') popwin.document.close() }
Jornal Olho nu - edição N°147 - Fevereiro de 2013 - Ano XIII |
Anuncie aqui |
|||||||
V Encontro de Dirigentes Naturistas e Jubileu de Prata da FBrN por Pedro Ribeiro*
São vinte e cinco anos de história. Neste último mês de janeiro a Federação Brasileira de Naturismo completou seu jubileu de prata de fundação e foi comemorar justamente onde tudo começou, na famosa praia do Pinho, a primeira praia naturista reconhecida no Brasil. Fundado por Celso Rossi, numa situação bem esdrúxula, como relata em seu livro "Naturismo - a redescoberta do homem", levou o Naturismo brasileiro a novos rumos, após vinte anos de ostracismo, após a morte de Luz del Fuego, precursora do movimento no Brasil.
Para comemorar a data, a Federação Brasileira de Naturismo e o Complexo Turístico da Praia do Pinho organizaram eventos nos dois locais históricos dessa retomada oportuna: a própria praia do Pinho e a sede da Associação dos Amigos da Praia do Pinho, cujas instalações, conhecidas como Paraíso da Tartaruga, estão no alto do morro ao lado da praia, onde foi a sede inicial da própria FBrN, durante muitos anos.
O Complexo Turístico da praia do Pinho promoveu a parte mais festiva do evento com torneio de surfe naturista e baile ao som de música brasileira, enquanto a FBrN promoveu a parte mais formal, com assembleia deliberativa dos dirigentes naturistas, hasteamento da bandeiras e plantio de mudas de árvores simbolizando os vinte e cinco anos da instituição.
Também acabou ocorrendo uma inesperada participação de um artista espanhol, que veio especialmente para homenagear o aniversário da FBrN, juntando cinquenta naturistas para uma performance plástico-fotográfica nas areias da praia.
Tudo em três dias de sol intenso e praia cheia, com direito a almoço à moda gaúcha e noites dançantes ao som dos mais variados estilos.
Na sexta feira, 11 de janeiro, foi aberto oficialmente o V Encontro de Dirigentes Naturistas na sede da AAPP (Associação dos Amigos da Praia do Pinho) no Balneário Camboriú, em Santa Catarina. O presidente da Federação Brasileira de Naturismo, João Olavo Rosés falou sobre a importância do evento, que tratará de assuntos importantes, como a sede do próximo ELAN e sobre a candidatura do Brasil para sediar o Congresso Internacional de Naturismo em 2016, mas ressaltou também a oportunidade que esses encontros propiciam no sentido de unificar ainda mais o Naturismo brasileiro e reforçar laços de amizade e comprometimento com a filosofia.
A abertura no entanto começou bastante informal, com o serviço do coffeebreak antes de qualquer coisa. Já na abertura nomes importantes do naturismo brasileiro já se fizeram presentes como Celso Rossi e dirigentes de mais de 15 áreas oficiais. Também Claudia Cristina, representante da Appanna, associação naturista Argentina, e mais três amigos argentinos, prestigiaram o evento e o artista plástico espanhol José Abajo Izquierdo trazido por seu conterrâneo Carlos Gil, ex-representante da INF para o desenvolvimento do Naturismo na América Latina, veio presentear a federação com um trabalho inédito de perfomance fotográfica.
No sábado 12, houve opções artísticas, esportivas, dançantes e reunião deliberativa.
O dia começou com o momento solene de hasteamento das bandeiras da Associação da Praia do Pinho, da Federação Brasileira de Naturismo, do estado de Santa Catarina e do Brasil pelos nomes relevantes do Naturismo brasileiro ao som do Hino Nacional cantado com muito sentimento pelos participantes do Encontro. Após o hino do Brasil, quatro naturistas argentinos também cantaram o hino da República Argentina sob atenção completa dos brasileiros.
Pontualmente às 10 horas, começou o 1º Torneio de surfe naturista da Praia do Pinho, disputado em quatro baterias por doze concorrentes, a maioria oriunda das praias da região catarinense. Quase ao mesmo tempo e sob Sol forte começou a exibição do artista plástico espanhol José Abajo Izquierdo, que, com a ajuda de cinquenta naturistas voluntários separados em duplas e com os corpos pintados, montou um painel humano nas areias da praia do Pinho, representado a iluminação do Sol e a sombra projetada a partir dos corpos. Vários órgãos de comunicação não naturistas estiveram neste momento presentes para cobrir os dois eventos.
