Jornal

 

 

 

Clique sobre a letra para acessar a página correspondente:

 

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

   P

PARTIA KOBIET- Partido das mulheres, fundado em fevereiro de 2007 pela escritora polonesa Manuela Gretkowska. Inovou em sua campanha nas recentes eleições parlamentares na Polônia (outubro de 2007) ao divulgar o cartaz do partido com sete mulheres nuas. Seu slogan eleitoral era “A Polônia é uma mulher”. Segundo Catajina Cruell, membro do partido: “queremos contrariar a idéia de que a política é suja e por isso usamos a nudez, que simboliza a limpeza”.

PATTI SMITH- Poetiza e cantora norte-americana, expoente do rock dos anos de 1970. Realizou ensaio de nu artístico com o lendário fotógrafo Robert Mapplethorpe, que inclusive compõe a capa de seu livro de poemas “Witt”, onde aparece nua em uma escada.

PAULA ANDREAZZA- Fundadora da Naturis e editora da revista de mesmo nome, de tiragem bimestral e que ajudou na divulgação da Filosofia Naturista no Brasil.(ML)

PAULO III- (Alexandre Farnese) Papa que em 1536 apoiou o artista Miguelangelo na elaboração de seus nus “totais” que emolduram a famosa Capela Sistina na Igreja de São Pedro, na cidade do Vaticano.

PAULO PEREIRA- Fundador da ANB (Associação Naturista Brasileira) em 1969. Autor do importante livro “Corpos Nus: o testemunho naturista. O nudismo sem máscaras: história, filosofia, contrapontos e reflexões”. 2 ed.RJ,Editora Leymarie, 2000. Ver CORPOS NUS.

PAUL ZIMMERMMAN - Empreendedor alemão. Fundou em 1903 o “Freilichtpark”, Parque da Luz da Liberdade, considerado o primeiro campo oficial de nudismo do mundo.

PEDRAS ALTAS- Naturismo Internacional, na Internet. Praia de Naturismo Afiliada a FBrN.

PEDRO - Apóstolo de Jesus Cristo. Pescador. Pescava nu na Antigüidade. Ver em João 21:7.

PEDRO RIBEIRO- (Pedro Ricardo de Assis Ribeiro) Incansável lutador pela legalização do Naturismo na Praia do Abricó-RJ. Presidente da ANA (2006) e redator do projeto de lei enviado ao Deputado Fernando Gabeira e apresentado no Congresso Nacional em 1996. Também proprietário/editor do Jornal eletrônico OLHO NU que publica mensalmente, desde 2000, edições repletas de artigos sobre o Naturismo brasileiro e internacional.(AH)

PELADINHO- Personagem naturista de história em quadrinhos, ele possui o “raio antitêxtil”, com poderes de deixar qualquer pessoa nua. Criação de Jorge e Viviane Bandeira. No sítio eletrônico do Graúna-AM suas peripécias constam na sessão quadrinhos.

PELADOS- Site naturista brasileiro. Editor: Marcelo Pacheco.

PELE, A- Filme de Steven Shainberg, com Nicole Kidman e Robert Downey Jr. Que retrata, entre a realidade e a fantasia, a vida da fotógrafa Diane Arbus, famosa por retratar fotos de naturistas e de nudez artística. No início e no final do filme aparecem cenas de um campo de nudismo/naturismo (Venus Camp) freqüentado pela famosa artista.

PERO VAZ DE CAMINHA - Navegador e Escrivão de esquadra, foi a primeira pessoa a relatar sobre a nudez de nossos índios, ainda na “Terra de Santa Cruz”.

PETA- Entidade de defesa dos animais que em seus protestos mundo afora utiliza o nudismo como forma de reivindicação, especialmente em passarelas da moda, em desfiles de grandes grifes e estilistas.

PETER DIETRICH-Videasta. Produtor. Dirigiu o vídeo “Amazonat: a childhood dream come true?”, de 35 minutos, pioneiro trabalho sobre o Naturismo no Amazonas, lançado em 1999.

PETER GREENAWAY-Cineasta de vanguarda. Utilização do corpo humano nos filmes com caráter inovador. Valorização da nudez. Filmes de referencia: “O Bebê Santo de Macôn” e “O Livro de Cabeceira”.

PINHO- Praia histórica do Naturismo no Brasil. Lá tudo “recomeçou”, quase duas décadas depois da morte de Luz Del Fuego. Localiza-se no município de Camboriú, em Santa Catarina. Articulador deste recomeço: Celso Rossi. Ver AAPP.

PINTURA CORPORAL-Arte da pintura em corpos, geralmente nus. Presente em várias culturas.

PJ HARVEY- Cantora de rock. Adepta do nudismo.

PLACEBO-Banda de rock inglesa, liderada por Brian Molko, em alguns de seus álbuns e DVd’s aparecem ensaios de nudez.

PLANAT-Representante oficial do Naturismo brasiliense. Clube Naturista Planalto Central. Afiliada a FBrN com sítio eletrônico. Fundação: 21/05/1995.

PLANO BRASÍLIA-Revista de Brasília e Goiânia que publicou em 2004 matéria de capa sobre Naturismo (Em harmonia com a natureza).

PLAYA LUNA- Praia de nudismo/naturismo chilena. (JON)

PLÍNIO SALGADO-Político. Integralista. Autor do posfácio “A Mulher Nua”, para o livro “A Verdade Nua” de Luz Del Fuego, publicado em 1950.

PNB-Sigla do Partido Naturalista Brasileiro, fundado e presidido por Luz Del Fuego no final dos anos 50. Perseguido por todas as facções políticas e religiosas do período.

PORANGA E PORUNGA-São dois irmãos curumins, protagonistas de todas as histórias contadas pela CAIPORA, personagem do programa infantil Castelo-Rá-Tim-Bum, produzido pela TV Cultura. Os referidos curumins sempre aparecem nus. Criação de Cao Hamburger.(EP)

PRAIA DA GALHETA 2002-Livro publicado pela AGAL que divulga o parque/praia, a história do nudismo/naturismo na praia, amparado por Lei Municipal desde 30/09/97, as posturas éticas sustentadas pelos associados e os benefícios desta saudável prática.(AA)

PRETA GIL- Cantora, Filha do músico e Ministro Gilberto Gil. Lançou seu primeiro CD aparecendo nua, em fotos artísticas.

PRISCILA ZANCHETA- Cantora naturista, atualmente(2007) residindo em Milão, apresentou-se recentemente na Colina do Sol, onde residia.

Clique sobre a letra para acessar a página correspondente:

 

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z




Olho nu - Copyright© 2007
Todos os direitos reservados.