') popwin.document.close() }
Jornal Olho nu - edição N°55 - abril de 2005
Editorial | Cartas dos Leitores | NATClassificados | NATNotícias | NATNovidades | NATCuriosidades | NATLuta
NATEspecial | NATExperiência | NATInternacional | NATVariedades | NATHumor | NATCinema | NATConto | NATFotos

Jornal Olho nu - edição N°55 - abril de 2005 - Ano V

foto: Marco Pereira

A alegria contagiou os cariocas, que tomaram posse da praia do Abricó. (foto histórica tirada em 2003)

O verão acabou e o outono já pintou trazendo suas temperaturas oscilantes e instáveis. Mas o final do verão trouxe algumas conquistas importantes para o naturismo brasileiro. Depois de quase 11 anos completos de luta para liberação da prática do nudismo na praia do Abricó, o Superior Tribunal de Justiça não acatou recurso do advogado que é contra o naturismo em áreas públicas. Embora parecesse um caso restrito apenas ao estado do Rio de Janeiro, ele não era. O naturismo correu sério risco durante todos esses anos, pois se o STJ proibisse a prática do nudismo nesta praia, abriria precedente para todo Brasil. Não foi assim que o Ministro entendeu. Valeu o bom-senso. Vale a pena ler o seu despacho, em NATLuta.

Após uma jornada de trabalho que durou mais de quatro anos, o antropólogo Luiz Rojo, defendeu sua tese de doutoramento, que tem o sugestivo título de "Vivendo Nu Paraíso". A importância da realização de trabalhos acadêmicos sobre naturismo ficou bem óbvia durante a apresentação pública. OLHO NU foi lá e conferiu tudo. Leia em NATEspecial

Também foi em ambiente acadêmico a palestra que Maria Luzia de Almeida proferiu para alunos de comunicação e jornalismo de uma faculdade do Espírito Santo. O tema naturismo despertou o interesse geral da platéia. Compartilhe a interessante a experiência em NATExperiência.

Em NATCuriosidades, uma pesquisa promovida por um professor com seus alunos, em um colégio de ensino médio, tentou avaliar como eles encaram a nudez pública e coletiva através de uma questão que pedia uma visão pessoal sobre o confronto entre o europeu que descobria as terras exóticas e os nativos que a habitavam.

NATinternacional é uma nova seção estreando em nossa coleção. Vai abordar notícias e artigos internacionais publicados originalmente em publicações naturistas ou não ao redor do mundo. Como primeiro momento, Sophie Campbell, correspondente do jornal inglês The Telegraph, apresenta matéria que compara o comportamento dos freqüentadores de saunas em vários países do mundo: ficar nu ou não, separadas por sexo ou não, toda família ou não? São as necessidades nuas.

Variedade é o que não falta nesta edição do OLHO NU. Caçando na Internet, Cláudio Guerra descobriu um filme francês de produção de 2004, que, se pode dizer que é o primeiro que se tem notícia, tem o tema naturismo como base principal da história. Chama-se "Les Textils". Leia o resumo, críticas, comentários e fotos em NATCinema

Wagner Rotta colabora mais uma vez com um conto de sua autoria: "Tirar ou não tirar" conta a história de uma jovem que vive o eterno dilema do simpatizante que quer se iniciar no naturismo. Em NATconto.

Em NATHumor um filme de um minuto apresenta uma partida de futebol de pelados, que é interrompida por um sujeito "obsceno" que faz questão de "aparecer".

A Sessão Desafio faz parte da seção NATVariedades, apresenta um texto que não possui nenhuma letra "e": Flutua o pássaro nu.

E tem muito mais: as opiniões dos leitores, em Cartas dos Leitores, leitores que querem fazer amizade, em NATClassificados, as notícias, as novidades.

Boa leitura, muita informação e boa diversão. Fique conosco.

Esta edição ficará no ar pelo acesso principal até 4 de maio de 2005.

 

Pedro Ribeiro 

Editor 

pedroribeiro@jornalolhonu.com  

OLHO NU lembra que as idéias e afirmativas contidas nas matérias expressam inteiramente a opinião dos respectivos autores e entrevistados, não sendo necessariamente compartilhada pelo editores do jornal.
ATENÇÃO: OLHO NU está aceitando anúncio pago de qualquer produto ou serviço (menos erótico e pornográfico). Escreva para publicidade@jornalolhonu.com e peça maiores informações.

Olho nu - Copyright© 2000 / 2005
Todos os direitos reservados.