Jornal

 

 

 

Clique sobre a letra para acessar a página correspondente:

 

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

    A

AANR-(American Association for Nude Recreation) Associação Americana para Recreação Nudista). Entidade norte-americana de Naturismo.

AAPP - Associação de Amigos da Praia do Pinho. Pioneira, fundada em 1986. Federada da FBrN, possui um sítio eletrônico para divulgação de suas atividades. Ver PINHO.

AAPT - Associação dos Amigos da Praia de Tambaba, criada pelo prefeito de Conde, Aluísio Vinagre Régis, em janeiro de 1991.

ABRICÓ - Praia de Naturismo do Rio de Janeiro, mantida pela ANA, considerada um dos principais redutos do Naturismo no Brasil.

ACN - Associação Carioca de Naturismo. Antiga entidade que congregava os naturistas do Rio de Janeiro.(JON)

ADAMISMO - No Dicionário Houaiss da língua portuguesa consta como “seita herética cujos adeptos compareciam nus às assembléias, para imitar a inocência de Adão antes do pecado original, e que, depois de seu surgimento, no séc. II ressurgiu na Boêmia no séc. XV. No Aurélio não se encontra menção à palavra Adamismo, mas só Adamita: membro de uma seita religiosa herética do séc. II, cujos adeptos compareciam às assembléias despidos para imitar o estado de inocência de Adão antes do pecado, e que ressuscitou no séc. XV entre os tchecos. Sinônimo romântico para os termos Naturismo/Nudismo. (RF/JB)

ADAMITAS DE PRODICUS-Seita cujos membros eram acusados de viverem nus e que designou durante toda a Idade Média os partidários do retorno ao estado original do homem antes do “pecado”.

ADÃO-Andava nu no Paraíso, até ser expulso...

ADEGAS, Praia das- Praia de Naturismo oficializada de Portugal.

ADOLF HITLER- Ditador na Alemanha. Ilegalizou e mandou fechar os inúmeros centros naturistas alemães durante o regime nazista.

ADOLF KOCH NUDIST SCHOLL- Entidade fundada pelo próprio Koch, nos anos de 1930, em Berlim.

ADRIANO JORGE-Famoso médico amazonense da primeira metade do século XX. Simpático às causas do nudismo/naturismo, segundo informações do poeta Luis Bacellar chegava a atender nu aos seus pacientes. (GC)

AGAL-Associação Amigos da Galheta, em Florianópolis, Santa Catarina. Praia de Naturismo/nudismo opcional. Afiliado da FBrN, possui sítio eletrônico. Fundação: 19/02/1995. Ver GALHETA.(JB/AA)

ALANIS MORISSETTE-Cantora e compositora. Usa sua nudez em clipes musicais e fotografias artísticas de seus álbuns musicais.

ALARME!- Jornal de Portugal, de subtítulo “O jornal das novas tendências”, que em seu número inaugural publicou matéria de capa sobre o Naturismo.

ALBERT EINSTEIN- Cientista, criador da Teoria da Relatividade. Pacifista e simpatizante das causas do nudismo.

ALBERT LECOQ-Fundou em 1944 o “Clube do Sol”, abrindo assim o nudismo aristocrático a todas as condições sociais.

ALBERT RIVERA- Candidato à Presidência da Catalunha, na Espanha, que em 2006 divulga cartazes políticos em que aparece totalmente nu em sua campanha.

ALESSANDRA CESTAC-Atriz, performer. Realiza trabalho envolvendo sua nudez, onde através do “sticker”, em tamanho natural, afixa em postes de iluminação pública e viadutos, fotos suas ao natural (nua), num trabalho artístico de adesivo e lambe-lambe. Representa o Brasil em exposições no exterior.

ALEXANDRE TSANACLIS- Fundador do Clube Rincão e ex-presidente da FBrN. (ML)

ALEX DA ROSA- Jogador de futebol, brasileiro naturalizado boliviano, foi demitido do clube de futebol Blooming em 2007 por der concedido à imprensa esportiva boliviana uma entrevista nos vestiários. Detalhe: o jogador foi entrevistado nu, por este motivo os dirigentes do clube consideraram sua atitude imoral.

ALFRED HITCHCOCK- Cineasta consagrado, simpatizante das causas do nudismo.

ALFREDO SIRKIS-Ex-secretário do Meio Ambiente do Rio de Janeiro. Assinou a resolução que permitia a prática do Naturismo na praia do Abricó em novembro de 1994.

ALGARVE, CLUBE NATURISTA DO- Famoso clube de Portugal, mantém sítio eletrônico e uma interessante Revista Virtual trimestral.

ALLEN GINSBERG-Poeta norte-americano (já falecido), expoente da geração Beat, adepto do nudismo como atestam várias fotos de suas interferências artísticas e poéticas.

ALMANAQUE NUDISTA-Revista de naturismo espanhola dos anos de 1930.

ALOISIO REGIS-Prefeito do município de Conde, na Paraíba (2005). Apoiador da causa naturista e defensor da praia naturista de Tambaba.