De volta à sede da AAPP foi servido o almoço: costela assada na vala, iguaria preparada à moda gaúcha, deixando os naturistas refestelados de tanto comer, o que provocou quase uma siesta coletiva logo após.
Às quatro da tarde começou a assembleia dos dirigentes naturistas comandada pelo presidente da FBrN, João Olavo Rosès, que leu um texto pertinente de sua autoria que foi bastante elogiado pelos presentes. Em seguida ratificou a aproximação cada vez maior da ANAC (associação chilena de Naturismo) com o Brasil. Também informou que em breve o novo site da Federação Brasileira de Naturismo estará no ar, após ter sido vítima de invasão de hackeres que o sabotaram e que a ONG Praia do Pinho será reativada, principalmente para cuidar do cumprimento da ética naturista naquele local.
A assembleia deliberou sobre vários temas importantes, tais como a ratificação do Protocolo de Intenções para o estabelecimento de um fluxo turístico naturista entre Brasil, Chile, Argentina e Uruguai; Decisão do número de selos a comprar da Federação Internacional neste ano; A marcação de períodos e locais onde serão realizados os próximos eventos naturistas nacionais até o CongreNAT de 2015, que tem o Hotel Ocara, na Colina do Sol, como candidato à sede, em março daquele ano; Confirmação da pré-candidatura do Brasil como sede do Congresso Internacional de 2016, faltando ainda definir uma sede, que por ora estão entre o Clube Rincão Naturista, a Ecovila da Mata e no Hotel Parque das Primaveras, em Caldas Novas; Marcação de Assembleia Geral Extraordinária para criação do Conselho Consultivo e Edital de convocação para as próximas eleições no CongreNAt de março.
A data prevista da realização do XXXIII Congresso Internacional de Naturismo é 16 de setembro de 2014, na Irlanda.
O presidente do Rincão Naturista, Juvenal de Dominicis, exultou o sucesso da I Olimpíada Naturista realizada no ano passado e revela que pretende realizar novamente o evento no segundo semestre de 2014 e também lembrou que seu Clube naturista completa vinte anos de fundação em agosto deste ano, quando deverá ocorrer um evento comemorativo.
À Noite foi realizada no camping e na praia do Pinho a festa comemorativa da fundação da FBrN.
No domingo, 13, foi encerrado na sede da Associação dos Amigos da Praia do Pinho o V Encontro de Dirigentes Naturistas, numa ensolarada manhã de verão. A emoção foi a tônica dominante em vários momentos, como o discurso de Celso Rossi, fundador da Federação Brasileira de Naturismo, que relembrou da trajetória da instituição e da luta realizada pelos seus sucessores para mantê-la ativa e atuante. Muitos naturistas foram homenageados com entregas de diplomas como reconhecimento por suas contribuições para o desenvolvimento do naturismo brasileiro, além da entrega das certificações de áreas naturistas aos dirigentes que ainda não a haviam recebido.
Por sugestão do presidente João Olavo, e logo acatada pelas instituições, foram sorteadas entre os presentes estadias nas diversas áreas naturistas brasileiras, o que causou muita alegria aos vencedores. Para encerrar solenemente foi plantada uma árvore na entrada da AAPP que dá acesso à praia do Pinho, como marco dos 25 anos da federação. João Olavo conclamou a todos o comparecimento maciço no próximo CongreNAT, a ser realizado em final de março, na praia de Barra Seca, no Espírito Santo.
*pedroribeiro@jornalolhonu.com
Leia mais sobre o V Encontro de Dirigentes Naturistas e Jubileu de Prata da Federação Brasileira de Naturismo.
NATEntrevista - Celso Rossi retorna à origem NATEsporte - Primeiro torneio de Surfe Naturista na praia do Pinho NATArte - A arte do corpo de José Abajo Izquierdo |
|||||||
Olho nu
- Copyright© 2000 / 2013
Todos os direitos reservados.