Jornal

 

 

 

Clique sobre a letra para acessar a página correspondente:

 

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

   R

RATINHO- Pseudônimo do apresentador de TV Carlos Massa, do SBT. Por sua causa Sílvio Santos foi condenado a pagar uma indenização milionária aos naturistas da Colina do Sol(7 naturistas), caluniados e ofendidos moralmente pelo espalhafatoso apresentador, que usou suas imagens de forma inadequada, burlando um contrato de veiculação de imagens previamente acordado entre as partes(Colina do Sol e SBT). A indenização atingiu a soma de 1,4 milhões de reais(2007).

RECANTO PARAÍSO-Empreendimento naturista localizado em Piraí, no RJ. Afiliado a FBrN e com sítio eletrônico na Internet. Fundação: 09/11/1997.

REVISTA DA OI- Revista da operadora de telefonia celular que publicou em janeiro de 2007 matéria ilustrada sobre o Naturismo, com fotos e entrevistas com os congressistas naturistas, ocorrido na Praia do Abricó,RJ, em novembro de 2006.

REVISTA LEGAL-Revista publicada no Estado do Acre que em 2000 teve como matéria de capa “O Éden no Acre”, com fotos e artigo de nudismo de um possível empreendimento naturista acreano.

RICHARD UNGEWITTER-Com a publicação, em 1903(?), dos livros “Die Nacktheit”(A Nudez), “Os Homens Deviam Ficar Nus”(1903) e “O Nudismo do Ponto de Vista Histórico, Moral e Estético”(1904) lançou os fundamentos do moderno movimento naturista e fundou o primeiro campo verdadeiramente nudista em 1906, na Alemanha. Ver ANNA.(JB/AA)

RICHARD WEST - Videasta. Produtor da série “Virtually”, filmada em prais e clubes naturistas brasileiros (1999). Alguns títulos: “Nude in Brazil”, Nude in the South of Brazil”.

RICHELIEU (Duque) - Ficava completamente nu em suas reuniões privadas, segundo o escritor Emmett Murphy em seu livro “História dos Grandes Bordéis do Mundo”, de 1983.

RIENS DU TOUT - Filme francês de Cédric Klapish. A história do filme se passa em uma praia de naturismo. (PBN)

RINCÃO - Empreendimento naturista de São Paulo. Afiliado da FBrN e com sítio eletrônico. Localizado em Guaratinguetá. Local do primeiro encontro regional de Naturismo Rio de Janeiro/São Paulo, em 26 e 27 de novembro de 1994. Fundação: 01/08/1993. Nome original: Rincão Estância Naturista e Ecológica.

RIO-É - Revista naturista publicada pelo Rio-Nat. O primeiro número saiu em junho de 1989, e o último número, o 42, em 1996.

RIONAT - Importante grupo de Naturismo carioca (não está mais em atividade). Associação Naturista do Rio de Janeiro. Ver Sérgio de Oliveira.

RITA LEE - Cantora e compositora popular. Escreveu e compôs a música “Luz del Fuego”, homenageando assim a pioneira do nudismo/naturismo no Brasil. A letra exalta o feminismo e a bravura de Dora Vivacqua, nome verdadeiro de Luz.

RITOS DO CORPO- Livro editado pelo Senac nacional, de autoria de Lorelai Kury. Aborda questões relacionadas à nudez nas sociedades e culturais tradicionais.

ROGER MOREIRA-Músico. Líder da banda “Ultrage ao Rigor”, autor dos sucessos “Inútil” e “Pelado”. Naturista, presente e pelado no vídeo de divulgação das Saunas Jardins, em São Paulo.

ROGER WATERS-Músico. Ex-Integrante do Pink Floyd. Capa de disco censurada em alguns países (tarja preta). Motivo: na capa do álbum “The pros and cons of hitch hiking” (os prós e contras de pegar uma carona) de 1984, a “caroneira” está “vestida” somente com uma mochila, nua na beira da estrada. Nudez, Censura e conservadorismo/cerceamento da liberdade artística.

ROSKILDE- Festival de música que ocorre a 37 anos na Dinamarca, na cidade do mesmo nome. Promove durante todo o evento a “naked race” (corrida dos pelados).

ROLANDO HANGLIN- Jornalista, pioneiro do Naturismo argentino. Fonte: Nudelot.

ROSE ESPÍNDOLA-Primeira mulher a praticar o Naturismo na Praia do Pinho (SC). Incansável batalhadora para a conquista daquele espaço como área destinada à prática naturista.(ML)

ROUSSEAU, Jean-Jacques-Filósofo francês do século XVIII, deu as bases para a teoria do “bom selvagem”, de grande valia ao posterior movimento do nudismo/naturismo. “O homem de bem é um atleta que se compraz em combater nu: despreza todos estes vis ornamentos que geram o uso destas forças, na sua maior parte inventados para esconder uma deformidade”.

Clique sobre a letra para acessar a página correspondente:

 

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z




Olho nu - Copyright© 2007
Todos os direitos reservados.