') popwin.document.close() }
Jornal Olho nu - edição N°51 - dezembro de 2004 | |
Editorial | Cartas dos Leitores | NATClassificados | NATNotícias | Nu em Notícia | NATEntrevista | |
NATVerão | NATAssociações | NATEstâncias | NATPraias | NATVariedades |
Jornal Olho nu - edição N°51 - dezembro de 2004 - Ano V
Quero ser naturista "de carteirinha" NatES dados fornecidos por Maria Luzia de Almeida Congregação Naturista do Espírito Santo - NatES - é a associação responsável pelo bom desempenho da praia de Barra Seca, em Linhares, norte do estado do Espírito Santo. Para se associar à Nates é necessário ser freqüentador participante da área naturista. Filiada à FBrN - Federação Brasileira de Naturismo Fundação: 07 de setembro de 1993. Presidente: Márcio Ramalho Braga fones: (27) 3337-0155 e (27) 8111-2430
Leia sobre as atividades da NatEs clicando em NATPraias. |
Graúna dados fornecidos por Jorge Bandeira de Mello
O Graúna-Am (Grupo Amazônico União Naturista) está organizado e filiado à FBrN - Federação Brasileira de Naturismo, com dois anos de existência propagando o naturismo no Estado, em especial na capital do Amazonas, Manaus.
Sua atual diretoria, cuja gestão se estende até julho de 2005 é composta pelos seguintes graunenses: Jorge Bandeira (Presidente), Nalva (Tesoureira), Edval (Assuntos Culturais), Joel (diretor de esportes), Alcyr e Viviane (Divulgação). E-mail do presidente: jotabandeira@yahoo.com.br
Realiza dois encontros mensais, sendo que o primeiro é uma reunião em casa de algum graunense (geralmente na casa do atual presidente). O encontro, propriamente dito, ocorre no segundo final de semana de cada mês no “Sítio Graúna” (nome fantasia), localizado no Km 32 da rodovia Am-010 (Manaus-Itacoatiara), sendo que a área é alugada, e a contribuição mensal dos graunenses (atualmente com 15 colaboradores) é de muita importância para garantir este aluguel e a manutenção do grupo (site, informativos, natuteca, fotos, vídeos, etc).
Todo mês é colocada uma nota do Graúna nos classificados de um grande jornal local, convidando o leitor para participar do grupo, e, a partir daí, esperam-se os possíveis contatos. A entrevista é obrigatória para os novos associados, quem a realiza é a psicóloga do grupo, a naturista Viviane, para que se tenha a certeza e segurança de que o interessado (a) tem legítimo interesse no NATURISMO e não em outras práticas de relacionamento.
Atualmente, como o Graúna está em fase importante de consolidação está se priorizando o ingresso de casais e o intuito para 2005 é abrir o Graúna para solteiros (as).
O Graúna-Am é um grupo ecumênico, não discriminatório, portanto, desde que aceite e cumpra o código de ética, qualquer cidadão poderá participar do convívio. Maiores informações podem ser obtidas no site do grupo: http://geocities.yahoo.com.br/grauna_am, ou pelos telefones 0 xx 92 644 11 34 e 92 9171-0413.(Falar com Jorge ou Viviane) |
Ynai-Brasil
dados fornecidos por André Lisboa Herdy
A Young Naturist Association International - Brasil é filial da Ynai com sede na Austrália. É uma associação naturista que tem por objetivo principal fomentar o número de jovens, moças e rapazes, praticantes do naturismo.
Vale a pena ressaltar a informação recebida em vários e-mails de apoio: "No congresso da Croácia foi destacado que deveríamos fazer de tudo para incentivar o naturismo entre os jovens, pois a idade média dos naturistas está aumentando e a única forma de manter o naturismo vivo é incentivar a presença de jovens". Aliás como já li diversas vezes em vários sites o naturismo moderno surgiu na Alemanha onde um professor resolveu fazer exercícios físicos com seus alunos ao ar livre e sem roupas. Depois de algum tempo viu-se que aqueles adolescentes eram mais saudáveis e corados que os outros (que não praticavam "naturismo"), as famílias então resolveram aderir aos exercícios e banhos de sol sem roupas. Corrija-me se estiver errado! O Naturismo é profundamente ligado a juventude e infelizmente está se desassociando dela.
