') popwin.document.close() }
Jornal Olho nu - edição N°181 - Dezembro de 2015 - Ano XVI |
Anuncie aqui |
|||
Estará disponível para download até o final do mês o novo ensaio de Paulo Pereira, a história viva do Naturismo brasileiro, viveu quase 60 anos de sua vida na e para a nossa filosofia de vida. Autor de diversos textos e livros sobre o assunto acaba de concluir mais um: Da Identidade Nua - uma reflexão. Sua obra é um texto enfático que está dividido em duas partes, que se complementam: a primeira, mais inspirada no conhecimento científico afirmado, focaliza referências e conceitos relacionados às origens biológicas do homem, sobretudo, como base na busca de nossa identidade natural e a segunda inteiramente voltada a breves releituras de consagrados autores naturistas, destacando fatos e argumentos datados, com vista, por acréscimo, à percepção qualificada da identidade nua, da identidade nudista-naturista.
Arthur de Lacerda apresenta um novo artigo. Desta vez ele foca a Ética do Corpo Livre, analisando e comparando a aceitação do corpo nu pelas diferentes sociedades através dos tempos. Também avalia a história do naturismo desde sua aparição no final do século XIX. Em Naturismo e Sociedade.
Em outro artigo do mesmo autor, Arthur analisa a polêmica peça teatral "Macaquinhos", onde atores nus fazem performances baseadas em comportamento animal, o que causou muita repercussão durante sua apresentação em Cariri, no Ceará. Em Nudez & Sociedade.
Evandro Telles está indignado com a situação trágica do município de Mariana, em Minas Gerais, e as as consequências desastrosas sobre o rio Doce após o estouro da barragem de uma empresa de mineração. O Naturismo poderia ter sido menos passivo com esta situação? Em NATArtigo.
Na mesma linha o Grupo Naturismo Capixaba também lamenta a tragédia do rio Doce e o desastre sobre o estado do Espírito Santo. Nem tudo são mágoas, no entanto, e eles mostram como foi seu último encontro e convidam para o próximo. Em NATAssociações. Leia também que o SPNAT lançou seu primeiro boletim mensal, disponível para download.
Está no ar mais uma edição da excepcional publicação naturista argentina NUDELOT. No original em sua língua nativa a edição de dezembro da revista eletrônica traz uma série de artigos super interessantes para o Naturismo universal: nesta edição Massarandupió, Riva Bela - Córsega, Madrid e até um artigo de Evandro Telles são destaques.
Volta e meia vem à tona a discussão sobre a prática de gravar imagens em áreas naturistas. As regras da Federação Brasileira são claras: somente poderá haver registro de imagens mediante PRÉVIA autorização de todos os focalizados. No entanto o uso de celulares e máquinas estão indiscriminados e generalizados. Essa permissividade tem gerado problemas. Longe de as imagens servirem para divulgar o Naturismo, como muitos alegam, elas têm sido usadas indiscriminadamente em sites pornográficos com enfoque totalmente oposto ao que prega o Naturismo, deteriorando a imagem naturista construída a duras penas num trabalho que dura décadas. Além disso, muitas das imagens não são tomadas inocentes registrando um momento de alegria e descontração. Infelizmente muitas são feitas de maneira erótica, destacando partes do corpo e descontextualizando as ações registradas do todo, do conjunto. Fica evidenciado a intenção de dolo. O pior vem depois, porque muitas dessas imagens são distribuídas intencionalmente por redes sociais e tornam-se "virais". E aí começa todo o drama daquelas pessoas focalizadas, porque essas imagens vão parar em celulares de pessoas conhecidas não naturistas e que acabam tendo uma visão distorcida do que é o Naturismo e passam a discriminar o naturista e o Naturismo. Péssimo para todos.
Mas o que fazer? Como lidar com isso? Quem deve ser responsabilizado? O uso indevido de imagens é contra as regras do Naturismo e é crime previsto no Código Penal Brasileiro. Vale a pena transformar estas ações em caso de polícia? Como fica o papel e a posição das mídias naturistas nesta situação? O jornal OLHO NU está abrindo os debates e discussões. Envie suas opiniões para geral@jornalolhonu.com com nome, endereço completo - pois não acreditamos em opiniões anônimas - e elas serão publicadas em NATDebate.
