') popwin.document.close() }

Relatório do Encontro Interfederadas da Europa Ocidental

 parte 4 - A tarde de reuniões formais e informais e o garçon brasileiro

por André Herdy*

 

Wolfgang Weinreich (presidente da INF), Mick Ayers (DIretor da BN) e José Damasceno vendo folders de Tambaba

Durante a tarde, teoricamente, não poderíamos voltar à mesa de reuniões, pois os assuntos que seriam tratados não diriam mais respeito ao Congresso de 2008 e à América Latina. No entanto o Wolfgang deixou claro que éramos convidados a estar presente em toda reunião. Isto novamente foi motivo de muito orgulho para nós, já que era uma quebra de protocolo imenso que estava sendo feita.

 

José Damasceno preferiu começar um trabalho de bastidores ficando junto aos funcionários do restaurante, junto às esposas dos representantes e junto à direção do Vera Natura para distribuir outras camisetas e principalmente explicar, informalmente, maiores detalhes de Tambaba, do Brasil e da FBrN. Os outros 2 representantes brasileiros estiveram presentes em todas as demais discussões e pudemos nos interar perfeitamente nos assuntos que a INF-FNI tem debatido. Foi muito importante vermos que mesmo de forma independente, estávamos bem antenados com tudo que eles estavam debatendo, sendo inclusive visível que em alguns pontos já tínhamos respostas efetivas para aquilo que eles debatiam. Pudemos perceber o quanto positivo tem sido nosso trabalho no Brasil e como os rumos que a FBrN tem tomado são exatamente iguais aos desejados pela INF-FNI.

 

Elias, o garçom Goiano e Damasceno no restaurante Sol & Luna (em todo restaurante naturista os garçons trabalham vestidos)

José Damasceno descobriu que um dos garçons do restaurante era Brasileiro de Goiás. Em um longo papo este rapaz contou que nasceu numa cidade do interior daquele estado e que tinha ido tentar a vida na Espanha. Ao chegar lá ele jamais imaginaria trabalhar num local naturista. Por ter tido esta oportunidade, ele acabou se tornando naturista também e hoje freqüenta aquela praia quando não está de serviço. Destacou que quando criança e adolescente costumava tomar banhos de rios pelado, muitas vezes com seus amigos, mas que nunca havia percebido que aquilo era naturismo. Ao se tornar naturista na Espanha, ele não tinha noção de que havia naturismo no Brasil, muito menos em seu estado. Relatou que estava muito feliz ao descobrir isto e que certamente quando visitasse o Brasil iria querer conhecer todas as áreas brasileiras. Ele passou a ser nosso grande parceiro nesta campanha junto aos naturistas espanhóis que estavam por lá.

 

Damasceno acompanhando o dono do Sol e Luna preparando uma Paeja no último almoço.

Nas reuniões seguintes, discutiu-se sobre métodos de votação na INF-FNI, representatividade das Federações, formatação do Guia Naturista da INF-FNI, relação com os empreendimentos comerciais, juventude naturista – onde a Sieglinde Ivo (diretora da Juventude Naturista da INF-FNI) fez um belíssimo relatório de suas atividades e que por um comentário do Laurindo Correa foi destacado que André Herdy era o presidente dos Jovens Naturistas Brasileiros e que o Brasil estava muito desenvolvido neste ponto – também conversaram sobre finanças da INF-FNI, sobre divulgação do naturismo e sobre a criação de bancos de dados sobre os naturistas, lugares naturistas e federações no site da INF-FNI. Foram 3 dias de muitas conversas, muitas considerações e muitas polêmicas que foram esclarecidas.

 

Eu e a Sieglinde Ivo (diretora da Juventude da INF)

Durante alguns intervalos André Herdy teve a oportunidade de conversar com a Sieglinde Ivo sobre a YNAI-Brasil. Nesta conversa foi esclarecido tudo sobre a relação com a YNAI internacional, sobre as atividades e o crescimento do grupo brasileiro e principalmente foi ouvido da Sieglinde que ela dava total apoio ao grupo jovem brasileiro e que gostaria de poder estar presente em algum dos nossos encontros.

 

Encontramos-nos com o amigo Aurélio ao término das atividades de sábado. Aurélio é o proprietário do Camping Naturista El Portus em Cartagena na Espanha. O El Portus será a sede do 30º Congresso Internacional de Naturismo da INF-FNI que ocorrerá de 07 a 10 de setembro deste ano. Nesta oportunidade ele ressaltou novamente que éramos convidados dele para passarmos alguns dias no seu estabelecimento. Agradecemos imensamente e aceitamos. Também nos ajudou muito em compreender o caminho que levaria até lá, disponibilizando seu celular pessoal para em caso de duvidas entrássemos em contato.

 

*Conselheiro da Federação Brasileira de Naturismo

Presidente da Associação dos Jovens Naturistas Brasileiros

andre@ynai.com.br

 

 

Leia a parte 1 - A Abertura

Leia a parte 2 - A Apresentação da FBrN

Leia a parte 3 - O almoço e o apoio vindo de todas as partes

Leia a parte 5 - A visita a El Portus

veja a parte 6 - As fotos do diário de viagem

 

Jornal Olho nu - edição N°68 - junho de 2006 - Ano VI


Olho nu - Copyright© 2000 / 2006
Todos os direitos reservados.