A Diretoria da YNAI é a mesma para todo o mundo ou seja: Presidente- Casey Turnbull, Vice- Rob Turnbull (os dois são irmão gêmeos e moram na Austrália -eles têm 24 anos), Secretário- Aaron Stewart (o repórter do Nude in the news da Clothesfree - Americano), e o Representante para o Brasil é André Herdy, e-mail: ynai@ynai.com.br,(assim como existe outros representantes em outros países Alemanha, EUA, Inglaterra, Espanha, Nova Zelândia...).
Para se associar basta estar na faixa etária 16 a 35 anos e ser naturista. A única diferença é que, por causa das leis brasileiras, se a pessoa tiver entre 16 e 18 anos deverá acrescentar na inscrição que os pais sabem e concordam com sua associação. Não importa o estado civil, sexo ou orientação sexual do associado(a), desde que siga totalmente o código de ética. As inscrições são feitas exclusivamente via nossa home page e as carteirinhas são enviadas via correio (leva em média 28 dias pois vem da Austrália) ou via e-mail para ser impressa em casa mesmo.
É importante lembrar que se recomenda sempre que todos os associados respeitem o código de ética (que está na página) e que sigam todas as regras dos locais naturistas onde estiverem, sob o risco de serem sumariamente desligados da associação.
Claro que jovens gostam de andar em grupos, e obviamente sempre são barulhentos e espalhafatosos, porém devem respeitar os locais onde isto não é permitido e aproveitarem os campos de esportes ou piscinas, além obviamente das praias.
Encontros: A YNAI por enquanto só tem realizado encontros na Inglaterra e Austrália, porém a YNAI-Brasil já tem planejado (informado em primeiríssima mão) o 1º Encontro Nacional que será realizado durante o carnaval na praia do Abricó-RJ. Desde já agradeço o grande apoio da A.N.A. (Associação naturista de Abricó). Quanto à hospedagem para este evento já é certo que todos podem imprimir o cupom de desconto da A.N.A. na home page da praia e se hospedarem na Pousada da Praia, porém estamos vendo sobre camping e até a possibilidade de hospedagem na casa de cariocas da associação.
Quanto às atividades do encontro, pretende-se realizar campeonatos de Volley e Futebol, se for possível um campeonato de surf e alguns outros que estamos pensando. Basicamente o objetivo deste encontro é que as pessoas se conheçam, conversem e brinquem juntas. Esporte-Juventude-Naturismo-Alegria estarão sempre unidos.
Outros encontros já estão sendo cogitados por todo o Brasil (da mesma forma que os naturistas cristãos fazem). Já temos contatos para um possível encontro em Galhetas-SC.
Inicialmente a home page da YNAI-Brasil era uma tradução fiel da YNAI internacional, tendo em vista que não existia nenhum ponto de partida no Brasil (nenhum grupo específico para jovens naturistas). Aos poucos está sendo nacionalizada. |
Naturistas Cristãos dados fornecidos por Estevão Prestes Nós não têm uma presidência formal, pois o grupo é gerido segundo linhas anarquistas, na medida do possível. Ao contrário do que muitos pensam, anarquia não é a falta de organização, mas uma organização natural, que surge de baixo para cima, em contraposição à ordem imposta de cima para baixo presente em nossa sociedade.
Estevão Prestes é o fundador do grupo, e "proprietário" do grupo virtual junto ao Yahoo, o que o torna responsável por ele, mas não se considera um "presidente" de nada. Conta com a colaboração de várias pessoas, como sua esposa Andréia Baia que criou nosso site http://naturistascristaos.org, o Chris Benjamin Natal que os assessora quanto a questões jornalísticas e de mídia, entre outros.
Também não têm nenhuma sede, o grupo é virtual. É nesta virtualidade que reside a possibilidade de as pessoas se encontrarem e discutirem suas opiniões sem receios, o que lhes dá maior liberdade. Como lidam com muitas pessoas que temem se expor, com receio da reação das comunidades religiosas em que atuam, esta discrição é fundamental.
Ocasionalmente, entretanto, realizam encontros reais, sempre em espaços naturistas que aceitem nos acolher, de modo a estreitarmos nossos laços de comunhão (união-comum). está previsto para o segundo fim de semana de Janeiro, sexta, sábado e domingo. na praia de BARRA SECA (ES), o nosso IV Encontro Nacional de Naturistas Cristãos, tendo como tema de reflexão as várias formas de preconceito. Informações no site.
