Virtual, mas com calor humano

Img: PlaNAT

A equipe de voluntários prepara-se para realizar a parte ambiental do XVII CongreNAT

A mais de oito meses atrás, no primeiro ano da pandemia do covid-19, a Federação Brasileira de Naturismo viveu um dilema. O estatuto da federação determina que a cada dois anos no primeiro trimestre seja eleita a nova diretoria. Na época não se poderia prever como estaria a situação aqui no Brasil, se seria possível a realização do evento obrigatório, quando foram abertas as inscrições para as candidaturas para as entidades naturistas filiadas serem a anfitriã da edição do CongreNAT de 2021.

Apenas duas entidades, o SPNAT e o PlaNAT, aceitaram o desafio de se candidatar a organizar a décima sétima edição do Congresso Brasileiro de Naturismo que, oficialmente é o evento para a eleição dos cargos administrativos e executivos da FBrN. A análise das candidaturas acabou levando em conta a possibilidade de cancelamento do evento e que causasse menos prejuízos para a entidade anfitriã e para a própria federação. Neste momento foi levantada a proposta de, caso não fosse possível realizar de forma presencial, realizar as eleições de forma virtual. "Porém, naquela ocasião, nenhum de nós (da diretoria) acreditava que a situação da pandemia fosse piorar", esclarece Pedro Ribeiro, presidente da FBrN na época.

A poucos dias da data prevista para a realização do XVII CongreNAT no Paraíso das Cascatas, uma imensa propriedade rural, onde o PlaNAT, a entidade vencedora da disputa, costuma realizar seus encontros gerais, veio a notícia de que foi decretada uma série de medidas restritivas pelo município Santo Antonio do descoberto, onde localiza-se o sítio, jogando um balde água fria no entusiasmo da equipe da entidade anfitriã, que já estava com 90% da organização paga e pronta para o Congresso.

Img: PlaNAT

o trabalho de reflorestamento, que já virou tradição em todos os grandes eventos que ocorrem neste clube.

Em ato contínuo, a diretoria da federação optou pela realização de parte do Congresso de forma virtual: as assembleias gerais extraordinária e ordinária, para que não houvesse contrariedade ao Estatuto da Federação. Todos os pagamentos foram devolvidos àqueles que haviam se inscrito e pago a hospedagem. Embora tenha causado muita frustração e transtorno aos naturistas, que sempre esperam por esses grandes encontros pela possibilidade de reencontrar velhos amigos e fazer novas amizades, todos entenderam que não era o momento para se encontrarem presencialmente.

Desta forma, começou na manhã de sábado, 20 de março, pontualmente às 9 horas, o XVII Congresso Brasileiro de Naturismo, que, pela primeira vez foi realizado de forma virtual. Pedro Ribeiro, o então presidente comandou os trabalhos e foi assessorado pelo vice-presidente, Léo Spínola, e pela equipe executiva.

Mas um evento presencial foi assim mesmo realizado antes da data originalmente prevista para abertura no dia 19 de março, O XVII Congresso Brasileiro de Naturismo. No dia 15 de março uma das atividades programadas para o evento, o plantio das mudas de árvores típicas do Cerrado doadas por um associado do PlaNAT. Elas foram plantadas no terreno do Clube Paraíso das Cascatas, em Santo Antonio do Descoberto, no estado de Goiás, local onde seria realizado o congresso presencialmente.

Img: PlaNAT

Os brindes do Congresso serão distribuídos aos inscritos

Seguindo todas as normas de prevenção contra o covid, uma equipe do PlaNAT e de voluntários subiu a Serra, espalhou-se pela região e fez o trabalho de reflorestamento, que já virou tradição em todos os grandes eventos que ocorrem neste clube. Essa ação, que contaria com a participação dos congressistas do XVII CongreNAT, foi antecipada porque o congresso presencial foi cancelado por razões de restrição de reuniões por conta do covid-19.

Ainda por conta do cancelamento presencial, as lembranças que seriam presenteadas para os participantes estão sendo distribuídos via postal aos interessados que quiserem adquiri-los.

A abertura oficial, virtual, no dia 20 de março, contou com discurso de boas-vindas do presidente, seguida de emocionante homenagem aos naturistas falecidos neste último ano. Logo em seguida foram abertos os trabalhos da AGE (Assembleia Geral Extraordinária, quando foram debatidas e votadas as moções que foram previamente apresentadas para esta ocasião. Foram dez moções oriundas de diversos pontos do país, que visam enriquecer e fortalecer ainda mais a prática e o movimento naturista do país.

Img: Internet

Ex-deputada Laura Carneiro, autora do projeto de lei da regulamentação do naturismo participou do XVII CongreNAT

Um pouco antes do meio dia, a assembleia foi brindada com a presença ilustre da ex-deputada federal Laura Carneiro, autora do projeto de Lei que regulamenta o Naturismo no Brasil. Muito simpática e solícita, a ex-deputada respondeu as perguntas curiosas dos participantes e recebeu homenagem da Federação Brasileira de Naturismo pelo trabalho político pró-naturismo que vem desenvolvendo nas várias esferas políticas.

