Jornal

 

 

 

Clique sobre a letra para acessar a página correspondente:

 

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

   M

MAGAZINE NATURISME- Principal revista de Naturismo da Holanda. (PBN)

MALKOVSKI- Dançarino.Apresentou-se em 1926 totalmente nu no Teatro Champs Elysées, sendo perseguido pelos “conservadores”.

MANCHETE- Revista brasileira que abriu as portas ao Naturismo ao divulgar a Praia do Pinho, com ampla repercussão, no começo dos anos 80.

MARCEL DUCHAMP- Artista plástico, marco referencial da Arte do século XX. Usou a idéia do corpo nu em obras inovadoras e de vanguarda. Participou de uma clássica foto onde joga xadrez com uma adversária inteiramente nua (a enxadrista nua).

MARIA LUZIA- Ex-presidente da FBrN. Atuação naturista em Vitória-ES. Primeira mulher naturista brasileira a presidir a FBrN.(ML)

MARIA MAYA- Atriz da minissérie global “A Muralha”. Viveu em completa nudez a personagem indígena Moatira.

MARIAN LILI- Segundo William Welby foi a primeira mulher na Inglaterra a praticar o nudismo em companhia de homens. Secretária da “The National Sun and Air Association”. Ver William Welby.

MASON e FRANCES MERRIL - Casal de escritores norte-americanos. Escreveram a quatro mãos o importante livro de divulgação da filosofia Naturista “Among the Nudists”, de 1931.

MASSAGEM- Atividade milenar, com várias técnicas desenvolvidas no Ocidente e no Oriente. O corpo nu é utilizado de maneira preferencial. Nudez e relaxamento. Nudez e Saúde.

MASSARANDUPIÓ-Praia naturista da Bahia. Seu nome é um legado da tribo de índios que por ali vivia antes da colonização. Possui sítio eletrônico. Afiliada da FBrN.

MATA-HARI-Espiã holandesa, após 1904 apresenta-se nua como dançarina em Paris, no Olympia e em salões privados.

MATTHEW FOX- Ator do famoso seriado “Lost”, de grande sucesso. Nos intervalos das gravações da série famosa, na qual interpreta o personagem Jack, Matthew exercita seu nudismo nas águas havaianas.

MECO, Praia do- Praia de Naturismo localizada em Portugal.

MEIO AMBIENTE- O Naturismo é seu parceiro constante. Até na data comemorativa, 5 de Junho (dia mundial do meio ambiente e do Naturismo).

MEIO AMBIENTE E NATURISMO- Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de João Carlos Lima de Souza, apresentado na Universidade da Amazônia, Belém, Pará, 2001. Subtítulo: para reeducar-se em relação a si, ao próximo e à natureza.

MENINAS DE AVIGNON- Obra do pintor Pablo Picasso de 1907, que o crítico de arte Kenneth Clark classifica como ponto de partida do Nu moderno nas artes plásticas e que deu as bases estéticas para o movimento artístico pictórico do Cubismo.

MICAL- Uma das esposas do Rei Davi, que o viu dançando nu em homenagem a Deus e o repreendeu, dizendo que era uma vergonha o que fizera. Por causa disso Deus amaldiçoou Mical e ela morreu sem ter filhos.(EP)

MICH MINDINS – Cineasta que filmou em 1935 “This Nude World”, Este Mundo Nu, roteirizado a partir da obra “On Going Naked”, de Jan Gay.

MILA- Marca de margarina que veiculou propaganda de TV (anos 80) onde várias crianças apareciam brincando na inocência da nudez infantil. Belo libelo naturista em rede aberta de televisão.

MIGUELANGELO- Artista inovador do Renascimento. Suas pinturas “murais” de afrescos na Capela Sistina estão repletas de nus. Ver PAULO III.

MIRANTE DO PARAÍSO-Empreendimento naturista localizado no município de Igaratá, Estado de São Paulo. Afiliado a FBrN, possui sítio eletrônico.

MODELO VIVO-Atividade essencial para as artes plásticas. A nudez é uma de suas premissas. Livro de referência: Modelo Vivo, de Terezinha Malaquias, fotos de Adi Leite. Editora Via Lettera.

MODIGLIANI-Artista plástico. A partir de 1916 pintou uma série de nus que suscitou escândalos na conservadora sociedade da época.

MOZART-Assassino confesso de Luz Del Fuego.

MURPHY-Romance do escritor irlandês Samuel Beckett (1906-1989), laureado com o Prêmio Nobel de Literatura no ano de 1969. O personagem principal do livro encontra-se do início ao fim da obra nu, preso em uma cadeira. Não existe até o momento (2006) tradução para o Brasil desta importante obra.

Clique sobre a letra para acessar a página correspondente:

 

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z




Olho nu - Copyright© 2007
Todos os direitos reservados.