Para filiar-se é só escrever um E-mail para o endereço naturistascristaos-subscribe@yahoogrupos.com.br. Não impomos restrições para a associação, o que exigimos é que haja respeito por todos os participantes. Este é um grupo naturista de orientação confessional, e isto deve ser respeitado. O restante é acessório. |
ANA (Associação Naturista de Abricó)
dados fornecidos por Pedro Ribeiro
A ANA é a associação responsável pela fiscalização do cumprimento das normas do naturismo na Praia do Abricó, no município do Rio de Janeiro. Filiada à Federação brasileira de Naturismo Presidente: Pedro Ricardo de Assis Ribeiro natpedro@ig.com.br fones: (21) 2235 5996 ou (21) 9441 5652 Vice-presidente: Marco Antonio Pinto da Silva marcobuitoni@bol.com.br Secretário: André Lisboa Herdy andre@ynai.com.br Relações Públicas: Bia
Para se associar é necessário freqüentar a praia do Abricó, aos sábados, domingos e feriados no maior número de vezes possível, se cadastrar, tirar uma foto para a carteirinha e pagar uma pequena mensalidade, usada para comprar os jogos, pagar os seguranças e custos operacionais.
O objetivo é estimular cada vez mais o naturismo, portanto, entre os deveres do sócio é sempre que estiver presente estar nu e obedecer integralmente a Ética Naturista. Não há qualquer outro tipo de restrição de qualquer ordem para se associar.
Em todo último domingo de cada mês acontece o evento Aniversariantes do Mês, com direito a bolo e a Parabéns prá você. Também uma vez por mês acontece o divertido bingo. Todos os finais de semana o jogo de vôlei consegue reunir e confraternizar a galera.
O e-mail da associação é anabrico@ig.com.br e a página na Internet é http://www.jornalolhonu.com/abrico
Mais informações em NATPraias. |
AGAL (Associação Amigos da Galheta) dados fornecidos por Affonso Alles contatos: agal@floripa.com.br Praia da Galheta 2002, livro de 15 reais, é referência básica. Diretoria Presidente: Paulo F. Schlatter pschlatter@uol.com.br Vice-presidente: Miriam C Alles a.alles@uol.com.br Secretário: Affonso Alles a.alles@uol.com.br Tesoureira: Suela C. C. Dilli Bretanhapaulo.suela@ig.com.br Comunicação social: Reynaldo Pires Ferreira agal@floripa.com.br Conselheiros: Sônia T. Felipe, João Batista Freire, Roberto C. Figurelli, Reynaldo Pires Ferreira, Hugo Ponce, João Marcelino Manassi Encontros e assembléias Como a AGAL não tem sede física, a Praia da Galheta é o local rotineiro não só para os encontros informais mas também para as assembléias dos sócios.Como se filiarAté hoje a AGAL, no trabalho de difusão do naturismo e preservação do Parque da Galheta, depende totalmente do trabalho voluntário e do apoio financeiro e moral dos sócios. Neste sentido, a simples presença exemplar dos naturistas na praia talvez seja a contribuição mais importante na divulgação da libertadora e saudável prática naturista. A filiação de sócios é efetuada através de pagamento direto ou depósito da anuidade de R$20,00 na conta poupança 6136-0 da agência 3616-1 Banco do Brasil, com identificação deste por e-mail,carta ou telefone. Os sócios contribuintes recebem carteirinha. Para filiados à FBrN/INF acrescem as taxas respectivas. Endereço: AGAL, C.P. 1065 - Centro - 88010-979 Florianópolis, SC Leia sobre a praia da Galheta clicando em NATPraias. |
NATMG
dados fornecidos por José Roberto Fabri
A NATMG (Associação Naturista de Minas Gerais) é uma Associação sem fins lucrativos, devidamente filiada à Federação Brasileira de Naturismo (FBrN). Na realidade, pode-se dizer que somos apenas um grande grupo de amigos que fizeram a opção pelo modo de vida naturista. Reunimo-nos uma vez por mês em uma área rural na Região Metropolitana de Belo Horizonte em datas a serem previamente divulgadas.
