') popwin.document.close() }

Relatório do Encontro Interfederadas da Europa Ocidental

 parte 3 - O almoço e apoio vindo de todas as partes

por André Herdy*

 

Jimmy G, presidente da UNS-SNU (União Suiça de Naturismo) com a camisa de Tambaba

Após esta grande vitória de nossa apresentação fomos almoçar com todos os presentes. No entanto ainda não tínhamos a verdadeira noção do êxito de nossa apresentação.

 

Ocorre que durante o almoço recebemos os parabéns pela apresentação de todos os presentes. Logo de início os amigos Laurindo Correa (FPN), Ismael Rodrigo (FEN) deixaram bem claro que seus votos seriam pela candidatura brasileira o que muito nos agradou, porém fomos recebendo apoio oficial de todos os demais. O Presidente da FFN – Federação Francesa de Naturismo (Guy Delfour) foi o primeiro a se dirigir a nós. Ele deixou claro o apoio total à Tambaba-2008 e que os seus votos (a Federação Francesa de Naturismo possui, juntamente com a Alemã o maior número de votos na INF-FNI) seriam para o Brasil. Também nos ofereceu apoio total para o desenvolvimento do naturismo em solo brasileiro, frizando que isto incluiria até apoio logístico e financeiro. Logo depois veio a nós o presidente da União Suíça de Naturismo (Jimmy G) que nos brindou com seu apoio irrestrito ao Brasil. Luxemburgo também se manifestou através da sua Secretária Geral (Michele), que ali representava seu presidente. O Presidente da BN – British Naturism, Pat Thompson, o Chairman da BN – Mick Ayers e o Representante Internacional da BN, Paul Kirby também se dirigiram a nós e defenderam integralmente o congresso de 2008 em Tambaba. Mick também destacou que era profundo conhecedor do Brasil, já tendo estado em nosso país por várias vezes e ter um imenso carinho pelos brasileiros. Destacou que já conhecia muito bem as cidades de Recife, Natal, Fortaleza e Rio de Janeiro, mas que infelizmente nunca tinha estado em nossas áreas naturistas. Mick também relatou que adorava o clima e a cordialidade do nosso nordeste e que certamente considerava-o a melhor opção da Terra para que fossem construídas grandes estruturas naturistas. Ele também se dispôs a apoiar, até mesmo financeiramente, o desenvolvimento de empreendimentos naturistas em nossas praias.

 

Fachada do Restaurante

Depois de tantos apoios, tivemos 2 outras grandes surpresas. O Vice-Presidente da INF-FNI, Charles Obergfell, que é francês, destacou que em suas viagens pela América Latina pode perceber o grande trabalho que a FBrN tem realizado nos últimos anos e que viu a importância do Brasil em nosso continente. Destacou que não possui voto no Congresso da INF-FNI, mas que o apoio e campanha pelo Brasil ele faria.

 

Após a conversa com Charles, veio o apoio oficial do Wolfgang (Presidente da INF-FNI). Alemão que até então se demonstrava muito sério, ele foi só sorrisos conosco, conversando num perfeito inglês, pudemos criar um laço de amizade que certamente será eterno. Wolfgang destacou que apoiará oficialmente Tambaba para 2008 e que em uma conversa reservada com o presidente da DKK (Federação Alemã de Naturismo - Kurt Fischer) já havia decidido que os votos da Alemanha também seriam do Brasil. Nesta hora começamos a ter certeza que nossos sonhos estavam se tornando realidade. Havíamos recebido o apoio oficial das 2 maiores federações do Mundo! A Alemanha, como a França, deixara bem claro que tudo que necessitarmos para o desenvolvimento do naturismo no Brasil seria feito!

 

André Herdy na entrada da praia que fica ao lado do restaurante (ao fundo vêem-se as casas de Salva Vidas, a placa oficial e quiosques no formato de coqueiros que servem de guarda sol.

Wolfgang que também é marido da proprietária de uma das maiores agências de turismo naturista do mundo, destacou que possui interesse pessoal em conhecer todas as áreas naturistas do Brasil e gostaria de, o quanto antes, visitar nossas estruturas de norte a sul. Também destacou que seria muito importante a existência de agências de turismo naturista no Brasil para fazer o trabalho de receptividade e logística para as vendas realizadas na Europa. Destacando que uma parceria seria bem vinda.

 

Após o almoço, José Damasceno distribuiu camisetas de Tambaba para todos os presentes e todos adoraram o presente destacando a bandeira do Brasil que constava nas mesmas. Ao entregar a camisa de Tambaba para o Roger Viola (Francês que é responsável pelos esportes da INF-FNI) o mesmo fez questão de retribuir o presente com a camisa que estava usando da Federação Francesa de Naturismo. Com isto viu-se a cordialidade esportiva de se “trocar uniformes” ao termino de uma partida. Damasceno utilizou aquela camisa algumas vezes depois disto retribuindo o gesto dos demais presenteados que também utilizaram durante várias oportunidades a camiseta de Tambaba.

 

Recebemos bottons, revistas, chaveiros, canetas, panfletos, porta-celular, e inclusive uma linda pasta de anotações doada pela BN para a FBrN.

 

Em conversa informal com Ismael Rodrigo, o mesmo elogiou-nos pela atitude da FBrN em relação aos selos solicitados pelo grupo descredenciado da FEN. Ressaltou que esta atitude demonstrava respeito pela soberania nacional das federações co-irmãs e pela INF-FNI como entidade máxima mundial.
 

*Conselheiro da Federação Brasileira de Naturismo

Presidente da Associação dos Jovens Naturistas Brasileiros

andre@ynai.com.br

 

 

Leia a parte 1 - A Abertura

Leia a parte 2 - A Apresentação da FBrN

Leia a parte 4 - A tarde de reuniões formais e informais e o garçon brasileiro

Leia a parte 5 - A visita a El Portus

veja a parte 6 - As fotos do diário de viagem

Jornal Olho nu - edição N°68 - junho de 2006 - Ano VI


Olho nu - Copyright© 2000 / 2006
Todos os direitos reservados.