') popwin.document.close() }
Jornal Olho nu - edição N°37 - outubro de 2003 | |
![]() |
|
Editorial | Cartas dos leitores | NATClassificados | De olho na mídia | NATNotícias | NATExperiência | NATEspecial | NATEntrevistas | |
FBrN | Nu em Notícia | NATReflexão | NATQuestão | NATCuriosidades | NATCuriosidades 2 | NATNovidades | NATVariedades |
Jornal Olho nu - edição N°39 - dezembro de 2003
Anunciam nesta edição: Corpos Nus | Pelados | |
A NUDEZ NOS LIBERA DA INDÚSTRIA DA MODA Por Jeff Haack, The Crescent tradução de Doni Sacramento* Pertencemos à indústria da moda, e nem mesmo uma revolução nudista nos libertará dela. De acordo com um recente estudo publicado no USA Today, o vestuário surgiu cerca de 50.000 anos atrás, quando os humanos migraram da África para áreas de climas mais frios.
Você adivinhou: a indústria da moda. Esta indústria nos tem mantido vestidos, para benefício de sua própria sobrevivência econômica, desde os dias em que o Homo Sapiens se comunicava através de uma série de elaborados gestos manuais e grunhidos. Os comerciantes da moda tiveram seu início de forma simples, vestindo-nos com peles de animais. Claro que isto requeria um grande volume de caçadores e afins, então cortaram eles os custos criando ovelhas e nos vestindo com roupas de lã. Ainda incapazes de sustentar o crescimento da economia pelo qual procuravam, os militantes desta indústria começaram a produzir algodão. O que deu início à primeira grande explosão da moda, e ficou claro que as roupas haviam chegado para ficar.
Certamente, você está provavelmente pensando naquele professor de 60 anos que vive derrubando giz durante a aula. Não há dúvida de que a nudez numa sala de aula trairia a desatenção.
Temos sido explorados pela influência da indústria da moda por um tempo longo demais. Adquirindo nossa liberdade de suas garras, temos nada a perder a não ser nossas roupas. Matéria extraída do site da Universidade de Evansville, Indiana - The Crescent Online http://www.uecrescent.org/cgi-bin/view.cgi?200310/31+20031030nude_opinion.html+20031031*donisacramento@interair.com.br (Fotos tiradas na praia de Massarandupió, BA, sobre trabalho de Roberto Soares)
|