo os amigos frequentadores da praia sugeriram para ela fazer um chalezinho como se fosse uma pousada e garantiram que ficariam por lá. Então foi surgindo a ideia. Alda e Luciano foram construindo aos poucos, decidindo construí-la de modo que pudesse ser naturista, uma coisa diferente.

Alda foi parar na Bahia por causa do carnaval de Salvador, mas depois que foi para Massarandupió, nunca mais voltou a Salvador no carnaval.

A pousada tornou-se federada recentemente por causa do apoio que vem recebendo da diretora da FBrN. Conta que tiveram muitas dificuldades para concretizarem o IV EDN. Não tinham dinheiro para realizá-lo, nem a federação também. A prefeitura prometeu ajudar e realmente levou os toldos e a parte maior da infraestrutura que a eles não tinham como resolver.

Onze pessoas tomaram a frente para organizar o evento, juntaram os donos das outras pousadas e alguns diretores que se propuseram a ajudar. Alda ressalta que o bom é que eles aprenderam e ganharam muito com todo esse esforço despendido e de agora em diante só têm a ganhar.

Luciano diz que é uma luta constante manter o naturismo funcionando. Quando a praia começou ninguém aceitava. Aos poucos as pessoas foram mudando de posição. Só começou a praticar o naturismo depois da praia naturista ser inaugurada, há 12 anos atrás. Alda lembra que a vila está bem consciente que Massarandupió é bem conhecida por causa do Naturismo.

Antigamente havia anúncios publicitários do governo da Bahia em que a praia de Massarandupió aparecia com um casal e uma criança nus e de costas. Alda diz que isso foi na época em que o prefeito Raul Guedes inaugurou a praia e acreditou nela. Depois disso tiveram muitas dificuldades e, até bem pouco tempo, lutavam sozinhos. Com a federação juntou uma família. -"o naturismo é exatamente isso, é uma família, agora é mais fácil. Deu o chute então vamos lá". exalta alta.

Antes do evento eles sempre tiveram movimento, porque o público naturista é fiel. "Então se aqui tem uma pousada e uma praia, o público sempre vai vir. Não é como aquele hóspede veranista comum, que vem uma vez e depois vai para outro lugar. Não, o naturista vem aqui e volta." explica.

Com esta divulgação acham que vai melhorar muito. "A gente estava muito precisando de uma boa alavanca, uma boa divulgação." declara Luciano.

A ideia é também fazer parte da ABANAT, querem trabalhar e dar continuidade ao projeto naturista, "não fazendo apenas um evento anual, mas alguma coisa mensal, um evento maior esporadicamente para trazer gente. Se a gente não faz nada as coisas não acontecem."

Contatos:

Pousada Rio e Mar: Lurdes e Edilson (75) 3402-4044.

Página na Internet: www.pousadarioemar.com

 

Pousada Encanto de Massarandupió: Edite e Gérson (79) 8837-4318 ou (79) 9126-8307

 

Pousada Paraíso Naturista: Alda e Luciano (75) 3402-4012 ou (71) 9937-8963

 

*Pedro Ribeiro é editor do jornal OLHO Nu e

presidente da Associação naturista de Abricó

 

Leia também nesta edição sobre Massarandupió e o IV EDN:


Olho nu - Copyright© 2000 / 2011
Todos os direitos reservados.