Mantemos também
reuniões sociais em bares em Belo Horizonte com o intuito de entrar em contato
com possíveis novos associados que desejam unirem-se ao grupo. Estas reuniões
são sempre marcadas quando um novo candidato entra em contato conosco. Por
tratar-se de um grupo fechado, fazemos uma "prévia seleção" das pessoas que
pretendem associar-se.
Entendemos que o naturismo já sofre muito preconceito. Desta forma, não há como sermos preconceituosos em relação a qualquer pessoa.
Por outro lado, havendo a indicação de um novato por parte de um associado, ou se este novato é (comprovadamente) proveniente de outra área ou associação naturista, não é necessária esta prévia seleção. Somos também receptivos em relação a visitantes membros de outras áreas, necessitando apenas de contato prévio.
Em relação a visitantes e membros eventuais, cobramos taxa de visita e alimentação à parte. Já os associados efetivos pagam mensalidade onde já está incluída a alimentação. Cada pessoa leva a sua própria bebida.
Os primeiros
contatos são feitos com o ex-presidente da associação, Sr. Jáson
(31-8834-5849).
Outras informações visitar o site: http://www.natmg.org.br/ |
Sampanat
De acordo com a página da Federação brasileira de Naturismo, o SAMPANAT é filiado, porém não foram fornecidos qualquer dados à redação do OLHO NU. Maiores informações visitar o site: http://www.sampanat.com.br/
GoiasNAT (Goiânia)
De acordo com a página da Federação brasileira de Naturismo, o GoiasNAT é filiado, porém não há dados fornecidos por ninguém oficialmente. O endereço do site é: http://www.goiasnat.com.br/
PLANAT (Brasília)
De acordo com a página da Federação brasileira de Naturismo, o PLANAT é filiado, porém não há dados fornecidos por ninguém oficialmente. O endereço do site é: http://www.planat.org.br/
ABANAT (Bahia)
Não há dados fornecidos por ninguém oficialmente e não há página na Internet. Não consta como filiada à Federação Brasileira de Naturismo.
Sonata (João Pessoa)
Não há dados fornecidos por ninguém oficialmente. Há página na Internet: http://www.tambaba.com.br. Consta como filiada à Federação Brasileira de Naturismo.
AAPP (Associação naturista da praia do Pinho)
De acordo com a página da Federação brasileira de Naturismo, a AAPP é filiada, porém não há dados fornecidos por ninguém oficialmente. Não há endereço na Internet, a não ser o da Praia do Pinho: .
NATParaná
Não há dados fornecidos por ninguém oficialmente e não há página na Internet. Não consta como filiada à Federação Brasileira de Naturismo. |
InterNAT informações enviadas por Chris B. Natal Dentre vários grupos de apoio ao naturismo existentes na Internet, um se destaca pelos seus objetivos. Trata-se do InterNat - Núcleo Latino-Americano de Pesquisas Interdisciplinares em Naturismo e Comunicação. O InterNat é um grupo de pesquisadores acadêmicos interessados na produção de estudos técnicos no tema naturismo e em suas ramificações ilimitadas com diversos tipos de pesquisa científica, com especial atenção às ciências humanas, e dentro destas, a comunicação social. O núcleo, coordenado por Chris Benjamim Natal, comunicador escritor e professor, é uma sociedade sem fins lucrativos constituída como organização não-governamental, se destina a produzir, junto a seus pesquisadores filiados, material destinado à confecção de teses, dissertações, monografias, artigos, livros e publicações em geral, além de divulgar a pesquisa científica voltada ao naturismo no Brasil e demais países da América Latina. Por ser sediado fisicamente em São Paulo, Brasil, seus textos de abertura e regulamentação, por exemplo, são em língua portuguesa, porém as mensagens, estudos e reflexões também serão aceitas em espanhol, notadamente, e em caso de interesse acadêmico-científico, em outras línguas. Sua existência se deve ao fato de que o tema naturismo ainda não foi objeto de estudos mais ostensivos ou academicamente guiados na América Latina, não havendo de fato, em todo o mundo, núcleo similar de pesquisas, carecendo as mesmas, portanto, de um ponto de referência científica. Além disso, grande parte dos participantes e curiosos com o naturismo se mostram interessados e potencialmente capazes de desenvolver o tema com análise que vá além da simples observação empírica. A constituição do grupo é feita