Em Notícias da FBrN veja que a criação do importante Código de Ética completa 19 anos no dia 7 de dezembro e, sua função está mais viva do que nunca com a do caso do vídeo distribuído sem autorização nas redes sociais. Também saiba que o GoiasNAT não é mais filiado à Federação.
Em nossa NATAgenda há a lista completa dos eventos naturistas que vão acontecer nos próximos dias em todo canto do país - quer que sua área ou clube tenha as informações adicionadas aqui? envie regularmente para nós os convites para seus eventos: Na Ecovila da Mata A Virada da Expansão terá oito dias e sete noites de muita confraternização e atrações, uma delas é o casamento naturista de Jorge Bandeira e Sunny, mas antes há a confraternização de natal dos ecovilenses, mais intimista. O Recanto Paraíso, O Clube Rincão Naturista e o Mirante do Paraíso promovem seus Réveillons Naturistas. É só escolher sua programação.
Em destaque a ação que a Colina do sol promove com a comunidade de seu entorno, o Morro da Pedra, no dia 25 de dezembro o Natal da Crianças. Quem quiser é só participar.
Também o NATCop promoveu ação social junto á comunidade distribuindo brinquedos para um orfanato na região de Inúbia Paulista. Leia como foi o evento em Naturismo & Sociedade 2.
Os desportistas têm encontro marcado no dia 13 de dezembro no Clube Naturista Colina do Sol para a disputa da Segunda Pelatona, corrida e caminhada rústicas competitivas pela bela propriedade gaúcha. Em NATEsporte.
Nos meados do mês haverá mais um passeio naturista para a Ilha Grande, no estado do Rio de Janeiro. Quem quiser maiores informações leia em NATTurismo.
Naturismo também é cultura. Será lançado na Ecovila da Mata durante o evento conhecido como "Virada da Expansão" de 27 de dezembro a 3 de janeiro de 2016 o novo livro de Jorge Bandeira "Peregrinações de Isaías ao redor de si mesmo". Segundo Bandeira, a nova obra "é um libelo naturista. Sobre a beleza e o amor presentes ao estar nu." Leia mais detalhes em NATCultura e prestigie com sua presença.
É no final do mês de janeiro. É para colocar na agenda e já fazer todos os trâmites para participar do 6° Encontro Latino Americano de Naturismo, o ELAN6, que será realizado no México, à beira mar. Todas as informações para participação já estão em NATEVento Internacional.
Navegando nos arquivos do Jornal OLHO
NU encontramos uma matéria inédita de 2013. O fotógrafo de
Minneapolis (EUA) Matt Blum, faz fotografias do que ele chama de ‘Nu
Honesto’, ou seja, sem maquiagem e sem glamour. São retratos de
mulheres lindas, com suas imperfeições, fotografadas nas suas casas,
em momentos cotidianos, relaxados. Coincidentemente foi exibido pelo
Canal Brasil um programa que trata exatamente sobre a beleza
feminina natural, sem glamour: 302. No episódio do início do mês a
estrela foi Glacy Machado que posou para as lentes do fotógrafo e
deu um excelente depoimento sobre Naturismo. O Verão já está na porta, a praia do Pinho está com reservas abertas para a pousada e camping que funcionam na praia, que não são filiadas à FBrN. Não deixe para depois.
Em De Olho na Mídia veja que o jornal O GLOBO publica matéria sobre a visita dos surfistas do Movimento Nu à praia do Abricó e dá voz às reivindicações dos naturistas locais.
Em NATNotícias leia que o Movimento NU visitou a praia do Abricó no Rio de Janeiro, levando o projeto Surf Nu para incentivar o esporte naquela praia. Leia também que a Colina do Sol tem novas taxas de cobrança para quem quiser visitar o pitoresco lugar.
Em NATClassificados há uma boa oportunidade para participar de um documentário sobre Naturismo. Ou como figurante ou fornecendo a área para as locações.
Atenção: As matérias serão atualizadas durante todo o mês, portanto fique atento.
Boa leitura. Boa reflexão. Bom lazer.
Feliz Natal, aos Cristãos e Feliz Ano Novo para todos. Até a edição de janeiro. Pedro Ribeiro Editor
|
|||
Olho nu
- Copyright© 2000 / 2015
Todos os direitos reservados.