') popwin.document.close() }
Relatório do Encontro Interfederadas da Europa Ocidental parte 2 - A apresentação da FBrN por André Herdy*
Terminado o relatório inicial, foi nos dado a palavra para apresentarmos a nossa candidatura. Conforme havíamos combinado previamente com a direção, fizemo-la em inglês e o tradutor oficial (o Holandês Herbert) repetia em francês e Alemão, já que estas são as 3 únicas línguas em que se deve falar em reuniões oficiais da INF-FNI.
Durante a apresentação oral, foi distribuído a todos os presentes um DVD que apresentava Tambaba aos europeus. DVD este feito exclusivamente para este evento e com legendas nas línguas oficiais para facilitar a compreensão.
A apresentação foi inicialmente sobre as dimensões territoriais brasileiras, ressaltando os 8 mil quilômetros de costa que possuímos as características geográfico-culturais de cada região do Brasil e destacando a questão climática do nosso nordeste que era a região com destaque por ser onde fica Tambaba.
Posteriormente, apresentamos noções básicas de como está o funcionamento da FBrN, destacando as estruturas já consolidadas como a Praia do Pinho e a Colina do Sol e falando um pouco sobre todas as demais áreas. Seguimos o relatório apresentando o grande crescimento que vem ocorrendo no Naturismo Brasileiro. Destacando o apoio político governamental que temos tido, o interesse de associações comerciais e de prefeituras para criarmos outras opções de lazer naturista e o grande número de brasileiros que dia-a-dia tem procurado o nosso estilo de vida. Destacamos também a procura de empresários não naturistas por transformarem seus empreendimentos em áreas naturistas, como tem ocorrido em SP, BA, MT, RJ e PR.
Neste momento foi destacado o fato de que originalmente, nossos antepassados já praticavam um estilo de vida bem próximo do naturismo. Falamos um pouco sobre os índios pré-colonização que viviam a nudez social, com respeito ao próximo, respeito a si mesmo e respeito à natureza.
Depois desta breve apresentação, partimos então para o ponto principal que era trazer o congresso da INF-FNI para o Brasil em 2008. Falamos sobre Tambaba, ressaltamos o clima da região, ressaltamos a proximidade com a Europa e a existência de vôos regulares da Europa direto para o aeroporto de Recife (que fica a 100km de Tambaba) e a possibilidade de vôos charter para o aeroporto de João Pessoa que também tem estrutura internacional e fica a 40km de Tambaba. Contamos um pouco da história de Tambaba e apresentamos o apoio político que a SONATA possui. Neste momento houve uma grande surpresa dos presentes ao tomarem conhecimento que o Prefeito da Cidade do Conde, Aluisio Regis, é naturista, que foi ele quem autorizou o naturismo, por lei municipal, naquela praia há 18 anos, que ele está pessoalmente engajado com esta candidatura e estará na prefeitura até a realização do Congresso de 2008. Estes fatos deixaram claro que suporte político-legal para o congresso não seria problema e que ao contrário estaríamos numa situação invejável até mesmo para os padrões europeus. Também ficaram impressionados ao tomarem conhecimento do apoio que o líder do maior partido no Senado Federal Brasileiro tem dado ao Naturismo Brasileiro e a esta candidatura. A importância de o Senador Ney Suassuna nos apoiar foi muito importante, pelo que pudemos perceber nos rostos dos presentes. Ao destacarmos a opinião do Ministro do Turismo Brasileiro sobre o turismo naturista a expressão dos rostos dos presentes se transformou em um misto de alegria e realização.
Neste momento foi comentado por todos os presentes que sem dúvidas a INF-FNI deveria realizar um congresso na América do Sul e certamente que a FBrN era a única federação naturista já preparada para tal. Também destacaram que havíamos escolhido muito bem a área candidata, já que certamente os motivos apresentados para ser lá eram inquestionáveis.