de forma interdisciplinar pelo simples motivo de que o Naturismo pode ser estudado por óticas diferentes da investigação científica. Pesquisadores das mais diversas áreas se mostram interessados na discussão, em ramos como a comunicologia, as ciências da saúde, sociologia, antropologia, turismologia, pedagogia, e muitos outros. O Internat pretende ser o local de encontro de quem quer informações sobre o naturismo provenientes das mais diferentes óticas. A associação ao Internat é aberta a todos que desejem produzir trabalhos como os relacionados acima, ou consultar os bancos de de textos para leitura, resenha, citação, bibliografias. A consulta é livre, porém a troca de mensagens é restrita aos associados. A associação é aberta aos interessados, mas é vedado o anonimato: todos devem se identificar com nome, endereço e telefone junto à coordenação. Todos os novos sócios deverão se apresentar aos já inscritos. O envio de mensagens é moderado, pois o grupo, por seu caráter acadêmico e destinação específica, não permite a entrada de mensagens de qualquer caráter que não a reflexão e o estudo do naturismo e temas correlatos/assemelhados/afins. Assim, serão excluídas, por exemplo, mensagens de parabenização, correntes, assuntos fora do tópico, ataques, pedidos, etc. Devido a este fator, as mensagens podem levar alguns dias para serem distribuídas, mas geralmente o serão todos os dias úteis. O grupo aceita contribuições que podem ser acrescentadas pelos sócios diretamente na área correspondente, podendo ser textos, links, ilustrações, etc, contanto que respeitando a mesma regulamentação das mensagens. O grupo não aceita anexos. Estes devem ser inclusos diretamente nos bancos de dados do site inicial, que é o http://groups.yahoo.com/group/internat_ A coordenação excluirá todos aqueles cuja presença tenha se mostrado inconveniente, ou que sejam reconhecidamente pessoas cujos objetivos principais de filiação não sejam o estudo e a reflexão acerca dos temas. Todas as pessoas que sentirem-se aptas a desenvolver uma pesquisa científica em qualquer uma das áreas do conhecimento humano, devem abraçar ao tema, como uma monografia tradicional. Isso também pode ser feito em grupos. Você e a Renata, por exemplo, poderiam formar um. Daí, todos os integrantes que estiverem tratando de seus assuntos darão ao grupo conhecimento de seus trabalhos, para que não haja redundância, e a totalidade do grupo os ajudará a realizá-los. Se os trabalhos tiverem seus tamanhos reduzidos, serão compilados em coletâneas, talvez a médio prazo a serem divididas por áreas, o que não os impede de serem publicados anteriormente, em periódicos naturistas ou não, em sites, etc. Os de maior monta serão formatados como livros. Todos passarão, é claro, por orientação, que pode ser feita por mim ou os outros colegas que também são professores universitários com especialização em metodologia da pesquisa científica. Não se preocupem, é mais preocupante para quem orienta, escrever não é difícil como se pensa. As orientações, via de regra, ocorrerão no ambiente do grupo virtual, para que todos os participantes tenham a oportunidade de enriquecer seu campo de referências acerca do tema e sua experiência em pesquisa. Ao término, todas as obras deverão ser publicadas ou reservadas para compilação e posterior publicação, que pode ser de três formas: 1 - através de impressão por editora, como tradicionalmente; 2 - através de impressão patrocinada, quer seja ela por terceiros, pelos próprios autores ou por ambos, em qualquer proporção; e 3 - online, no formato e-book. Não se trata, portanto, de um grupo tradicional de discussão, e sim um grupo de discussão que engloba afiliados de um Núcleo de Pesquisas, destinado à ajuda mútua para realizá-las. Assim,
cada pessoa que desejar participar mais ativamente, deve fazê-lo através do
desenvolver de um tema. O mais indicado, por motivos de praticidade pessoal, é
que se abrace motivos que têm a ver com as áreas de atuação profissional e/ou
estudo. Por exemplo: Não é, no entanto, obrigatório aos participantes desenvolver um tema; também é facultada a presença como colaborador, podendo auxiliar as investigações em progresso, até mesmo se tornarem co-autores. Acesse o saite do InterNat: http://groups.yahoo.com/group/internat_ |