Um pouco antes de duas da tarde, a assembleia foi encerrada com todas as moções votadas. No domingo pela manhã começou a segunda parte do congresso, quando foram eleitos os novos representantes do naturismo brasileiro.

Federação tem nova diretoria

Img: Internet

Paula Silveira é a nova presidente da FBrN

Foi eleita na manhã de domingo, 21 de março, a nova diretoria da Federação Brasileira de Naturismo, que teve quase 100% dos seus quadros renovados. Paula Silveira é a nova presidente, juntamente com Augusto Mena, vice-presidente, e Celso de Genaro jr., diretor financeiro, cargo que pela primeira vez é eletivo. Aliás, Celso é o único dos eleitos que manteve-se na mesma função. Muita gente nova ocupa cargos importantes no Conselho Maior e no Conselho de Ética.

O pleito foi totalmente virtual com os eleitores preenchendo um formulário do google, a cédula eleitoral, que era enviada de volta à Comissão Eleitoral. O processo entre o início da votação e a divulgação do resultado final dos vencedores levou cerca de uma hora.

Porém o último dia do XVII CongreNAT, que teve a eleição como seu ponto máximo, começou bem antes, às 9 horas da manhã. Pedro Ribeiro, agora o ex-presidente, abriu os trabalhos pontualmente no horário previsto e começou fazendo discurso de despedida do seus cinco anos à frente da presidência da federação. Fez agradecimentos a todos que formaram sua equipe de trabalho e aos membros dos Conselho Maior e de Ética, que ora se despediram também. Em seguida resumiu os pontos positivos e negativos que achou importante destacar durante a jornada. que se encerrou. Em seguida, Celso de Genaro, o diretor financeiro da gestão que terminou fez a prestação das contas da federação e anunciou um grande saldo financeiro positivo que será herdado pela nova gestão

Um pouco depois das 10 horas da manhã foi liberado para todos os conselheiros, diretoria e representantes oficiais das associações filiadas poderem enviar seus votos. Um pouco depois das 11 da manhã era divulgado o resultado dos eleitos, com as respectivas porcentagens de votos. O que foi notável neste pleito é não ter havido qualquer abstenção ou voto nulo, revelando-se à primeira vista que os candidatos apresentados satisfizeram às expectativas dos eleitores.

Enquanto aguardavam o resultado, alguns dirigentes aproveitaram para tirar dúvidas sobre o preenchimento do cartão INF internacional, que foram respondidas por Celso de Genaro e por outros membros da diretoria.

Após a divulgação com muitos discursos e agradecimentos, Paula Silveira tomou posse do cargo máximo da Federação Brasileira de Naturismo, pelo qual responderá até o primeiro trimestre de 2023, quando deverá haver novo CongreNAT e novas eleições. O novo Conselho Maior já teve a primeira tarefa a fazer, a eleição do presidente do Conselho, cuja função coube a Leonardo Spínola, que acabara de ser eleito Conselheiro Maior para a Região Sul do país. Os membros do Conselho Maior são os únicos que exercem seus mandatos por quatro anos.

Veja a seguir tudo o que ocorreu no VII CongreNAT nos vídeos hospedados no YouTube. Como esta edição foi totalmente virtual, foi possível termos as gravações na íntegra. Em breve será apresentada a versão editada do evento.

Abertura, discurso de boas vindas e homenagem aos naturistas falecidos no último ano

Debates e votação das primeiras quatro moções

Votação de mais 3 moções e particpação da ex-deputada federal Laura Carneiro

Muito debate e votação de mais 2 moções

As últimas duas moções e encerramento do primeiro dia

Abertura do 2º dia do XVII COngreNAT

Primeira parte da Assembleia Geral Ordinária - eleição geral

Como preencher o cartão INF e resultado da eleição

Posse da nova diretoria e encerramento do XVII CongreNAT

(enviado em 23/03/21 por Jornal OLHO NU)


Relação do eleitos

Clique sobre o nome de cada um para conhecer um pouco mais sobre eles

PRESIDENTE : Paula Duarte Silveira (SPNAT)
VICE-PRESIDENTE : Augusto Mena Barreto Neto (PLANAT)
DIRETOR FINANCEIRO : Celso Genaro Junior (SPNAT)
CONSELHO MAIOR CENTRO-OESTE : Irene Fernandes (PLANAT)
CONSELHO MAIOR NORTE : Haroldo Marinho Colares Junior (GRAUNA)
CONSELHO MAIOR SUDESTE : Pedro Ricardo Assis Ribeiro (ANABRICO)
CONSELHO MAIOR NORDESTE : Samuel Medeiros da Cunha (NU-RN)
CONSELHO MAIOR SUL : Leonardo Spinola de Miranda (NATParaná)
CONSELHO DE ÉTICA : Teca Aguiar (ANABRICO)
CONSELHO DE ÉTICA : Drica (Adriana Parreira Almada) (SPNAT)
CONSELHO DE ÉTICA : João Pinto de Campos Neto (NU-RN)


Você está acessando
Jornal OLHO NU - edição 245 - abril de 2021


Olho nu - Copyright© 2000 / 2021
Todos os direitos reservados.