Houve um pequeno comentário sobre a realização a cada 10 anos do congresso fora da Europa, porém o próprio Presidente da INF-FNI (Wolfgang Weinreich) concordou que nunca houve algo nos estatutos que proibisse ocorrer com menor freqüência, e se até hoje era feito assim era apenas por falta de opção.
Wolfgang também destacou que a Itália iria apresentar em caráter excepcional uma candidatura concorrente com Tambaba para 2008. Isto a princípio foi um banho de água fria em nossas pretensões, já que éramos a única candidata registrada dentro dos prazos pré-estabelecidos pela INF-FNI.
No entanto ao início das palavras do Presidente da FENAIT – Federação Naturista Italiana, Gianfranco Ribolzi, ficou claro que não precisaríamos nos preocupar. Ele falou que apoiaria e votaria em Tambaba para 2008 e apresentou só para constar a sua candidatura, ressaltando que gostaria que todos ali presentes só levassem em consideração tal candidatura para 2010.
Ao terminarmos nossa apresentação, deixamos em aberto para perguntas. Foram feitas algumas perguntas sobre logística e alimentação que respondemos prontamente sobre a possibilidade de vôos charter, destacando o apoio imediato do Carlos Gil que trabalha na Ibéria (companhia espanhola de aviação) que ressaltou ser possível voar a custo bem baixo e ainda de que seria possível se organizar o primeiro vôo transatlântico naturista da história da humanidade. (já que o único vôo naturista já realizado foi dos EUA para o México).
Quanto à alimentação, ressaltamos o baixo custo para se comer bem no Brasil (comparativamente com a realidade européia).
Ao terminarmos as respostas aos
questionamentos, tínhamos gasto cerca de 4 horas apresentando o Brasil, a
FBrN e Tambaba para os presentes. Vale ressaltar que, infelizmente, muitos
ali desconheciam totalmente a nossa realidade e nossas vitórias ao longo
dos anos. Também é importante destacar que houve um interesse muito grande
dos presentes em estabelecerem laços comerciais com as áreas naturistas
brasileiras através de agências de turismo naturista. Este tipo de agência
de turismo, que é muito comum na Europa, já facilita as viagens dos
naturistas europeus por toda Europa e destinos noutros continentes como na
Austrália, Nova Zelândia, EUA e México. Infelizmente, também desconheciam
a possibilidade de ter roteiros naturistas no Brasil, um país que todos
admiram e desejam conhecer.
Este encontro ocorre bianualmente, sempre nos mesmos anos em que ocorrerá o Congresso Internacional de Naturismo da INF-FNI. Ela serve de uma prévia para o congresso e normalmente estão presentes os principais líderes das federações européias.
Nunca dantes foi permitida a presença de um líder da América Latina neste encontro. Nossa presença só foi possível pelo pedido do Presidente da Federação que recepcionava este evento (Ismael Rodrigo da FEN – Federação Espanhola de Naturismo). Também agregado ao pedido do Representante da INF-FNI para a América Latina (Carlos Gil), ao pedido do Presidente da FPN – Federação Portuguesa de Naturismo (Laurindo Correa) e ao desejo do Vice-Presidente da INF-FNI (Charles Obergfell) e a aceitação dos mesmos pelo Presidente da INF-FNI (Wolfgang Weinreich). A estes amigos e aos demais presentes, deixamos aqui nosso muito obrigado.
A Federação Brasileira de
Naturismo esteve representada por 3 membros de nossa direção, a saber:
Elias Pereira – Presidente da FBrN, José Damasceno – Presidente do
Conselho Maior e Presidente da SONATA e André Herdy – Membro do Conselho
Maior e Presidente da YNAI-Brasil.
*Conselheiro da Federação Brasileira de Naturismo Presidente da Associação dos Jovens Naturistas Brasileiros
Leia a parte 1 - A Abertura Leia a parte 3 - O almoço e o apoio vindo de todas as partes Leia a parte 4 - A tarde de reuniões formais e informais e o garçon brasileiro Leia a parte 5 - A visita a El Portus veja a parte 6 - As fotos do diário de viagem |