') popwin.document.close() }

Relatório do Encontro Interfederadas da Europa Ocidental

 parte 1 - A abertura

por André Herdy*

 

Placa da entrada da baía de Vera

A Federação Brasileira de Naturismo vem por meio de esta relatar sobre nossa presença no Encontro Interfederadas da INF-FNI da Europa Ocidental.

 

Este encontro ocorre bianualmente, sempre nos mesmos anos em que ocorrerá o Congresso Internacional de Naturismo da INF-FNI. Ela serve de uma prévia para o congresso e normalmente estão presentes os principais líderes das federações européias.

 

Nunca dantes foi permitida a presença de um líder da América Latina neste encontro. Nossa presença só foi possível pelo pedido do Presidente da Federação que recepcionava este evento (Ismael Rodrigo da FEN – Federação Espanhola de Naturismo). Também agregado ao pedido do Representante da INF-FNI para a América Latina (Carlos Gil), ao pedido do Presidente da FPN – Federação Portuguesa de Naturismo (Laurindo Correa) e ao desejo do Vice-Presidente da INF-FNI (Charles Obergfell) e a aceitação dos mesmos pelo Presidente da INF-FNI (Wolfgang Weinreich). A estes amigos e aos demais presentes, deixamos aqui nosso muito obrigado.

 

A Federação Brasileira de Naturismo esteve representada por 3 membros de nossa direção, a saber: Elias Pereira – Presidente da FBrN, José Damasceno – Presidente do Conselho Maior e Presidente da SONATA e André Herdy – Membro do Conselho Maior e Presidente da YNAI-Brasil.

 

Pórtico de Entrada da Baía de Vera

Neste encontro foi nos dada a oportunidade de apresentar e defender a candidatura brasileira para sediar o congresso da INF em 2008.

 

No primeiro dia na baía de Vera – Almería – Espanha, nos deslocamos do residencial Vera Natura para o Restaurante Sol & Luna que iria abrigar as reuniões com uma grande expectativa de como seria a receptividade desta candidatura.

 

Ocorre que nunca houve um congresso da INF-FNI no hemisfério sul, bem como só a cada 10 anos ele se realizava fora do continente europeu (na maioria das vezes nos Estados Unidos e uma vez no Canadá). O último congresso fora da Europa havia ocorrido em Agosto de 2002 em Kissimee – Arredores de Orlando – Flórida – EUA. Portanto, tínhamos em mente que seria difícil defender esta candidatura.

 

Outro fator importante é que todos sabem que os congressos sempre ocorrem em Agosto ou no máximo nas primeiras semanas de Setembro e no Hemisfério Sul isto se dá em pleno inverno donde as temperaturas não são muito atrativas para a prática do Naturismo.

 

O Primeiro a falar foi o Representante para a América Latina – Carlos Gil – que fez um belíssimo relatório de como o nosso estilo de vida vem se desenvolvendo de forma surpreendente no nosso continente. Ele ressaltou a importância da firmeza da FBrN, que a muitos anos se destaca como principal pólo naturista no nosso continente, dos grandes avanços da Argentina em sua organização, e dos trabalhos no Uruguai, Chile, Peru, Bolívia, Colômbia, Venezuela, Costa Rica e México que estão dando seus primeiros passos. Destacou a importância da INF-FNI se tornar, a cada dia, mais “universal” e para tal recomendava maior atenção aos novos grupos que chegavam à INF-FNI.
 

*Conselheiro da Federação Brasileira de Naturismo

Presidente da Associação dos Jovens Naturistas Brasileiros

andre@ynai.com.br

 

 

Leia a parte 2 - A Apresentação da FBrN

Leia a parte 3 - O almoço e o apoio vindo de todas as partes

Leia a parte 4 - A tarde de reuniões formais e informais e o garçon brasileiro

Leia a parte 5 - A visita a El Portus

veja a parte 6 - As fotos do diário de viagem

Jornal Olho nu - edição N°68 - junho de 2006 - Ano VI


Olho nu - Copyright© 2000 / 2006
Todos os direitos reservados.