ALOIS KNAPP- Presidente da Federação Norte-americana de Naturismo nos anos da 2ª Guerra Mundial(1939-1945) (AH)

ALPC- Liga americana para a cultura física (The American League for Physical Culture), fundada em 1929 pelo imigrante alemão Kurt Barthel. (CF)

AMANTES DE VERÃO- Filme de Randal Kleiserde de 1982, onde boa parte do enredo se passa numa das inúmeras ilhas de nudismo na Grécia. No elenco Daryl Hannah e Peter Gallagher.

AMAZONAS EM TEMPO-Jornal de Manaus (AM) que publicou em sua edição de domingo, 02 de dezembro de 2007, suplemento jornalístico com fotos e entrevistas com o Graúna. O autor da reportagem foi o jornalista Evaldo Ferreira, o título “Simplesmente Nus”.

AMAZONAT-Hotel de Selva (Amazonat Resort-Econatur) pioneiro no Brasil em adotar o Naturismo como atrativo a seus hóspedes. Atualmente (2006) não exerce mais esta finalidade naturista. Localiza-se no Km 163 da Rodovia AM-010, que liga a capital do Amazonas, Manaus, ao município amazonense de Itacoatiara.

ANA- Associação Naturista de Abricó. Responsável pelas atividades de manutenção e dinamismo de eventos daquela praia de nudismo. Possui sítio eletrônico. Ver Abricó.

ANA MARIA BRAGA- Apresentadora de TV que fez um programa, exibido pela rede Globo em 12/01/2007 numa praia de nudismo, ficando a própria nua, no Caribe.

ANDRÉ HERDY- Presidente da FBrN(2007-2009). Fundador da Ynai-Brasil.

ANNA-(Aliança Alemã de Nudo-Naturismo) Primeiro campo de nudismo, fundado em 1906 na Alemanha. Ver Richard Ungewitter.

ANISCAN- Associação Naturista das Ilhas Canárias, que congrega aos naturistas daquele arquipélago. http://aniscan.blogia.com  (ON)

ANRL-(American Nudist Research Library) Biblioteca de Pesquisas do Nudismo Americano.Centro de informações bibliográficas norte-americano que preserva livros, revistas e acervo nudista em diversos arquivos.

APANNA- Associação para o Nudismo Naturista Argentino, entidade que organiza as Olimpíadas naturistas na Província de Córdoba, Argentina.

ARENA-Clube criado em 1957 pela Federação Francesa de Naturismo (FFN), uma de suas atrações eram as projeções de filmes naturistas.

ARNOLDO PIRATININGA-Autor (provavelmente um pseudônimo) do livro raro de 1932 “O nu ao ar livre”, publicado pela Editorial Moderna Paulistana, que relata a viagem de um pacato cidadão brasileiro para a Alemanha, onde conhece a vida naturista naquele país. Talvez seja um dos primeiros livros publicados no Brasil que tratou do tema nudismo. A edição ainda brinda o leitor com 50 fotografias “originais” dos nudistas alemães. Item de colecionador.

ARITANA-Novela brasileira que inovou ao tratar a nudez indígena de forma natural, sem estereótipos. Faziam parte do elenco Bruna Lombardi e Carlos Alberto Ricelli, este vivendo o papel do índio Aritana.

ARNOLD RICKLI-Médico austríaco. Realizou na cidade de Viddes as “curas atmosféricas”, em 1855. A exposição ao ar das florestas exige a nudez de seus pacientes.

ARTHUR VIRGÍLIO NETO-Político. Diplomata. Senador pelo PSDB (AM). Foi o único senador do Estado do Amazonas (os outros são Jefferson Peres e Gilberto Mestrinho) que respondeu ao Graúna-AM, na solicitação de apoio à aprovação da Lei Gabeira no Senado. Respondeu não só apoiando pessoalmente a causa como comprometeu a bancada do PSDB no senado em tal propositura.

AUGUSTE RODIN-Mestre inconteste da escultura que priorizou em suas obras os corpos nus, utilizando o trabalho de “modelos vivos” para seus estudos.

AUGUSTO CARNEIRO-Ambientalista, sócio da Colina do Sol (RS), trabalhou com José Lutzemberger, naturista convicto e ocupa seu tempo lutando em favor do Meio Ambiente e do Naturismo.(ETA)

AVA GARDNER-Atriz de Hollywood. Brindou a Ilha do Sol com sua nudez.

AVRIL X-Atriz e modelo Argentina que desenvolve o projeto “Urbanudismo”, de nudez em público na Argentina e na Espanha. Possui interessante sítio eletrônico, com mais de 800.000 visitantes. Ver Urbanudismo. Novidade: em outubro de 2006 Avril X realiza, grávida e nua, uma sessão de fotos nas ruas de Barcelona.

Clique sobre a letra para acessar a página correspondente:

 

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z




Olho nu - Copyright© 2007
Todos os direitos reservados.